Quais os efeitos Fisiologicos das Auxinas?
Perguntado por: Luana Renata Sá de Assunção | Última atualização: 26. Februar 2022Pontuação: 5/5 (33 avaliações)
Quais são os efeitos fisiológicos causados pelas auxinas?
Dependendo de sua concentração, as auxinas podem ter diversos efeitos sobre a planta. Ela pode provocar o crescimento do caule, das folhas, das flores, das raízes e dos frutos, como também a abscisão foliar, a dominância apical, a formação de flores femininas, a partenocarpia, entre outras atividades.
Quais efeitos fisiológicos do AIA?
Efeitos das auxinas na fisiologia vegetal
Saiba as principais: Divisão Celular: As auxinas estimulam a proliferação da grande maioria de tipos de células. Alongamento Celular: As auxinas atuam sobre a parede celular do vegetal, promovendo sua distensão e consequentemente, o alongamento celular.
Como a auxina atua no caule?
A auxina produzida pelo ápice do caule segue em direção a sua base. Nesse movimento, inibe o crescimento das gemas laterais. À medida que a planta cresce e a gema apical afasta-se das laterais, a inibição é reduzida, permitindo que as gemas laterais mais distantes desenvolvam-se.
Como ocorre o transporte da auxina?
As auxinas produzidas são transportadas ao longo do caule em direção às raízes. Este transporte unidirecional é chamado de transporte polar. Ele ocorre através das células parenquimáticas que circundam os tecidos vasculares, principalmente o xilema, de forma ativa, ou seja, com gasto de energia.
Fisiologia Vegetal - Hormônios Vegetais: Efeitos das Auxinas
Quando e como a auxina é regulada?
O transporte de auxina é regulado pela transcrição gênica e mecanismos pós-transcricionais. Os programas de desenvolvimento e sinais ambientais resultam em aumento ou decréscimo da expressão de genes de transportadores de auxina e genes codificadores de proteínas que os regulam em células e tecidos específicos.
Onde ocorre a produção de auxina?
As auxinas são produzidas em maior quantidade no meristema apical do caule, frutos em desenvolvimento, sementes e folhas jovens. Elas são hormônios vegetais naturais, mas já existem auxinas que são produzidas em laboratório.
Como a auxina atua na raiz e no caule?
A aplicação de auxinas sobre a superfície do caule promove a formação de raízes adventícias, o que é útil na propagação vegetativa por meio de estacas. O nível de auxinas nos tecidos do ovário sobe sensivelmente por ocasião da fecundação, promovendo o desenvolvimento do fruto.
Como a auxina atua no Fototropismo?
As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). ... Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical).
Onde atua a giberelina?
O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais. ...
Quais as principais auxinas naturais?
- Cinco auxinas (endógenas) de ocorrência natural em plantas incluem os ácidos indolacético, cloroindolacético, fenilacético, indolbutírico e indolpropiônico. ...
- Análogos de auxina sintética incluem ácido 1-naftalenacético, ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), e muitos outros.
Qual é o efeito da Citocinina?
As citocininas (CKs), são compostos hormonais que são sintetizadas majoritariamente em meristemas apicais radiculares e transportadas via xilema para a parte aérea. Esse hormônio tem papel fundamental no controle das etapas da divisão celular nos tecidos vegetais e na quebra de dormência de gemas axilares.
Como a auxina é ativada no Citosol?
No citosol, que possui um pH neutro, a forma dissociada predomina e os ânions de auxina saem das células via proteínas carreadoras de efluxos de auxina localizadas na parte basal da céllula denominadas Proteínas PIN. Como a membrana plasmática é menos permeável à forma IAA-, há uma tendência de acúmulo no citosol.
Qual a relação do fototropismo E a auxina AIA?
O fototropismo é um crescimento orientado da planta em resposta a um estímulo: a luz. Esse crescimento é garantido graças à ação da auxina. As plantas possuem capacidade de crescer em direção a um dado estímulo.
Quem produz auxina?
A auxina é um importante hormônio vegetal que atua regulando o crescimento e desenvolvimento da planta. É produzida em folhas jovens e primórdios foliares, sendo também encontrada em sementes, flores e frutos.
Qual a relação entre o hormônio Citocinina E o auxina?
Enquanto a auxina produzida pelo ápice do caule inibe o desenvolvimento das gemas laterais, fazendo a planta crescer para o alto; a citocinina produzida nas pontas das raízes estimula as gemas laterais a se desenvolverem.
Como são os Geotropismos do caule e da raiz?
O geotropismo ou gravitropismo refere-se ao crescimento das plantas orientado pela gravidade. ... As raízes apresentam geotropismo positivo, crescem em direção ao solo, no sentido orientado pela gravidade. Os caules apresentam geotropismo negativo, crescem no sentido contrário ao da gravidade.
Qual o efeito de auxinas nos seguintes processos crescimento de caules e de raízes indução de raízes laterais dominância apical desenvolvimento de frutos?
As auxinas são fito hormônios produzidos ou sintetizados no ápice do caule. ... Promover a formação de raízes laterais em superfícies cortadas de caules; Induzir o crescimento de frutos partenocárpicos; Induzir a produção de etileno.
Como acontece o crescimento da gema apical do caule?
Todos os caules possuem um meristema apical, também chamado de gema apical, onde ocorre intensa proliferação celular, o que promove o crescimento do caule. ... Na união de cada primórdio foliar com o caule há um grupo de células meristemáticas que forma a gema lateral, também chamada de gema axilar.
Onde é produzido o ácido abscísico?
O ácido abscísico é produzido principalmente em folhas maduras, sobretudo em resposta ao estresse hídrico, e também em sementes, sendo transportado tanto pelo floema como pelo xilema, mas é mais abundante no floema.
É produzido principalmente no meristema apical da raiz?
Há uma classe de hormônios denominada auxinas, e a mais importante entre elas é o AIA (ácido indolacético ou indoilacético), que é produzido principalmente no meristema apical do caule e transportado em direção às raízes.
Onde se encontra o etileno?
O gás etileno é produzido em vários tecidos vegetais, e sua síntese está relacionada com a resposta a algum fator estressante. Esse hormônio é produzido especialmente em locais que sofrem o processo de envelhecimento ou amadurecimento.
Como é gerada uma resposta hormonal nas plantas?
O hormônio de planta pode difundir-se de célula para célula através do simplasto ou do apoplasto. Em cada evento a célula destinada a responder ao hormônio, conhecida como célula alvo, deve ser capaz de detectar a presença do hormônio, o que é feito através de receptores.
Qual a ação das Auxinas Giberelinas e Citocininas no enraizamento de estacas?
As citocininas e as auxinas interagem no controle de muitos processos de desenvolvimento dos tecidos vegetais, tais como a divisão e a diferenciação celulares, formação de órgãos na cultura de tecidos, dormência apical, senescência de folhas e amadurecimento de frutos.
Qual diferença entre hormônio vegetal e regulador de crescimento?
Os hormônios ou fitormônios são, portanto, substâncias naturais produzidas pelo próprio vegetal, enquanto os termos, regulador de crescimento ou regulador vegetal são empregados para todas as substâncias,naturais (produzidas por fungos, por exemplo) ou artificiais, que possuem efeitono crescimento e desenvolvimento das ...
Quanto tempo existe o câncer?
Como calcular idade dos gatos?