O que é ruído SST?

Perguntado por: Cláudia Alves  |  Última atualização: 19. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

Já o ruído ocupacional, também conhecido como ruído laboral, é aquele que ocorre no ambiente de trabalho e pode prejudicar os colaboradores. É abordado nos estudos de saúde e segurança do trabalho (SST).

O que é ruído em segurança do trabalho?

O Ruído Ocupacional é todo aquele barulho, som ou poluição sonora que não é desejada e acaba interferindo na produtividade do trabalhador. Como muitas vezes este som não pode ser evitado – como o barulho de uma britadeira por exemplo – deverão ser empregadas medidas a fim de atenuá-lo.

Qual é o conceito de ruído?

Define-se ruído, como sendo um som sem interesse ou desagradável para o auditor. O ruído (som) pode ser mais ou menos intenso, composto por uma só tonalidade ou composto por várias e a sua propagação varia consoante o meio em que o receptor se encontra.

Quais são os 3 tipos de ruídos?

Quais os tipos de ruídos sonoros?
  • contínuo: barulho que se mantém relativamente estável por um longo período de tempo;
  • intermitente: ruído que varia a intensidade e tempo de duração ao longo do dia;
  • de impacto: ruído com alta intensidade (elevados decibéis) mas curta duração, proveniente do impacto de materiais.

O que a NR fala sobre ruído?

Segundo a NR-15, o ruído pode ser classificado em: Contínuo (estável, com variações máximas de 3 a 5 dB(A). Intermitente (oscilações de maior ou menor intensidade) Ruído de impacto (apresenta picos de ruído com duração menor de 1 segundo).

Videoaula 5 - SST Agentes Riscos físicos - Ruído, vibração e radiações - Princípios das ondas

42 questões relacionadas encontradas

O que a NR-15 fala sobre ruídos?

Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador.

Qual o nível de ruído permitido?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu a quantidade de ruído (som) máximo permitido em áreas residenciais. Anote: em resumo, o barulho não deve ultrapassar 55 decibéis (dB) no período da manhã e 50 dB durante a noite.

Qual o limite de ruído em dB para 8 horas?

👉🏻 Atualmente, o limite de ruído para 8 horas é de 85 decibéis. Mas, dependendo da época em que o cliente trabalhou exposto ao agente insalubre, o limite pode ser de 80 ou 90 decibéis.

Que tipo de risco e o ruído?

A exposição ao ruído pode ocasionar efeitos à saúde como estresse, irritabilidade, hipertensão arterial e pode estar associado a outras situações de risco.

São exemplos de ruídos?

Alguns exemplos são trovões, terremotos, vulcões, tráfego aéreo e rodoviário.

O que é ruído na empresa?

Os ruídos na comunicação empresarial são interferências e barreiras que atrapalham o diálogo entre colegas de equipe e de diferentes setores.

Qual é a norma de higiene ocupacional que trata sobre ruído?

ABNT NBR 10152: trata sobre a Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas, estabelecendo os níveis de tolerância dos ruídos nos ambientes; ABNT NBR 10151:2019: define normas de medição e avaliação de níveis de.

Como fazer o controle do ruído ocupacional?

Este controle pode ser feito através da absorção do som (por exemplo, com o uso de lã de rocha) ou do isolamento acústico. O controle na fonte ou na trajetória devem ser sempre priorizados, porém, quando estas medidas não forem possíveis ou forem insuficientes, outro método é o controle no indivíduo.

Como prevenir o ruído?

Como fazer prevenção contra danos causados pelo ruído?
  1. Realização de um PCA. ...
  2. Monitoramento da exposição de ruído. ...
  3. Implementação de controles de engenharia de segurança. ...
  4. Fornecimento de EPI's adequados. ...
  5. Realização de avaliação audiométrica regularmente. ...
  6. Treinamento, motivação e educação dos funcionários.

Quais são as medidas de controle para ruído?

As medidas de controle de ruído devem ser adotadas em três níveis: controle na fonte, controle na trajetória e, quando os dois controles anteriores não apresentam reduções apreciáveis, controle no receptor (pessoa).

Quanto é a insalubridade por ruído?

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE - RUÍDOS - PERCENTUAL EM 20% - Apurado que o empregado se expunha a níveis de ruídos superiores aos definidos na lei como limite de tolerância para o ouvido humano, é devido adicional de insalubridade, por ruído, em grau médio.

Quais são os 5 tipos de riscos exemplos?

Esses riscos ocupacionais são classificados pela NR-9 em cinco tipos: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente.

Qual é o sinônimo de ruído?

1 som, barulho, estrondo, estrépito, estampido, estrupido, fragor, bramido, frêmito, troada, atroada, soído, sonido, soada, zoada, arruído. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Som continuado: 2 bulício, burburinho, murmúrio, murmurinho, sussurro.

Quais são as ações que minimizam os impactos gerados pelo ruído?

Algumas ações que podem ser adotadas para reduzir a exposição a ruídos no trabalho incluem fornecer equipamentos de proteção auditiva para os trabalhadores, ajustar as máquinas e equipamentos de maneira que possam funcionar produzindo menor ruído, e aumentar a conscientização sobre os perigos do ruído no ambiente de ...

Qual ruído colocar no PPP?

"Assim, somente a partir do Decreto 4.882/2003 é que se tornou exigível, no LTCAT e no PPP, a referência ao critério NEN (também chamado de média ponderada) em nível superior à pressão sonora de 85dB, de modo a permitir que a atividade seja computada como especial nos termos do artigo 57 da Lei 8.213/1991", explicou o ...

Como colocar o ruído no PPP?

No PPP, a parte mais importante é o quadro de exposição a fatores de riscos, onde aparecem as seguintes informações:
  1. período de exposição;
  2. tipo (agente físico, químico ou biológico);
  3. fator de risco (no caso, o ruído);
  4. intensidade (nível do ruído);
  5. técnica utilizada;
  6. se o EPI é eficaz.

Como fazer o cálculo de ruído?

Sendo assim, é preciso dividir o tempo de exposição do funcionário a esse som pelo tempo máximo permitido para a exposição desse nível de ruído (que é de 8 horas). 2/8 = 0,25. Caso o ruído seja contínuo e sofra variações, basta somar os resultados das divisões referentes a cada nível de decibéis medidos.

Quantos dB é permitido por lei no trabalho?

O limite de tolerância para ruído contínuo ou intermitente não deve exceder 85 dB(A), por máxima exposição diária permissível de 8 horas. Conforme o ruído aumenta, o limite diário diminui – em nível de ruído 115 dB(A), o tempo máximo de exposição diária é de 7 minutos.

Quem mede os decibéis?

3) O que é o decibelímetro? Decibelímetro é o nome comum dado ao medidor de nível de pressão sonora, ou seja, o equipamento responsável por aferir o nível de ruído.

Artigo anterior
Onde caminhar Barreiro?
Artigo seguinte
É possível usar o Kinect do Xbox 360 no Xbox One?