Quais são os 7 eixos da CIPE?

Perguntado por: Renato Jorge Henriques Ramos  |  Última atualização: 10. Februar 2025
Pontuação: 5/5 (18 avaliações)

O plano de cuidado de enfermagem baseado na CIPE® (1.0) foi formulado para resolver os problemas relacionados ao quadro clínico do paciente em cuidados paliativos, de acordo com o modelo 7 Eixos da CIPE® (1.0), constituído pelos eixos: Foco, Julgamento, Cliente, Ação, Meios, Localização e Tempo.

Quais os 7 eixos para composição de diagnóstico intervenções e resultados de enfermagem da CIPE?

Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem foram construídos a partir dos termos constantes no Modelo de Sete Eixos da CIPE® versão 2.0 (Foco, Julgamento, Cliente, Ação, Meios, Localização e Tempo) e as diretrizes do Conselho Internacional de Enfermeiros.

Quais são os 7 eixos da Nanda?

Sua estrutura multiaxial é composta por 7 eixos que direcionam o processo diagnóstico, a saber: eixo 1 - conceito diagnóstico; eixo 2 - sujeito do diagnóstico; eixo 3 - julgamento; eixo 4 - localização; eixo 5 - idade; eixo 6 - tempo; eixo 7 - situação do diagnóstico.

O que é a CIPE e quais são seus objetivos?

A CIPE® é um instrumento tecnológico que, durante a execução do PE, auxilia o raciocínio e a tomada de decisão clínica, apoia a comunicação entre os profissionais de enfermagem e de outras áreas, e favorece a documentação da prática profissional (4).

Qual a estrutura da CIPE?

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – CIPE® é uma taxonomia clínica, ou seja, é uma estrutura sobre fenômenos sobre o(a) paciente (diagnósticos e resultados) e sobre o cuidado da(o) enfermeira(o) (intervenção) com foco na estratégia de saúde baseada em informação e conhecimento.

O que é a CIPE - Histórico

27 questões relacionadas encontradas

O que propõem o projeto inicial da CIPE?

O projeto inicial da CIPE® propôs o desenvolvimento de um vocabulário que atuasse como uma linguagem unificada, para descrever a prática da enfermagem contemplando uma estrutura de termos e definição de vocábulos(3).

O que é a escala de CIPE?

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) é uma terminologia combinatória para a prática de enfermagem, para facilitar o mapeamento cruzado de termos locais, classificações e vocabulários existentes.

Quais são as principais contribuições da CIPE frente a seus objetivos?

Para a política da enfermagem a CIPE:

facilitaria a definição do âmbito da enfermagem envolvido para objetivos regulatórios; facilitaria a definição dos papéis da enfermagem para objetivos socioeconômicos.

Como fazer diagnóstico de enfermagem com CIPE?

Assim, para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos da CIPE® são recomenda- dos a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento. Se necessário podem ser incluídos termos adicionais dos eixos foco e julgamento ou dos demais.

Quem criou a CIPE?

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) foi criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) para permitir uma linguagem científica e unificada, comum à Enfermagem mundial.

O que é Nanda e CIPE?

CIPE: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. CIPESC: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva. 2 Objetivo NANDA-I: Reforçar todos os aspectos da prática da enfermagem, desde a conquista do respeito profissional até a garantia de consistência da documentação (10).

O que é o NIC na enfermagem?

A NIC inclui todas as intervenções que os enfermeiros realizam para os pacientes, sejam elas independentes ou colaborativas, de cuidado direto e indireto dos pacientes. Na escolha da NOC o enfermeiro faz uma descrição do resultado atual e escolha do resultado desejado (estado final).

Quais são os 13 domínios do Nanda?

Resultados/discussões: a última edição NANDA-I 2018-2020 possui 13 domínios, estes referem-se a categorias da prática de enfermagem, sendo elas: Promoção da Saúde; Nutrição; Eliminação e Troca; Atividade/Repouso; Percepção/Cognição; Autopercepção; Papéis e Relacionamentos; Sexualidade; Enfrentamento/Tolerância ao ...

Quais são as cinco fases do processo de enfermagem?

Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.

Como fazer a SAE?

5 etapas da SAE
  1. 1- Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) Esse processo pode ser realizado com o auxílio de métodos e técnicas diferentes. ...
  2. 2 – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  3. 3- Planejamento de Enfermagem. ...
  4. 4- Implementação. ...
  5. 5- Avaliação de Enfermagem.

Quais são os tipos de intervenções de enfermagem?

As intervenções de enfermagem incluem cuidado direto e indireto; os tratamentos podem ser iniciados pela enfermeira, médico, ou outro agente provedor. A Intervenção de cuidado direto incluem ambas as ações de enfermagem fisiológicas e psicológicas.

Quais são os 4 tipos de diagnóstico de enfermagem?

Existem 4 principais tipos de diagnósticos de enfermagem especificados pela NANDA-I: diagnóstico com foco no problema, diagnóstico de risco, diagnóstico de promoção de saúde e síndrome.

O que é CIPE no hospital?

Objetiva-se descrever (1) a evolução da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE® ), desde que o Conselho Internacional de Enfermeira(o)s (CIE) assumiu, em 1989, a tarefa de desenvolver uma classificação dos elementos da prática profissional (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem), ...

Quais são os diagnósticos de enfermagem mais usados?

Os cinco diagnósticos mais freqüentes foram: potencial para infecção, potencial para temperatura corporal alterada, potencial para aspiração e constipação colônica do padrão trocar, e potencial para intolerância à atividade do padrão mover.

Qual o objetivo da Cipesc?

O Projeto CIPESC foi desenvolvido de 1996 a 2000, com o objetivo geral de contribuir para a transformação das práticas de enfermagem em saúde coletiva no Brasil, tendo como referência os pressupostos da reforma sanitária brasileira, os perfis de saúde-doença da população e a inscrição constitutiva da Enfermagem no ...

Quais os cuidados de enfermagem para candidíase?

O manejo adequado à mulher com candidíase é extremamente importante, o que inclui da orientação do enfermeiro que acompanha estas mulheres em relação à sintomatologia específica, orientando a respeito da prevenção da vaginose, do uso correto de medicação prescrita e dos possíveis efeitos adversos destes.

Qual eixo da CIPE Refere-se a opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem?

Qual eixo da CIPE® refere-se à opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem? Localização.

Como classificar paciente crítico?

§ 1º Paciente crítico/grave é aquele que se encontra em risco iminente de perder a vida ou função de órgão/sistema do corpo humano, bem como aquele em frágil condição clínica decorrente de trauma ou outras condições relacionadas a processos que requeiram cuidado imediato clínico, cirúrgico, gineco-obstétrico ou em ...

Como foi desenvolvido o projeto Cipesc?

O Projeto CIPESC foi desenvolvido de 1996 a 2000, com o objetivo geral de contri- buir para a transformação das práticas de en- fermagem em saúde coletiva no Brasil, tendo como referência os pressupostos da reforma sanitária brasileira, os perfis de saúde-doen- ça da população e a inscrição constitutiva da Enfermagem ...

Como citar Cipesc?

Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva – CIPESC. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, p. 181-186, 2008.

Artigo anterior
Qual era a função dos Eupatridas?
Artigo seguinte
O que é realmente aproveitar a vida?