Quais as principais características da radiação eletromagnética?

Perguntado por: Adriana Mónica Alves  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.

Quais são as radiações eletromagnéticas?

São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

Qual a definição de radiação eletromagnética?

A radiação eletromagnética pode ser considerada como um conjunto de ondas (elétricas e magnéticas) cuja velocidade no vácuo é ( ). As várias formas de radiação, caracterizadas pelo seu comprimento de onda, compõem o espectro eletromagnético (Fig. 2.7).

Quais são as principais características das ondas?

A sua principal característica é que não precisam de um meio material para propagar-se. São exemplos desse tipo de onda a luz, raio X, micro-ondas, ondas de transmissão de sinais, entre outras. Elas são descritas pelas equações de Maxwell. Outra classificação das ondas é feita considerando-se a direção de vibração.

Qual a função da radiação eletromagnética?

A radiação eletromagnética encontra aplicações como a radiotransmissão, seu emprego no aquecimento de alimentos (fornos de micro-ondas), em lasers para corte de materiais ou mesmo na simples lâmpada incandescente.

Radiações eletromagnéticas – Ciências – 9º ano – Ensino Fundamental

24 questões relacionadas encontradas

Qual a função da radiação eletromagnética na radiologia?

Elas são capazes de provocar a perda de elétrons, alterando o estado físico dos átomos – em um processo que se chama ionização. Pilares da radiologia médica, os raios X são exemplos de radiação ionizante. Os tipos utilizados pela medicina nuclear são as radiações alfa, beta e gama.

Quais os benefícios da radiação?

Entre os vários benefícios da radioatividade destacamos sua utilização na esterilização de materiais médicos, pois matam bactérias e vírus que podem estar no material, no diagnóstico de doenças e no controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.

Como se forma a radiação eletromagnética?

A Radiação Eletromagnética é criada quando uma partícula atômica, como um elétron, é acelerada por um campo elétrico, fazendo com que ela se mova. O movimento produz campos elétricos e magnéticos oscilantes, que se deslocam em ângulos retos um ao outro em um feixe de energia de luz chamado fóton.

O que são ondas eletromagnéticas Brainly?

Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia.

Quais são os tipos de radiação eletromagnética Brainly?

Existem sete tipos de ondas eletromagnéticas:
  • onda de rádio.
  • micro-ondas.
  • infravermelho.
  • luz visível.
  • ultravioleta.
  • raio X.
  • raio gama.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Qual é a radiação eletromagnética de maior energia?

Os raios gama, de maior frequência e energia, são os mais prejudiciais. Mas, felizmente, nossa atmosfera absorve os raios gama do espaço, protegendo-nos dos possíveis danos. Agora, vamos falar sobre a relação entre a frequência de uma onda e sua energia.

O que é radiação e dê exemplos?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

O que é uma onda * sua resposta?

Ondas são perturbações que se propagam de um lugar para outro através de um meio ou até mesmo no vácuo, transportando energia. ... Existem ondas de natureza mecânica, eletromagnética e gravitacional. Quanto à sua propagação, podemos classificar três tipos de ondas: ondas unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais.

O que é correto afirmar sobre as ondas eletromagnéticas?

Em relação às ondas eletromagnéticas, é correto afirmar que

consistem em intensidades de campo elétrico e magnético, oscilando na mesma frequência. no vácuo, seu comprimento de onda independe da frequência desta. o espectro eletromagnético se diferencia pela velocidade da onda no vácuo.

Por que não podemos ver essas ondas eletromagnéticas?

Tal como o nome indica, essa energia é visível a olho nu. A energia ultravioleta localiza-se ao lado da luz visível, que é o centro do espectro eletromagnético. Localizam-se logo a seguir aos raios gama na faixa do espectro eletromagnético. A radiação dos raios x são invisíveis a olho nu.

Qual é a origem da radiação?

As radiações têm origem nos ajustes que ocorrem no núcleo atômico ou nas camadas eletrônicas do átomo, ou através da interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou átomo. As radiações alfa, beta e gama são originadas a partir de “ajustes” que ocorrem no núcleo.

Como é gerada a radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta é emitida por superfícies de alta temperatura, como o Sol. Ela também pode ser produzida por lâmpadas fluorescentes especiais.

Como a energia da radiação é propagada?

Pelo elemento condutor de energia

Radiação eletromagnética - é a energia que se propaga através de uma onda eletromagnética, constituída por um campo elétrico e um campo magnético oscilantes e perpendiculares entre si, que se propaga no vácuo com a velocidade da luz, sendo esta de 299 792 458 metros por segundo.

Quais são os benefícios e malefícios da radiação?

Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.

Qual dos benefícios de se utilizar radiação em nosso dia a dia?

Um grande benefício da aplicação da radioatividade no nosso cotidiano é a produção de energia elétrica limpa. Essa fonte de energia corresponde hoje a 17% da geração de energia elétrica mundial.

Quais são os pontos positivos da radioatividade?

Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, são usadas também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos. ... Além dos tratamentos citados acima, há outras importantes utilizações da radioatividade.

Qual é a importância da radiação eletromagnética para a técnica do sensoriamento remoto?

Qual é a importância da radiação eletromagnética para a técnica do sensoriamento remoto? Resposta: É por meio da radiação eletromagnética que a energia refletida pela superfície terrestre pode ser transformada em imagem.

Qual a importância das ondas eletromagnéticas na medicina?

As ondas eletromagnéticas também são encontradas em equipamentos de diagnóstico na medicina, como nos aparelhos de raio-X. ... Os raios gama carregam uma quantidade grande de energia. Na medicina nuclear, ele é usado para atingir células cancerígenas, quando a gente vai fazer um tratamento de radioterapia", diz.

Que onda eletromagnética é utilizada para fazer um exame de radiografia?

Raios x: são ondas eletromagnéticas ionizantes com grande poder de penetração. Esse tipo de onda é capaz de atravessar diversos tipos de tecidos, graças ao seu pequeno comprimento de onda. São largamente utilizadas em exames de imagens, como radiografia e tomografia.

Artigo anterior
Onde nasceu Corisco?
Artigo seguinte
São exemplos de cnidários respectivamente?