Quais os fatores de risco para broncoaspiração?

Perguntado por: William Matheus Coelho Costa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (3 avaliações)

Além das doenças neurológicas e da intubação orotraqueal, outros fatores estão associados ao risco de broncoaspiração, destacando-se ainda o uso de dietas enterais, medicações psiquiátricas e depressoras do sistema nervoso central, cirurgias de cabeça e pescoço, neoplasias, doenças pulmonares e o processo de ...

Quais são os riscos de broncoaspiração?

A broncoaspiração (1), definida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) como a entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas inferiores, desencadeia complicações como doenças pulmonares e desnutrição grave e pode, inclusive, levar a óbito.

Quais as causas da broncoaspiração?

A broncoaspiração é a entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos e saliva, na via respiratória. Essa condição pode ocorrer pelo enfraquecimento dos músculos usados na deglutição, o que pode causar a dificuldade no ato de engolir, também conhecida como disfagia.

Quais são os fatores de risco para pneumonia por broncoaspiração?

Pneumonia por aspiração
  • Tiver mais idade.
  • Estão debilitadas.
  • Têm dificuldade para engolir (como ocorre devido a um AVC)
  • Estão sob o efeito de álcool ou drogas.
  • Estão inconscientes devido a anestesia, medicamentos sedativos ou a um quadro clínico.
  • Estão vomitando.

O que causa aspiração?

A aspiração, silenciosa ou não, tem múltiplas causas, destacando-se as doenças neurológicas, principalmente o acidente vascular encefálico, neoplasias e patologias sistêmicas debilitantes, tais como doenças pulmonares e cardiopatias, particularmente em idosos1.

BRONCOASPIRAÇÃO: O risco em pacientes com DISFAGIA

20 questões relacionadas encontradas

O que causa a pneumonia por aspiração?

A pneumonite e a pneumonia por aspiração são provocadas pela inalação de substâncias tóxicas, geralmente conteúdo gástrico, para os pulmões. O resultado pode ser pneumonite indetectável ou química, pneumonia bacteriana, ou obstrução das vias respiratórias. Os sintomas incluem tosse e dispneia.

Quais os sintomas da aspiração?

Os sintomas clínicos de pneumonia por aspiração incluem febre, dispneia e tosse produtiva. Outros sintomas de infecção sistêmica nos pacientes idosos e debilitados podem estar presentes, incluindo uma alteração no estado mental, letargia ou náuseas e vômitos.

O que é pneumonia por broncoaspiração?

A pneumonia aspirativa, também chamada de pneumonia por aspiração, é uma infecção do pulmão causada pela aspiração ou inalação de líquidos ou partículas que vieram da boca ou do estômago, atingindo as vias respiratórias, e levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como tosse, sensação de falta de ar e ...

Como prevenir a pneumonia por broncoaspiração?

A escovação dos dentes e da língua deve ocorrer mesmo que o paciente não se alimente por via oral. Esse processo ajuda a reduzir os microrganismos presentes na boca, minimizando o risco de pneumonia em casos de broncoaspiração. que recebem a dieta por sonda, a escovação deve ocorrer pelo menos 3 vezes ao dia.

Estão entre as principais causas de pneumonia aspirativa exceto?

32-Estão entre as principais causas Pneumonia aspirativa, EXCETO: A. Posicionamento inadequado da sonda.

Como reverter broncoaspiração?

Nos casos de broncoaspirações repetitivas ou em situações em que o risco é muito alto, sem perspectiva de melhora da proteção das vias aéreas, indica-se traqueostomia e gastrostomia ou jejunostomia.

Como saber se o paciente está broncoaspiração?

O diagnóstico da broncoaspiração não é difícil. A doença está presente, normalmente, no idoso que: engasga, tosse muito depois que se alimenta, fica com o pulmão cheio de catarro depois de tomar um copo de água ou começa a ter pneumonia de repetição.

Qual procedimento para broncoaspiração?

Pode ser realizada por Sonda Nasoenteral (do nariz até o estômago) ou Gastrostomia/Jejunostomia (via sonda na região do estômago ou intestino). Para a oferta de dieta pela sonda, a cabeceira do leito deve estar elevada, de 30° a 45°, não sendo possível realizar o procedimento caso o paciente esteja deitado.

O que acontece quando a comida vai para o pulmão?

A aspiração é uma condição em que fluidos ou partículas sólidas (especialmente alimentos) entram na traqueia ou nos pulmões (são inalados ou aspirados), em vez de serem engolidos para o esôfago e o estômago. Isso pode causar bloqueio das vias aéreas e inflamação e infecção dos pulmões.

Como evitar broncoaspiração em idosos?

Como evitar a broncoaspiração em idosos
  1. Manter decúbito elevado (30 a 45 graus) no caso de acamados;
  2. Fazer a higiene oral adequadamente, inclusive com uso de antissépticos bucais (Clorexidina 0,12%), conforme prescrição de médico ou odontólogo;

O que leva a pessoa a ter pneumonia?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Quando aspirar o paciente?

A aspiração é um procedimento importante quando o paciente sofre com o excesso de secreção. O quadro ocorre se houver dificuldades respiratórias ou mesmo se a pessoa está em tratamento intensivo e não consegue expelir o acúmulo por conta própria.

O que fazer em caso de aspirar comida?

Se o menor estiver chorando ou tossindo, não se deve fazer nada, pois ele ainda está respirando e o ar está passando pela traqueia. Caso a pessoa mexa no local, pode desencadear uma obstrução total – aí, o recomendado é procurar um hospital.

O que acontece quando o vômito vai para o pulmão?

A broncoaspiração é um processo pelo qual alimentos, líquidos, saliva ou vômito entram nas vias aéreas, passam pelas pregas vocais e chegam até os pulmões, podendo causar pneumonia ou morte por asfixia.

Por que é comum pneumonia por aspiração no idoso?

Pneumonia por aspiração

Ela geralmente ocorre em pessoas idosas que possuem dificuldades ao engolir, pessoas com refluxo, que estão inconscientes devido a anestesia, debilitadas, sob efeito de álcool ou drogas.

Quais os cuidados de enfermagem com broncoaspiração?

Cuidados para não acumular condensado ou líquidos no circuito ventilatório. Somente trocar o circuito ventilatório caso seja necessário. Realizar higiene correta antes de realizar aspiração. Manter cabeceira elevada a 45 para reduzir risco de refluxo e aspiração.

Como expelir corpo estranho do pulmão?

Quase todos os corpos estranhos podem ser removidos das vias aéreas com um broncoscópio. Se o objeto não causar problemas respiratórios de emergência e for removido imediatamente, a maioria das pessoas se recupera bem. A inalação de objetos grandes pode ser fatal.

Como saber se aspirou vômito?

“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.

Quais os cuidados de enfermagem para a prevenção de pneumonia aspirativa?

Segundo BRASIL (2013), as práticas fundamentais e específicas fortemente recomendadas para a prevenção da pneumonia é manter o paciente com a cabeceira elevada entre 30º e 45º, avaliar diariamente a sedação e diminuindo sempre que possível, aspirar a secreção acima do balonete (subglótica) e a higiene oral com ...

Quais são os cuidados de enfermagem na pneumonia?

Intervenção de Enfermagem
  • Oxigenoterapia.
  • Aspiração de vias Aéreas.
  • Assistência Ventilatória.
  • Monitoração respiratória.
  • Terapia nutricional.
  • Monitoração nutricional.
  • Controle do ambiente.
  • Ensino: processo da doença.

Artigo anterior
Qual a personalidade de Mateus?
Artigo seguinte
Qual EP Sasuke e Naruto lutam contra Jigen?