Quais os fatores de risco relacionados à obstrução da sonda SNE?

Perguntado por: Íris Lorena Teixeira  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 5/5 (29 avaliações)

Entre as complicações mecânicas mais comuns, a obstrução pode ocorrer devido a lavagem incorreta da sonda após a infusão de fórmula nutricional e medicamentos, dobramento e nó na sonda, ou mesmo uso de dietas com densidade calórica de 2,0kcal/ml, com alta viscosidade ou ricas em fibras.

Como desobstruir uma sonda enteral?

Em caso de desobstrução da SNE não há consenso na literatura em relação a melhor opção de tratamento, encontra-se a possibilidade de utilização de água morna a 37ºC ou em temperatura ambiente, uso de bicarbonato e enzimas pancreáticas.

Como evitar obstrução da sonda nasoenteral?

Como evitar a saída da sonda nasoenteral? A sonda deve ser fixada à pele com uma fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo, para evitar que seja retirada acidentalmente ou que se desloque para fora do estômago ou intestino.

Qual o maior risco do paciente fazendo uso de sondas para alimentação?

Resumindo, as principais complicações encontradas na literatura e também baseadas na experiência clínica são: deslocamento da sonda internamente ou externamente e obstrução da via jejunal destinada à administração da nutrição enteral devido ao menor calibre da sonda.

Qual é a complicação da alimentação por sonda?

Alterações hidroeletrolíticas: a desidratação pode ser resultado de uma diarreia excessiva, de um excesso de proteínas ou de uma diurese osmótica. SÍNDROME DA NUTRIÇÃO POR SONDA: desidratação, hipernatremia, hipercloremia = ingestão excessiva de proteínas + introdução insuficiente de líquidos.

Cuidados de Enfermagem com Sonda Nasoenteral

17 questões relacionadas encontradas

Qual a principal complicação que o paciente poderá ter em uso de nutrição enteral?

Entre as complicações gastrointestinais, mais frequentes no uso da NE, estão diarreia, vômitos, náuseas e constipações, que podem estar relacionadas ao excesso de gordura na dieta, infusão rápida ou intolerância a componentes da fórmula.

O que fazer quando a sonda nasogástrica entope?

A forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!

Como manipular sonda nasoenteral?

Dobre a ponta da sonda e aperte, evitando a entrada de ar no tubo e, então, retire a tampa. Encaixe a seringa, desdobre o tubo e puxe o êmbolo, aspirando o conteúdo gástrico. Caso o volume aspirado corresponda a mais da metade da refeição anterior, é recomendado aguardar para alimentá-la mais tarde.

Porque sonda Nasogastrica entope?

Entre as complicações mecânicas mais comuns, a obstrução pode ocorrer devido a lavagem incorreta da sonda após a infusão de fórmula nutricional e medicamentos, dobramento e nó na sonda, ou mesmo uso de dietas com densidade calórica de 2,0kcal/ml, com alta viscosidade ou ricas em fibras.

Como limpar uma sonda para urinar?

O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias. Não deixe o saco coletor em contato com o chão. Se o paciente precisar se locomover, a bolsa deve ser envolvida em um saco plástico, para evitar a contaminação.

Como tirar ar da sonda?

Dobrar a ponta da sonda nasogástrica, apertando bem para que não entre ar no tubo, como mostra a imagem, e retirar a tampa, colocando-a sobre o pano. 3. Encaixar a ponta da seringa de 100 ml na abertura da sonda, desdobrar o tubo e puxar o êmbolo para aspirar o líquido que está dentro do estômago.

O que fazer quando a sonda sair?

Quando devo ligar para o meu médico? Se o tubo sair. Não é perigoso, mas a abertura pode fechar muito rapidamente, por isto um novo tubo precisa ser colocado antes que isso aconteça. Certifique-se de chamar o seu médico para instruções se o seu tubo de alimentação acidentalmente sair.

Quais as principais complicações de SNG é SNE?

O erro pode resultar em complicações como pneumonia, pneumotórax e até morte do paciente. É possível ainda que ocorra a tunelização da sonda pela mucosa esofágica e consequentemente a perfuração, além de estenose do esôfago, facilitando o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.

Qual a complicação gastrointestinal mais frequente durante a terapia nutricional enteral?

Dos pacientes analisados, 77,3% tiveram algum tipo de complicação gastrointestinal; a mais frequente foi vômito (36,3%), seguida de diarreia (31,8%) e constipação intestinal (31,8%). CONCLUSÃO: Foi observada elevada frequência de complicações gastrointestinais.

Quais os cuidados de enfermagem com paciente em uso de SNE é dieta enteral?

Limpe diariamente a parte externa da sonda com gaze, água e álcool a 70% ou sabonete suave. Seque bem. Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico.

Como prescrever uma dieta enteral?

Quando a infusão for contínua, deve-se iniciar a administração da dieta com 10 ml/hora a 40 ml/hora, com aumento de 10 ml a 20 ml a cada 8 a 12 horas, conforme tolerância do paciente. Assim, se no primeiro dia forem oferecidos 20ml por hora e o paciente receber dieta por 20h, serão oferecidos 400ml da dieta em 1 dia.

Como passar uma sonda nasoenteral?

A sonda nasoenteral é passada da narina até o intestino.
...
Para verificar se a sonda está no local:
  1. Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos;
  2. Colocar a ponta da sonda no copo com água – se tiver borbulhamento está na traquéia, deve ser retirada;

Como montar bandeja de sonda nasoenteral?

Material Necessário:
  1. 01 Par de luvas de procedimento;
  2. Sonda Duboff;
  3. 01 tubo de Xylocaína geléia;
  4. Gaze não esterilizada;
  5. 01 seringa de 20 ml;
  6. Adesivo, micropore ou esparadrapo para fixação da sonda;
  7. 01 estetoscópio;
  8. 01 toalha;

O que é sonda obstruida?

A obstrução de sonda de alimentação enteral com a oclusão do lúmen é uma complicação mecânica, decorrente de vários fatores como a viscosidade da dieta, tipos de medicamentos administrados por essa via e, principalmente, a não realização de lavagem preventiva e rigorosa do dispositivo.

Quanto tempo vive uma pessoa com sonda Nasogastrica?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Como saber se a sonda saiu do lugar?

Meça o comprimento da parte externa com uma fita métrica. Assim, você poderá verificar sempre se a sonda continua na mesma posição. Se houver aumento de mais de cinco centímetros do comprimento da parte externa, a sonda pode ter saído do estômago ou do intestino.

Quais as principais complicações da nutrição enteral e parenteral?

As complicações relacionadas à Terapia Nutricional enteral são divididas em complicações gastrointestinais, mecânicas, metabólicas e infecciosas. Dentre as complicações gastrintestinais destacam-se: distensão abdominal, náuseas e vômitos, diarreia, constipação e isquemia intestinal.

Quais são as contraindicações da nutrição enteral?

Entre as contraindicações, estão a obstrução intestinal, certas fístulas de alto débito, íleo paralítico e megacólon tóxico. A NE ainda pode ser usada em casos de doença fistulizante, quando o cateter de alimentação pode ser distalmente instalado em relação ao trato da fístula.

Quais os cuidados de enfermagem na nutrição enteral?

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
  1. Lavagem das mãos antes e após o procedimento;
  2. Limpeza com álcool e gaze nas junções da sonda e equipo antes de instalar a dieta;
  3. Manter a sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico;
  4. Não tracionar a sonda enteral;

Artigo anterior
O que está na moda de crochê?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de Jack Daniels?