Quais os efeitos da densidade do solo no desenvolvimento vegetal?

Perguntado por: Nelson Tomé de Nascimento  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (72 avaliações)

O aumento da densidade do solo afetou o comprimento e o volume radicular, a produção de matéria seca de caule, raízes e planta inteira, a relação raiz/parte aérea e a densidade de raízes, com exceção da produção de matéria seca de folhas.

Qual a importância da densidade do solo?

A variação da densidade do solo está relacionada com características intrínsecas do solo, notadamente a textura e a matéria orgânica. Bodman & Constantin (1965) trabalhando com misturas de diferentes tamanhos de partículas ilustraram a influência da textura na densidade do solo.

Quais as consequências do aumento da densidade do solo?

O aumento do teor de água diminui o IC, devido ao efeito lubrificante da água ao redor das partículas de solo, enquanto o aumento da densidade - resultado da compactação e degradação da estrutura – aumenta esse índice.

Quais são os fatores que afetam a densidade do solo?

  • menor ou maior grau. ➢ Influi sobre:
  • água. - Arejamento.
  • - Disponibilidade de nutrientes. - Resistência à penetração de raízes.
  • - Estabilidade de agregados. - Compactabilidade dos solos.

O que é a densidade do solo?

É a relação entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado pelas suas partículas sólidas. Refere-se ao volume de sólidos de uma amostra de terra, sem considerar a porosidade.

Física do Solo 3ª Aula Prática Densidade do Solo, Densidade de Partículas e Porosidade Total

27 questões relacionadas encontradas

O que é densidade máxima do solo?

A densidade referência ou densidade máxima do solo é o estado mais adensado resultante de uma pressão estática de 200 kPa, obtida no teste de compressão uniaxial, utilizando amostras com estrutura não preservada (Hakansson [6]) ou a densidade máxima obtida no teste de Proctor normal (Carter [7]).

Como determinar a densidade real do solo?

Métodos de Determinação

Existem dois ensaios para a determinação da densidade real dos solos. Em um deles aquece- se o picnômetro para se retirar o ar existente no solo. No outro ensaio, usa-se uma bomba de vácuo para o mesmo fim. O ensaio descrito abaixo trata da determinação com o aquecimento do picnômetro.

Porque a densidade do solo aumenta com a profundidade?

A densidade tende a aumentar com a profundidade, variando em função de diversos fatores, como teor reduzido de matéria orgânica, menor agregação, maior compactação, diminuição da porosidade do solo, dentre outros fatores. Autores como GUPTA & ALLMARAS (1987) e IMHOFF et al.

Como diminuir a densidade do solo?

Uma das soluções para reduzir a compactação é diminuir a pressão aplicada ao solo, com menor carga sobre os rodados ou com aumento da área em que ela é aplicada. A agricultura moderna baseia-se no cultivo de solos agricultáveis objetivando-se criar condições adequadas ao desenvolvimento das culturas.

O que é Macroporosidade do solo?

Os macroporos são os espaços maiores, onde a água transita e percola pela ação da gravidade. Os microporos, normalmente, estão localizados dentro dos agregados ou elementos estruturais. Em razão da pequena dimensão, são capazes de reter e armazenar água pela capilaridade, sendo importantes para a manutenção da umidade.

Quais as consequências da contaminação do solo?

Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade. Contudo, essas consequências podem ser provocadas por fatores químicos, físicos e biológicos, que resultarão no esgotamento do terreno.

Quais são as consequências da poluição do solo?

Consequências da poluição do solo
  • Redução de fertilidade do solo;
  • Aumento de sua erodibilidade;
  • Perda de nutrientes;
  • Desequilíbrio ecológico;
  • Aumento da salinidade;
  • Redução da vegetação;
  • Problemas de saúde pública;
  • Liberação de gases poluentes;

Quais são as consequências da desertificação?

CONSEQUÊNCIAS DA DESERTIFICAÇÃO

A perda de biodiversidade ao piorar as condições de vida de muitas espécies. A insegurança alimentar devido à perda de colheitas ou redução de renda. A perda da cobertura vegetal e, portanto, de alimento para o gado e os seres humanos.

Qual o principal objetivo em conhecer a densidade de partículas do solo?

Resumo: O método de determinação da densidade de partículas visa medir a densidade média das partículas minerais e orgânicas na amostra de solo, refletindo sua composição média. Essa densidade está relacionada ao volume efetivamente ocupado por matéria sólida, desconsiderando a porosidade.

Onde é aplicado estudo de densidade do solo?

RESUMO. A densidade do solo (ds) tem sido usada como um parâmetro importante de caracterização física da estrutura do solo e como um indicador de sua compactação.

Qual a importância da determinação da densidade aparente do solo na irrigação?

A importância da determinação da densidade global é devido a sua utilização no cálculo da porosidade total, para a transformação de dados analíticos obtidos em peso para volume, para a verificação do grau de compactação e na elaboração de recomendações de manejo de solo e água (REICHARDT, 1985).

Como acabar com a compactação do solo?

Uma dica para evitar e também para corrigir o solo compactado é a realização de um sistema de plantio direto, seguindo seus 3 pilares básicos: revolvimento mínimo do solo, cobertura e rotação de culturas.

Como fazer a compactação do solo?

Atualmente, a compactação do solo pode ser feita manualmente ou por meio de equipamentos de pressão, impacto e/ou vibração. Embora os dois meios sejam eficientes, o uso de equipamentos reduz consideravelmente o tempo de trabalho.

Como melhorar a permeabilidade do solo?

A permeabilidade do solo em áreas externas

Dessa forma, cada lote precisa ter uma área que permita que a água penetre no solo, devendo esta ser composta, preferencialmente, de vegetação, o que melhora a absorção.

Qual a relação da densidade do solo com o problema de compactação?

É comum relacionar o crescimento radicular em solos compactados com sua densidade. Para cada solo há uma densidade crítica, a partir da qual a resistência torna-se tão elevada que diminui ou impede o crescimento de raízes (Rosemberg, 1964; Cintra & Mielniczuk, 1983; Pedó, 1986).

Qual a importância da profundidade efetiva?

Além da importância de estimativa da capacidade da capacidade de armazenamento de água e de elementos nutritivos na rizosfera, a profundidade efetiva tem grande utilidade no conhecimento da camada que pode ser terraplanada, assim como na indicação do sistema mais conveniente de terraços para proteção contra a erosão.

Quando um solo sofre compactação O que muda a densidade do solo ou a densidade das partículas?

A compactação do solo é a compressão do solo devido à pressão externa. O efeito da compactação do solo é um aumento na densidade de um solo e uma redução correspondente na quantidade de ar presente nos espaços entre as partículas do solo.

Qual a fórmula para calcular a densidade?

A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL.

Como calcular massa específica real?

- Massa específica real:

É a massa da unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos. Sua determinação é feita através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman.

Artigo anterior
Como saber se é tendinite?
Artigo seguinte
O que estuda ciências dos materiais?