Quais os medicamentos da quimioterapia branca?

Perguntado por: Micael Davi Neto Freitas Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

As drogas mais utilizadas na quimioterapia branca são:
  • taxol;
  • ciclofosfamida;
  • docetaxel;
  • gencitabina;
  • vinorelbina.

Qual o medicamento usado na quimioterapia branca?

Quimioterapia branca: utiliza uma ampla gama de outros medicamentos como ciclofosfamida, taxanos (Docetaxel e Paclitaxel), gencitabina e vinorelbina.

Qual a cor da quimioterapia mais forte?

Quimioterapia vermelha

Este tipo é entendido pelos pacientes como a quimioterapia mais forte, com efeitos colaterais mais intensos. Sua coloração avermelhada se dá por conta dos seus medicamentos, de cor rubi, quando diluídos. São eles a Doxorrubina e Epirrubucina, que podem ser usados isoladamente ou em conjunto.

O que a quimioterapia branca faz?

CONCLUSÃO: QUIMIOTERAPIAS BRANCAS são medicações muito frequentemente empregadas no câncer de mama por potente ação antitumoral, capazes de reduzir um tumor na mama antes da cirurgia, reduzir o risco de recorrência do câncer de mama após sua remoção, ou tratar metástases.

Quais são os medicamentos usados na quimioterapia?

Os medicamentos frequentemente usados para a quimioterapia adjuvante e neoadjuvante incluem:
  • Antraciclinas, como doxorrubicina e epirrubicina.
  • Taxanos, como paclitaxel e docetaxel.
  • 5-fluorouracil ou capecitabina.
  • Ciclofosfamida.
  • Carboplatina.

QUIMIOTERAPIA BRANCA | Taxol e Docetaxel - efeitos colaterais

35 questões relacionadas encontradas

O que são medicamentos quimioterápicos?

Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

O que são medicamentos de suporte para quimioterapia?

Alguns medicamentos são recomendados para prevenir, combater ou aliviar sintomas desconfortáveis (náuseas, vômitos, diarreia, constipação) provocados pela quimioterapia. São os chamados medicamentos de suporte. Podem ser usados tanto na clínica quanto em domicílio, antes ou após a sessão de quimioterapia.

Quanto tempo dura o efeito da quimioterapia branca?

Geralmente, os medicamentos chamados de citotóxicos, que são os que atacam células que se proliferam rapidamente (bastante utilizados no tratamento do câncer), possuem um tempo de duração dos efeitos entre horas e poucos dias. Já no caso dos anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses.

Quais os efeitos da quimioterapia branca?

Quais os efeitos colaterais mais comuns?
  • redução da defesa do organismo contra infecções;
  • doenças do sistema nervoso (neuropatias);
  • redução dos glóbulos brancos;
  • dores nas articulações;
  • ressecamento da pele;
  • queda de cabelo;
  • diarreia;
  • vômito;

Quanto tempo dura uma sessão de quimioterapia branca?

Uma sessão de quimioterapia pode durar de 2 a 5 horas, sendo que o paciente deve ficar relaxado durante esse período.

Qual a diferença entre a quimioterapia branca e vermelha?

Quanto aos efeitos colaterais, uma das principais diferenças entre a quimioterapia vermelha e a branca é que na vermelha ocorre a fadiga, que é mais forte e mais comum do que na branca. Além disso, na vermelha, nota-se uma coloração avermelhada na urina, quando o medicamento sai do corpo.

Qual a quimioterapia que não cair o cabelo?

Várias são as abordagens que tratam o câncer sem atacar as células do couro cabeludo, como é o exemplo da hormonoterapia para o câncer de mama e de próstata, imunoterapia para vários casos de tumores avançados, e medicamentos complementares, como os inibidores de osteólise para controle de metástases ósseas.

Como é a quimioterapia vermelha?

Conhecida por seus pacientes pela sua coloração avermelhada, a quimioterapia vermelha utiliza medicamentos que atingem naturalmente essa cor após sua diluição. Além dela, a quimioterapia branca, como é chamada a que contém medicamentos transparentes, também é utilizada no tratamento para câncer.

Para que serve o Taxol?

TAXOL é indicado para o tratamento do câncer de não-pequenas células do pulmão em pacientes que não são candidatos a cirurgia e/ou radioterapia com potencial de cura, como tratamento de primeira linha em combinação com um composto de platina ou como agente único.

Qual o valor do Taxol?

O Taxol, original da Bristol-Myers Squibb, custa acima de R$ 5 mil.

Quanto tempo dura o efeito da quimioterapia no corpo?

Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais(herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.

Quanto tempo dura o Mal-estar após quimioterapia?

Isso ocorre geralmente cerca de duas a três semanas após o início da quimioterapia e é completamente reversível após o término do tratamento.

Quem faz quimioterapia branca cai o cabelo?

A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.

Como saber se a quimioterapia está funcionando?

Concluindo, quando fazemos um tratamento para uma doença que está ativa, necessitamos realizar esses exames de imagem e de sangue periodicamente para sabermos se o tumor respondeu à quimioterapia. Portanto é possível, sim, saber se o tumor está sendo combatido ou não.

Como a quimioterapia pode matar?

A quimioterapia utiliza medicamentos que matam as células tumorais com sua toxicidade. Em princípio, o tratamento mata todas as células que se dividem rápido e, como os tumores podem se dividir rapidamente, os quimioterápicos acabam matando as células tumorais.

O que acontece com o corpo depois da quimioterapia?

A anemia também pode surgir como consequência do tratamento, o que leva à sensação de fraqueza, falta de ar e cansaço. Esse se outros sintomas são bastante comuns de aparecerem após o fim do tratamento. Também são frequentes os relatos de que os exames de sangue, colesterol, e outros apareçam ainda com alterações.

Tem pessoas que morrem no tratamento da quimio?

Ele cita um estudo britânico de 2006: “Com quimioterapia ou radioterapia, 58% dos pacientes estavam vivos após um ano. Sem eles, não havia sobreviventes depois de um ano. O risco de morte ao longo do primeiro ano foi 66% maior entre os pacientes que não faziam o tratamento recomendado”, disse.

Qual é a principal indicação do tratamento radioterápico?

A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após uma cirurgia. Além disso, pode ser utilizada para controlar sintomas, como sangramento e dores, causados pela presença de doença.

Qual a diferença de quimioterapia e radioterapia?

A quimioterapia é um tratamento que utiliza um determinado medicamento, aplicado por via venosa ou oral, e que vai agir no corpo inteiro. A radioterapia é um tratamento localizado em uma determinada região do corpo.

Qual a diferença entre antibióticos e quimioterápicos?

Os agentes antimicrobianos no tratamento de doenças infecciosas podem ser divididos em aqueles obtidos de microrganismos, chamados de antibióticos e os obtidos não naturalmente, apresentando compostos químicos sintéticos e semi-sintéticos chamados de quimioterápicos.

Artigo anterior
Onde encontrar terra vermelha?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva um processo de primeira instância?