O que é a ataxia cerebelar?

Perguntado por: Kevin Kevin Cunha Amaral Maia  |  Última atualização: 17. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)

A ataxia cerebelar ocorre por lesões no cerebelo ou suas vias. Os sintomas podem variar conforme a localização da lesão e envolvem dificuldade para controle da musculatura axial (responsável pelo nosso equilíbrio postural), tremores e tendência à queda para o lado da lesão, entre outros.

O que causa a ataxia cerebelar?

Quais as causas da ataxia? Inúmeras condições médicas podem fazer com que a ataxia seja desenvolvida pelos pacientes. Essas doenças podem ser, por exemplo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a esclerose múltipla, o trauma craniano, a deficiência de vitaminas, a sífilis e os tumores cerebrais.

Quais são os 3 tipos de ataxia?

Há três tipos de ataxia : ataxia cerebelar, ataxia vestibular e ataxia sensorial.

Qual a expectativa de vida de uma pessoa com ataxia cerebelar?

Deve ser levado em conta, entretanto, que a expectativa de sobrevida média de 21 anos pode ser alterada com medidas fisoterápicas, fonoaudiológicas, psicológicas e o devido acompanhamento médico da doença, feito por uma equipe multidisciplinar.

Onde a ataxia afeta?

A ataxia, informa o professor, é um sinal clínico frequente nas alterações do cerebelo, estrutura localizada na região posterior da cabeça, abaixo do cérebro.

ATAXIA (Vídeo Aula) - Rogério Souza

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais sinais e sintomas da ataxia?

A ataxia cerebelar ocorre por lesões no cerebelo ou suas vias. Os sintomas podem variar conforme a localização da lesão e envolvem dificuldade para controle da musculatura axial (responsável pelo nosso equilíbrio postural), tremores e tendência à queda para o lado da lesão, entre outros.

Qual é o sintoma da doença ataxia?

Fadiga; Dores nos pés e calcanhares; Inflamação de pontos de união entre tendão, ligamento ou cápsula e osso; Dor nas articulações entre a pelve e a coluna vertebral.

Quais os primeiros sintomas de ataxia cerebelar?

Em comum permanecem a perda progressiva da coordenação da marcha, dos movimentos da mão, dos olhos, os distúrbios da fala e o início tardio das manifestações clínicas. Outros sintomas possíveis são a rigidez muscular, diminuição da sensibilidade nos pés e nas mãos, incontinência urinária, perda da memória e cegueira.

Qual exame detecta ataxia?

Os pacientes com ataxia aguda necessitam de exame de imagem para descartar hemorragias ou isquemia cerebelar; a tomografia computadorizada (TC) de crânio pode ser realizada nesse contexto, mas o exame normalmente indicado é a ressonância nuclear magnética de encéfalo, que apresenta melhor visualização de cerebelo e ...

O que fazer para aliviar ataxia?

O tratamento para ataxia depende do tipo e da gravidade da doença, devendo ser orientado pelo neurologista, que pode recomendar o uso de remédios antiespasmódicos e relaxantes, como o baclofeno e tizanidina, ou até mesmo, injeções de botox para aliviar a contração dos músculos provocados pelas alterações cerebrais ...

O que acontece se o cerebelo parar de funcionar?

O cerebelo não funciona bem, o que causa a perda de coordenação. Geralmente, as pessoas não conseguem controlar os braços e as pernas, o que faz elas darem passos amplos e instáveis, quando caminham.

Como acontece a ataxia?

Causas possíveis de ataxia são: Lesões no cérebro como tumores, acidentes vasculares encefálicos (“derrames”), traumatismo craniano, infecções. Deficiência de vitaminas (B1, B12 ou E) Exposição a algumas medicações ou toxinas (Fenitoína, Carbamazepina, Fenobarbital, medicações sedativas, Lítio, Amiodarona, Álcool, etc)

Qual exame detecta ataxia Espinocerebelar?

A amostra pode ser sangue, saliva ou swab bucal. Não há necessidade de nenhum preparo e jejum.

Tem cura ataxia cerebelar?

A forma como a ataxia se apresenta, bem como a sua progressao, variam conforme o subtipo da doença, podendo ser mais rápido em alguns casos e mais lento em outros. Por enquanto ainda não existe cura, e os medicamentos utilizados são para ajudar a aliviar alguns sintomas da doença.

Qual o melhor tratamento para ataxia cerebelar?

O tratamento da ataxia cerebelar depende da sua causa e pode envolver a reposição de vitaminas, em caso de deficiência, troca de medicamentos ou uso de antibióticos para o tratamento de infecções, por exemplo.

Quem tem ataxia cerebelar pode ter filhos?

Para que uma pessoa que tem ataxia de Friedreich transmita a doença para um dos seus filhos, é necessário que o pai também seja portador de uma alteração genética no mesmo gene. Ainda assim, o risco de transmissão de uma doença recessiva é de 25% caso ambos os genitores (pai e mãe) apresentem a alteração genética.

Qual doença que perde a coordenação motora?

Chamamos de ataxia um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e também pela falta de equilíbrio. O comprometimento de movimentos se deve ao fato de o cerebelo, parte do encéfalo responsável pela coordenação motora, ser o principal afetado pela doença.

Quais os sintomas de problemas no cerebelo?

Algumas AECs geralmente causam apenas ataxia cerebelar. A AEC tipo 3, anteriormente conhecida como doença de Machado-Joseph, pode ser a AEC mais comum de herança dominante no mundo todo. Os sintomas incluem ataxia, parkinsonismo, possível distonia, contorções faciais, oftalmoplegia e olhos abaulados peculiares.

O que causa a perda da coordenação motora?

A descoordenação pode ser por uma questão de pouca habilidade corporal, ou então por alguma lesão que prejudica os movimentos. É de extrema importância passar por algum profissional para ele avaliar o seu caso. Acredito que com alguns exercícios podemos ter uma ótima melhora no caso.

Quais são os tipos de ataxia cerebelar?

Existem diversas formas de dividir ataxias cerebelares: reversíveis x irreversíveis; genéticas x adquiridas; agudas x subagudas x crônicas.

Qual a marcha da ataxia cerebelar?

A ataxia cerebelar progressiva é uma patologia causada pela lesão cerebelar. Esta lesão é uma das principais causas que afetam a coordenação e a realização da marcha. Os movimentos passam a ser incertos, inseguros e descoordenados, caracterizando a marcha atáxica [5].

Quem tem ataxia pode trabalhar?

Sim, a ataxia cerebelar com déficit na reparação do DNA pode gerar incapacidade permanente e omniprofissional. A incapacidade permanente refere-se à limitação funcional duradoura, enquanto a incapacidade omniprofissional impede o desempenho de qualquer atividade laboral.

O que é ataxia inflamatório?

A ataxia refere-se a movimentos desorganizados, desajeitados e dificuldades com o equilíbrio. A coordenação do movimento exige que várias partes do sistema nervoso trabalhem juntas e se uma área estiver danificada pode ocorrer a ataxia.

O que é ataxia cerebelar tipo 3?

É uma doença degenerativa do sistema nervoso, também chamada de ataxia espinocerebelar tipo 3, popularmente conhecida por “doença do tropeção”. Confunde-se com Parkinson, é comum reconhecê-la pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e pela perda de equilíbrio.

O que é ataxia cerebelar de início precoce?

A Ataxia cerebelar de início precoce, ou G11. 1, é uma doença neurodegenerativa rara que afeta o cerebelo e causa dificuldades no controle motor e coordenação dos movimentos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e retardar a progressão da doença.

Artigo anterior
O que faz a opção de duplica slides?
Artigo seguinte
Como calcular a data da menstruação?