Quais os exames para avaliar a função renal?

Perguntado por: Bernardo Assunção Matos  |  Última atualização: 14. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

Os médicos podem avaliar a função renal realizando exames nas amostras de sangue e de urina. A creatinina, um resíduo, está aumentada no sangue quando a função renal está muito diminuída.

Quais exames são pedidos pelo nefrologista?

Além do exame físico, dentre os outros exames requisitados pelos médicos, estão inclusos:
  • Coleta de urina.
  • Exame de sangue.
  • Dosagem de creatinina.
  • Ultrassom.
  • Tomografia computadorizada.
  • Biópsia.

Quais os dois principais marcadores para avaliar a função renal?

Entre os marcadores mais conhecidos para fornecer informações sobre o estágio e evolução das funções e até lesões renais estão a ureia, a microalbuminúria e a proteinúria.

Que exames laboratoriais avaliam a função renal?

Taxa de filtração glomerular estimada (TFGe): É uma medida calculada com base nos níveis de creatinina sérica, idade, peso e sexo do paciente, que estima a taxa de filtração dos rins. A TFGe é uma ferramenta importante para avaliar a função renal.

Quais exames podem ser solicitados para avaliação da função renal?

Tipos de exame para diagnosticar doenças renais
  • Creatinina. Por se tratar de uma substância produzida pelos músculos e dispensada apenas pelos rins, a creatinina serve como um parâmetro aplicado na prática médica para detectar doenças renais. ...
  • Glicose. ...
  • Proteínas. ...
  • Sangue. ...
  • Hemácias. ...
  • Leucócitos. ...
  • Cristais.

Exames: avaliação hepática

16 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor exame para avaliar os rins?

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

Qual valor de creatinina é considerado insuficiência renal?

É considerado o diagnóstico de Insuficiência renal quando a TFG é menor que 60 mL/min/1,73 m2e Insuficiência renal grave ou falência renal quando a TFGé menor que 15 mL/min/1,73 m213,14. Normal (≥ 90 e < 120 mL/min/1,73 m2); Dimunuição leve da TFG (≥ 60 e < 90 mL/min/1,73 m2);

Como diagnosticar insuficiência renal?

Quais são os principais sintomas de problemas nos rins?
  1. Sangue na urina;
  2. Urina espumosa;
  3. Inchaços – principalmente nos pés e tornozelos, podendo evoluir para as coxas;
  4. Desenvolvimento súbito de hipertensão;
  5. Anemia;
  6. Cansaço e apatia;
  7. Perda do apetite, náusea e vômitos;
  8. Excesso ou ausência de urina;

Qual exame para ver taxa de filtração glomerular?

O exame de creatinina com taxa de filtração glomerular é utilizado para verificar se os rins estão funcionando adequadamente. Ele pode ser solicitado juntamente com outros exames ou em intervalos regulares nos casos de diagnósticos de doenças renais.

Como saber se os rins estão funcionando bem?

Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

Qual é o principal marcador de função renal?

Em termos gerais, 7%-10% da creatinina presente na urina é secretada. Apesar de superestimar a TFG e depender da massa muscular, o clearance de creatinina continua sendo um dos marcadores mais usados na avaliação da função renal.

Qual exame substitui a creatinina?

De acordo com o especialista, além da creatinina, outros exames complementares também detectam disfunções renais, são eles: dosagem de ureia, ecografia de rins e vias urinárias, proteinúria e EAS (exame simples de urina).

Quando a creatinina é preocupante?

Quando a creatinina alta é preocupante? A elevação da creatinina é sempre motivo de preocupação, pois, em geral, indica um comprometimento significativo da função renal, geralmente de pelo menos 40 a 50%.

Qual o exame de sangue que detecta problema nos rins?

Tanto o exame de urina como a dosagem de creatinina e ureia no sangue podem sugerir deficiências da função renal. Havendo indicação de problemas no processo de filtragem dos rins, pela presença de substâncias em níveis anormais, o médico costuma aprofundar-se na investigação com testes mais precisos e específicos.

Como fazer Check-up dos rins?

O Check-up do Rim é feito a partir de uma amostra de sangue e uma amostra de urina. As coletas podem ser realizadas na nossa unidade ou via coleta domiciliar por meio de agendamento.

Qual o nome da ultrassom para ver os rins?

O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.

Para que serve o exame de creatinina e eGFR?

A taxa de filtração glomerular é utilizada para estimar a quantidade de sangue filtrado por minuto pelos rins, sendo indicada para rastrear e detectar danos renais precocemente, além de ajudar no diagnóstico de doença renal crônica ou monitorar o funcionamento dos rins.

Qual a taxa normal de filtração dos rins?

Os valores de referência para adultos saudáveis são: acima de 90 mL/min/1,73m2. Contudo, para os cálculos superiores a este valor, a recomendação é assinalar “> 90 mL/min/1,73m2”, devido à incerteza na medição. Naturalmente, ocorre uma diminuição fisiológica da TFG com a idade.

O quê é creatinina eGFR?

Taxa estimada de filtração glomerular (eGFR)

eTFG é uma medição mais confiável do que a creatinina sérica. Os testes de depuração da creatinina calculam automaticamente a eGFR. O eTFG é expresso como uma estimativa de quantos mililitros de creatinina são eliminados por minuto por metro quadrado de sua massa corporal.

Qual o primeiro sinal de problema nos rins?

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Quais são os primeiros sinais de insuficiência renal?

Sintomas de insuficiência renal
  • Pouca urina;
  • Urina com espuma;
  • Cansaço frequente;
  • Sensação de falta de ar;
  • Inchaço das pernas e pés;
  • Diminuição do apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Cãibras frequentes;

O que altera a função renal?

No geral, tanto a insuficiência renal crônica, quanto a insuficiência renal aguda podem acontecer em decorrência de outras doenças, como a diabetes, a hipertensão, a doença dos rins policísticos e a presença de obstruções nos rins, como pedras.

Qual o nível de creatinina para fazer hemodiálise?

Quem deve fazer hemodiálise ? Todos os pacientes que apresentarem doença renal crônica estágio terminal (Clearance Creatinina < 15 mL/min) devem iniciar a hemodiálise (Doença Renal Crônica – Saiba mais sobre essa silenciosa doença).

Qual exame de urina detecta problema nos rins?

A Urina tipo 1 é um exame de fácil coleta e fornece informações valiosas sobre a saúde dos rins e do corpo também. Idealmente deve ser coletada durante a primeira urina da manhã, desprezando-se o primeiro jato, mas pode também ser coletada em outros horários.

Qual a taxa de filtração glomerular normal por idade?

Entre 40 e 49 anos: 99 mL/min/1,73m²; Entre 50 e 59 anos: 93 mL/min/1,73m²; Entre 60 e 69 anos: 85 mL/min/1,73m²; A partir dos 70 anos: 75 mL/min/1,73m².

Artigo anterior
Quem tem prolactina alta pode engordar?
Artigo seguinte
Quem já foi ao espaço?