Quais os nervos inervam a maxila?

Perguntado por: Afonso Reis  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

Os ramos do nervo maxilar que inervam a área maxilar ou segunda área facial incluem os nervos palatinos maior e menor, o nervo faríngeo recorrente, os nervos nasais posteriores superiores, o nervo nasopalatino e o nervo alveolar superior, e todos realizam sinapses no gânglio pterigopalatino.

O que o nervo maxilar inerva?

O nervo maxilar é um dos ramos do Nervo Trigêmeo. Suas ramificações são responsáveis por inervar a pele da face, da bochecha e do lábio superior, parte da mucosa nasal, a mucosa do palato, todos os dentes do arco superior e a região gengival da maxila.

Quais os nervos que inervam a polpa dentária dos dentes da maxila?

Arcada dentária superior: nervo maxilar - ramos: nervo alveolar superior anterior, médio e posterior. Arcada dentária inferior: nervo mandibular - ramos: nervo alveolar inferior, nervo mentoniano e nervo incisivo.

O que o nervo palatino inerva?

O nervo nasopalatino é responsável por inervar o palato duro, ou seja, a parte anterior do céu da boca, na região dos dentes incisivos e caninos.

Quais as estruturas anestesiadas pelo nervo maxilar?

É um nervo exclusivamente sensitivo e suas ramificações são responsáveis por inervar a pele da face, da pálpebra inferior, da bochecha e do lábio superior, parte da mucosa nasal, a mucosa do palato e véu palatino, todos os dentes do arco superior e a região gengival da maxila.

Nervo maxilar - Aula 3

18 questões relacionadas encontradas

Quais as áreas anestesiadas pela técnica de bloqueio do nervo palatino maior?

C. no bloqueio do nervo palatino maior, as áreas anestesiadas são a pálpebra inferior, a face lateral do nariz e o lábio superior.

Qual a divisão do nervo maxilar?

Os ramos do nervo maxilar podem ser divididos em quatro grupos segundo sua origem no crânio, na fossa pterigopalatina, no canal infra-orbital ou na face. O nervo meníngeo origina-se no crânio próximo ao forame redondo. Acompanha o ramo frontal da artéria meníngea média e inerva a dura-máter da fossa craniana média.

Quais são os nervos responsáveis pela inervação do palato duro?

Nervos Cranianos
  • Nervos palatinos menores que surgem no palato através do forâmen palatino menor e por ramos do nervo facial.
  • Ramos do nervo trigêmeo que se distribuem pelo palato a partir de sua entrada nos tecidos orais pelo forâmen mandibular.

Quais nervos fazem a inervação da mucosa do palato?

Inervação Sensorial:

Mucosa do palato duro (via nervo palatino superior) Mucosa do palato mole (via nervo palatino inferior e nervo faríngeo) Nariz e palato (via nervo nasopalatino)

Como ocorre a inervação dos dentes superiores?

Inervação da arcada dentária superior

Ele cursa lateralmente ao seio cavernoso, e deixa o crânio através do forame redondo, na fossa craniana média, em direção à fossa pterigopalatina. Ali ele se divide, originando quatro ramos relevantes para a inervação dos dentes: nervo infraorbital. nervo alveolar superior ...

Qual nervo inerva a polpa e periodonto dos dentes inferiores?

O nervo língual inerva a mucosa da lingua de todos os dentes inferiores, glândula submandibular e sublingual e mucosa do soalho bucal. Também é responsável pela inervação do periodonto do lado vestibular dos dentes pré-molares e anteriores.

Qual nervo inerva o dente 23?

D O nervo palatino maior deixa a fossa pterigopalatina pelo forame palatino maior e inerva os molares superiores. Para realizar tratamento endodôntico no dente 23, pode-se depositar o anestésico na região do forame mentoniano.

O que é nervo alveolar?

O nervo alveolar inferior é um ramo do nervo mandibular, que é o 3º ramo do nervo trigêmeo. O nervo alveolar inferior encontra-se inferior e anteriormente ao aspecto medial do ramo mandibular.

Quais são as regiões Inervadas pelo nervo maxilar e mandibular?

Os ramos do nervo maxilar que inervam a área maxilar ou segunda área facial incluem os nervos palatinos maior e menor, o nervo faríngeo recorrente, os nervos nasais posteriores superiores, o nervo nasopalatino e o nervo alveolar superior, e todos realizam sinapses no gânglio pterigopalatino.

Qual a função a nível maxilar do nervo trigêmeo?

O nervo maxilar (V2) é o segundo ramo do nervo trigêmeo, sendo responsável pela inervação da porção do terço médio da face, compreendendo as maxilas, abrangendo a área cutânea da fronte, porção ântero-posterior do couro cabeludo e lábio superior.

Quem inerva o músculo tensor do véu palatino?

Inervação. Como outras estruturas derivadas do primeiro arco faríngeo, o músculo tensor do véu palatino é inervado pela divisão mandibular do nervo trigêmeo (NC V), que emite o nervo para o pterigóideo medial.

São músculos do palato?

Os músculos são:
  • Tensor do palato do véu, que está envolvida na deglutição;
  • Palatoglosso, envolvidos na deglutição.
  • Palatofaríngeo, envolvido na respiração.
  • Levantador véu palatino, envolvidos na deglutição.
  • Músculo da úvula, que se move a úvula.

O que é o nervo glossofaríngeo?

O nervo glossofaríngeo, também conhecido como IX par craniano, é um nervo misto, contendo função tanto motora como sensitiva. Além disso, apresenta funções parassimpáticas, as quais veremos posteriormente.

Quais são as estruturas do palato duro?

O palato duro separa as cavidades oral e nasal, limitando a cavidade oral superiormente e formando o teto da boca e o assoalho da cavidade nasal, inferiormente. Essa estrutura óssea é constituída de três ossos do crânio, a maxila e o par de ossos palatinos.

Quais são as estruturas que formam o palato duro?

O palato é um limite que separa a cavidade oral da cavidade nasal e é dividido em duas partes. A primeira é o que chamamos de “palato duro” ou “palato ósseo”. Essa região é formada pelos processos palatinos das maxilas e dos ossos palatinos. Está localizado próximo aos dentes, na parte da frente da boca.

Qual é a função do palato duro?

De acordo o Cedars-Sinai, o palato consiste na placa óssea na parte superior da boca, chamada palato duro, e o tecido carnoso atrás dele, chamado palato mole. O palato serve de barreira entre a boca e a cavidade nasal. Também nos ajuda a falar e a engolir.

Quais são os nervos da mandíbula?

Ao nível do tubérculo da mandíbula, o nervo origina os seguintes ramos: o nervo temporal profundo, o nervo do músculo pterigóideo lateral e o nervo massetérico, o nervo do músculo tensor do véu palatino e o nervo do músculo pterigóideo medial.

Quais são as divisões do nervo trigêmeo?

Trajeto e divisões do nervo trigêmeo

O nome “trigêmeo” foi dado a esse nervo porque ele tem três divisões de seus ramos principais: divisão oftálmica (V1), divisão maxilar (V2) e divisão mandibular (V3).

Quais os três ramos do nervo trigêmeo e suas funções?

O nervo trigêmeo (trigémeo) é o quinto nervo craniano e possui três divisões bem definidas: o ramo oftálmico, o ramo maxilar e o ramo mandibular. Os ramos oftálmico e maxilar contém apenas fibras sensitivas, enquanto o ramo mandibular possui tanto fibras sensitivas quanto fibras motoras.

Qual o território de inervação do nervo palatino maior?

O forame palatino maior (FPM) conduz o nervo palatino maior, responsável pela inervação da região posterior do palato duro.

Artigo anterior
O ph da agua altera com a temperatura?
Artigo seguinte
Quanto gera uma placa solar de 450W?