Quais os medicamentos da receita B2?

Perguntado por: Bianca Cátia Pereira  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

A categoria de produtos B2 reúne os medicamentos anorexígenos com retenção de receita tipo B obrigatória.
  • AMINOREX.
  • FENDIMETRAZINA.
  • FENTERMINA.
  • MEFENOREX.
  • SIBUTRAMINA.

Quais medicamentos podem ser prescritos na receita B?

A Notificação de Receita (NR) é o documento que, acompanhado da receita, autoriza a dispensação de medicamentos das listas A1 e A2 (Entorpecentes), A3, B1 (Psicotrópicas), B2 (Psicotrópicas Anorexígenas), C2 (Retinóica para uso sistêmico) e C3 (Imunossupressoras).

Qual a diferença de Receituario B1 e B2?

Já os tipos de receita médica que não podem ser dispensadas em outras Unidades Federativas são: Notificações de receita B: B1 (psicotrópicas); Notificações de receita B2: B2 (picotrópicas anoreígenas); E notificações de receita especial: C2 (retinóides de uso sistêmico) e C3 (Talidomida).

Como o médico pode conseguir receita B2?

O prescritor deve se dirigir ao órgão de vigilância sanitária local para efetuar o seu cadastro e preencher a Requisição da Notificação de Receita, que permite a retirada de talonários de NRA ou da numeração para confeccionar os talonários de NRB ou NRB2.

Qual a diferença entre receita azul BE B2?

O que é a receita azul? A conhecida como receita azul é, na realidade, a notificação de receita azul. Ela é utilizada na prescrição dos medicamentos classificados como B (B1 e B2), ou seja, que contenham substâncias psicotrópicas.

Notificação de receita: Regras para dispensação | Portaria 344/98 | Parte 2

17 questões relacionadas encontradas

O que é receita B?

As receitas do tipo B (receita azul) são as receitas de controle especial para a prescrição de medicamentos das lista B1 e B2 da portaria 344/98, os mais comumente usados são os benzodiazepínicos e os anorexígenos.

O que significa receita azul?

Receituário médico azul

Este tipo de receituário é utilizado na receita médica de psicotrópicos e psicotrópicas anorexígenas. Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.

Como fazer receita azul B2?

Notificação de Receita Azul B2

As notificações de receita B2 deverão vir acompanhadas de Termo de Responsabilidade do Prescritor em 2 vias (assinada pelo paciente); 1º via fica com o paciente; 2º via fica arquivada na farmácia ou drogaria juntamente com a notificação B2.

Como conseguir receituário de controle especial?

As duas vias devem trazer a identificação do médico, com seu nome completo, inscrição no Conselho Regional de Medicina, endereço e telefone do consultório ou instituição. Além disso, se acaso for necessário, pode conter também o CNPJ. O paciente também deve ser devidamente identificado, com nome completo e endereço.

Como obter receituário azul?

Pré-requisitos: QUEM SOLICITA: o profissional prescritor das receitas. Ou preencher campo Nome do autorizado com o nome e documento de identificação de quem irá ao Plantão da Vigilância Sanitária retirar o número do talonário (não necessita autenticação de Cartório).

Quem pode prescrever receita azul?

344/98 define que o cirurgião-dentista pode prescrever substâncias e medicamentos sujeitos ao controle especial somente para uso odontológico (artigos 38 e 55, § 1º). Ou seja, a portaria permite aos dentistas a prescrição tanto na Notificação de Receita A (amarela) e B (azul), como na Receita de Controle Especial.

O que é receita C1 branca?

A receita C1 branca é um receituário de controle especial. Afinal, ela é usada para prescrever e dispensar medicamentos que são classificados pela Anvisa como “outras substâncias sujeitas a controle especial em 02 vias”.

O que a farmácia faz com as receitas retidas?

A Anvisa determina que as receitas de antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, a contar da sua data de emissão. Leve as duas vias da receita à farmácia. Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

Quais medicamentos precisam de receita azul?

Receitas de cor azul são oficialmente chamadas de “notificação de receituário” e são obrigatórias para medicamentos que podem causar dependência, como psicotrópicos. Tranquilizantes e antidepressivos, por exemplo, estão enquadrados nesta classificação.

Quantos medicamentos podem ser prescritos em uma receita?

Art. 57 A prescrição poderá conter em cada receita, no máximo 3 (três) substâncias constantes da lista *C1* (outras substâncias sujeitas a controle especial) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, ou medicamentos que as contenham.

Quais são os medicamentos da lista B1?

Listagem de substâncias e medicamentos tipo B1
  • ALOBARBITAL.
  • ALPRAZOLAM.
  • AMINEPTINA.
  • AMOBARBITAL.
  • APROBARBITAL.
  • BARBEXACLONA.
  • BARBITAL.
  • BROMAZEPAM.

Como solicitar Talonario amarelo?

Para obter o talonário amarelo é necessário efetuar cadastro junto a Vigilância Sanitária de São Paulo, para o cadastramento é necessário providenciar a seguinte documentação: Original ou cópia autenticada da Carteira do Conselho Regional do Responsável pelo talonário; Cópia simples do comprovante de residência deste ...

Como emitir receita pelo mapa?

1. Ir ao endereço eletrônico do MAPA: www.agricultura.gov.br 2. Clicar em “Serviços e Sistemas”; 3. Clicar em Sistemas e então selecionar SIPEAGRO – Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários; 4.

Quais são os medicamentos de controle especial?

Medicamentos de Controle Especial

Medicamentos/substâncias sujeitos a controle especial, também chamados medicamentos/substâncias controlados, são aqueles que têm ação no sistema nervoso central podendo causar dependência física ou química.

Como fazer a receita de Tramal?

O Tramadol em quantidades que não excedam 100 mg por unidade posológica ficam sujeitas não à prescrição em Notificação de Receita A, mas sim, à prescrição em Receita de Controle Especial, em duas vias.

Como preencher guia azul?

Como preencher Receita Azul (receita B)? Passo a passo
  1. Preencha a UF e Numeração. ...
  2. Coloque a data de emissão da receita. ...
  3. Identifique o(a) paciente. ...
  4. Identifique o(a) emitente e assine a receita. ...
  5. Preencha o campo “endereço” ...
  6. Preencha a especialidade farmacêutica (prescrição) ...
  7. Identifique o comprador. ...
  8. Identifique o fornecedor.

Como fazer receita de zolpidem?

O Stilnox, cujo princípio ativo é o zolpidem, é uma medicação, que segundo Resolução RDC nº 232, de 11/12/2001 da ANVISA poderá ser vendida mediante apresentação de receita de controle especial em duas vias, ou mediante receita azul B. Só um médico poderá avaliar se existe indicação para o seu uso.

O que é um efeito rebote?

Marcelo Perillo explica: Efeito Rebote

Rebote significa retorno de algo rebatido, no caso da área farmacêutica, este termo é utilizado quando há retorno dos sintomas mesmo após o fim do tratamento.

Como saber ler uma receita médica?

As informações obedecem à seguinte ordem:
  1. Cabeçalho: nome, endereço, telefone, instituição e número de cadastro do profissional (geralmente impresso no receituário)
  2. Superinscrição: nome e endereço do paciente que receberá o medicamento, seguido pela forma “uso interno” ou “uso externo”

Quanto tempo vale a receita azul?

O medicamento deve ser prescrito em receituário comum, acompanhado da “Notificação de Receita B2” de cor azul. A “Notificação de Receita B2” tem validade por 30 (trinta) dias, a partir da data de sua emissão e só é válida no estado onde foi emitida.

Artigo anterior
Quanto rende a poupança por mês 2021?
Artigo seguinte
Qual é melhor passada ou afundo?