Quais os impedimentos legais que proíbem a formalização da união estável?

Perguntado por: Leonardo Miguel de Amorim  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

3. IMPEDIMENTOS LEGAIS APLICÁVEIS À UNIÃO ESTÁVEL. Assim como no casamento civil, o legislador previu regras no tocante a restringir a união estável entre pessoas com grau de parentesco por laços de sangue ou por afinidade (cunhado(a), adotado(a), etc).

O que descaracteriza a união estável?

Não havendo mais a convivência mútua e contínua, resta descaracterizada a união estável e, com isso também, sua condição de companheira.

Estão impedidos de constituir união estável?

1.723, § 1º, do Código Civil, “a união estável não se constituirá se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521”. Daí, conclui-se ser impossível a união estável entre pessoas que possuem impedimento matrimonial. Os impedimentos por sua vez, são os mesmos aplicados para o casamento civil, previstos no art.

O que diz o artigo 1.723 do Código Civil?

Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Quais os impedimentos para a união estável?

1.550. De outro lado, a união estável pode acarretar impedimentos para o casamento de parentes oriundos daquela relação, vez que una e indistinta a natureza da filiação e dos laços de parentesco formados na linha reta ou na colateral até o terceiro grau, independente de sua origem (CF 88, art.

União estável em 3 minutos

36 questões relacionadas encontradas

Quais os impedimentos para o casamento civil?

São impedimentos dirimentes relativos; a) o parentesco na linha recta; b) o parentesco no segundo grau da linha colateral; c) a afinidade na linha recta; d) a condenação anterior de um nubente, como autor ou cúmplice, por homicídio doloso, ainda que não consumado, contra o cônjuge do outro.

O que precisa para provar união estável?

Lista de documentos que comprovam a união estável
  1. Declaração de Imposto de Renda do segurado, em que consta o interessado como seu dependente;
  2. Disposições testamentárias;
  3. Carteira de Trabalho;
  4. Ficha ou Livro de Registro de Empregados;
  5. Certidão de nascimento, se o casal tiver filhos;
  6. Certidão de Casamento Religioso;

O que mudou na união estável 2019?

O Projeto de Lei 309/21 altera o Código Civil para estabelecer que a existência de casamento ou de união estável de um dos conviventes impede a caracterização e o reconhecimento de novo vínculo de união estável no mesmo período, salvo se a parte casada já estiver separada de fato ou judicialmente.

Qual artigo fala da dissolução da união estável?

A dissolução da união estável é a forma legal para encerrar o vínculo entre os companheiros. ... O artigo 7º da Lei nº 9.278/96 previa a hipótese de rescisão da união estável, por iniciativa de um ou de ambos os conviventes.

O que mudou na união estável 2020?

Com a formalização da união estável, o casal terá os mesmos direitos de quem se casa no civil, com o regime de comunhão parcial de bens (ou seja, fidelidade recíproca; vida em comum; mútua assistência; sustento, guarda e educação dos filhos; e respeito e consideração mútuos).

Quais são os parentes por afinidade e quais são impedidos de casar?

Os parentes por afinidade são aqueles que se tornam parentes devido a um casamento, ou seja, parentes naturais do cônjuge. ... Primos também podem se casar, já que a proibição do casamento entre parentes e os impedimentos matrimoniais vão até parentes de terceiro grau, e primos são considerados colaterais em quarto grau.

São impedimentos para o matrimônio não podendo casar?

Não podem casar: I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; II - os afins em linha reta; ... Os impedimentos podem ser opostos, até o momento da celebração do casamento, por qualquer pessoa capaz.

Qual o artigo do Código Civil que da base legal a união estável?

Art. 1o É reconhecida como união estável a convivência, por período superior a cinco anos, sob o mesmo teto, como se casados fossem, entre um homem e uma mulher, não impedidos de realizar matrimônio ou separados de direito ou de fato dos respectivos cônjuges. Parágrafo único.

Precisa morar junto para comprovar união estável?

É comum que muitos imaginem que a união estável existe apenas para aqueles casais que estão a muito tempo juntos, no entanto isso não é um fato, assim como também não é necessário o casal morar junto para se configurar essa relação.

Quando o namoro vira união estável?

Se o casal tem convívio público, duradouro e tem a finalidade de construir uma família, o relacionamento pode ser reconhecido como união estável. ... A lei não exige mais um prazo mínimo de relacionamento para a configuração da união estável. Veja o que diz a lei: Código Civil - Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

Quem já tem união estável pode fazer outra?

Não impede casamento, mas poderá trazer complicações patrimoniais, por isso, sugiro que faça o distrato extrajudicial ou judicial (se houver oposição), para que haja proteção do futuro patrimônio a ser constituído no casamento.

É necessário advogado para dissolução de união estável?

A dissolução extrajudicial é feita na sede do Cartório de Notas, onde é lavrada uma escritura pública de Dissolução de União Estável. ... Atenção: No caso de dissolução consensual, será necessário que os conviventes estejam acompanhados de advogado, o qual também assinará a escritura de dissolução.

Como fica a partilha de bens com o fim da união estável?

Os bens adquiridos pelo casal onerosamente na constância da união estável (convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família), devem ser partilhados na proporção de 50% para cada companheiro se dissolvida a união.

Quais os direitos na dissolução de união estável?

Quais os direitos na dissolução da união estável? Assim como no casamento, após desfeita a união estável, as partes devem realizar a divisão de bens existentes, processo chamado de meação. Aquilo que foi constituído durante a convivência torna-se patrimônio dos dois, portanto, deve ser partilhado.

O que mudou na união estável 2021?

A nova decisão do STF em relação à sucessão na união estável

Assim, considerado inconstitucional o artigo 1.790 do Código Civil, em que os companheiros possuíam condições desfavoráveis aos companheiros, houve equiparação a sucessão dos cônjuges, conforme vem disposto no artigo 1.829 do código.

Qual a validade de um contrato de união estável?

A União Estável não tem data pré determinada para seu fim, a validade depende da vontade das partes de querer formar vínculos familiares. Ela só termina quando não houver mais vontade das partes em constituir família.

Quem vive em união estável tem direito a pensão?

Viver em uma união estável dá direito a pensão por morte? ... Por isso, em caso de morte do cônjuge caso ele seja um segurado do INSS e preencha os requisitos você pode ter sim, o direito de receber o benefício de pensão por morte, porém, será necessário comprovar a relação.

Qual o valor de uma declaração de união estável?

Preço: O valor da escritura de união estável (hetero ou homoafetiva) é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado: R$ 520,73 (valor em 2022).

Como comprovar união estável para receber pensão por morte?

Segundo especialistas, para conseguir a pensão por morte, é necessário estar em uma união estável pelo menos dois anos antes da data do falecimento. A escritura pública é uma forma de comprovação, mas o segurado tem que apresentar dois ou mais comprovantes para convencer o INSS de que vivia junto com o parceiro.

Como comprovar união estável antes do casamento?

É possível o reconhecimento da união estável anterior ao casamento, quando caracterizados os requisitos da união estável como continuidade, publicidade e notoriedade do relacionamento.

Artigo anterior
Quem toma diurético faz muito xixi?
Artigo seguinte
Qual o significado desse emoji ??