Quais os efeitos colaterais de divena?
Perguntado por: Alexandra Sousa Martins | Última atualização: 9. Mai 2025Pontuação: 4.9/5 (12 avaliações)
Distúrbios do sono, dor de cabeça, diarreia, náusea/vômito, inchaço e distensão abdominal, dor e desconforto abdominal, boca seca, prisão de ventre, aumento nos níveis de enzimas do fígado, tontura, coceira e reações de pele (exantema, erupções cutâneas e erupções), fraqueza, cansaço e mal estar.
Quais os benefícios de divena?
Este medicamento é indicado para o tratamento das esofagites de refluxo moderadas ou graves e dos sintomas de refluxo gastroesofágico (azia e regurgitação). Também é indicado para tratamento intermitente de sintomas, de acordo com a necessidade.
Quem não pode tomar divena?
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Divena não deve ser usado por pacientes que apresentem alergia (hipersensibilidade) co- nhecida ao pantoprazol ou a quaisquer dos componentes da fórmula, ou a benzimida- zóis substituídos. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
Quanto tempo posso tomar o divena?
Um comprimido de 40 mg ao dia em um período de 4 semanas. Em casos de esofagite não cicatrizada ou com sintomas persistentes recomenda-se um período adicional de 4 semanas.
Qual a diferença entre o divena E o pantoprazol?
Divena é uma marca de pantoprazol magnésico. A diferença entre os dois sais do fármaco pantoprazol é farmacocinética. O pantoprazol magnésico tem maior meia-vida de eliminação do que o pantoprazol sódico. Resultando assim, numa exposição mais prolongada ao medicamento.
PANTOPRAZOL: Para que serve, RISCOS e como usar
Qual o melhor protetor para o estômago?
O omeprazol (ou outros “prazóis” da mesma família) é o melhor medicamento para o tratamento da doença do refluxo.
Qual faz menos mal omeprazol ou pantoprazol?
O Omeprazol tem mais efeitos colaterais descritos, por 2 motivos. Ele é mais antigo do que o Pantoprazol e, por isso as pessoas passaram mais tempo expostas ao Omeprazol, do que ao Pantoprazol. Como consequência disto, há mais efeitos adversos descritos no caso do Omeprazol.
Quais os riscos de tomar pantoprazol todos os dias?
Um estudo da Universidade de Hong Kong e da University College London mostrou que o uso prolongado de inibidores de bomba de próton (IBP), como Omeprazol e Pantoprazol, pode aumentar em 2,4 vezes o risco de desenvolver câncer de estômago.
Qual é o melhor remédio para gastrite e refluxo?
Os remédios para refluxo gastroesofágico, como o bicarbonato de sódio, o omeprazol ou a cimetidina, ajudam a inibir a produção de ácido, ou neutralizar a acidez no estômago, aliviando os sintomas do refluxo, como azia ou sensação de queimação que pode atingir a garganta e peito, além do estômago.
Quem tem gastrite pode tomar pantoprazol todos os dias?
O pantoprazol pode ser usado por tempo prolongado desde que indicado por um médico e acompanhado, pois como qualquer outro medicamento ele não é isento de efeitos colaterais. A gastrite que vemos na endoscopia, na maior parte das vezes, não deve ser valorizada.
Quanto tempo leva para o divena fazer efeito?
O tratamento com pantoprazol magnésico di-hidratado deve proporcionar o desaparecimento dos sintomas de azia, dor epigástrica e regurgitação ácida. Sua ação ocorre logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo por 3 dias.
Qual é o genérico do remédio divena?
Pantoprazol Sódico Sesqui-Hidratado Neo Química 40mg, caixa com 42 comprimidos revestidos de liberação retardada.
O que é bom para o refluxo?
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.
Qual é o princípio ativo do divena?
Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) 40 mg está indicado para o tratamento das esofagites de refluxo moderada ou grave e dos sintomas de refluxo gastroesofágico (azia e regurgitação).
Quem toma divena pode beber?
Em relação ao medicamento, não há efeitos colaterais com o uso de álcool, porem o álcool faz piorar o refluxo, então pode prejudicar seu tratamento.
Pode tomar divena e domperidona juntos?
Pode sim. Sem problemas. Inclusive é uma associação comum no tratamento de algumas doenças como Doença do Refluxo.
Como acabar com a gastrite de uma vez por todas?
A alimentação é fundamental para curar a gastrite devendo-se incluir alimentos de fácil digestão e que evitem a produção excessiva de ácido no estômago, dando preferência aos alimentos cozidos em água e sal ou grelhados com sal, alho e azeite.
Quais os sintomas de uma crise de refluxo?
– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.
Quais são os alimentos que causam refluxo?
- Café ...
- Cerveja. ...
- Chocolate. ...
- Frutas cítricas. ...
- Amendoim. ...
- Cebola. ...
- Abacate. ...
- Pimentas.
Porque a gastrite demora sarar?
A gastrite crônica é a mais comum e é associada ao estilo de vida, como alimentação, estresse e sedentarismo. Dependendo de sua gravidade, a gastrite pode atingir a mucosa estomacal inteira ou apenas parte dela.
O que é uma gastrite nervosa?
A gastrite nervosa, é um tipo de gastrite que possui relação com fatores emocionais, tais como ansiedade e estresse excessivo. A gastrite é uma condição física associada a fatores psicossociais, alimentares infecciosos e pelo uso de medicamentos. A doença tem cura e pode ser tratada de forma eficaz.
Quais são os males que o pantoprazol pode causar?
Distúrbios do sono, dor de cabeça, boca seca, diarreia, náusea/vômito, inchaço e distensão abdominal, dor e desconforto abdominal, prisão de ventre, aumento nos níveis de enzimas do fígado, tontura, reações alérgicas como coceira e reações de pele (exantema, rash e erupções), fraqueza, cansaço e mal estar.
Quem tem problema de refluxo pode tomar vitamina D?
Bom dia, a vitamina D pode ser suplementada em gotas sem problemas.
Qual o tempo máximo para tomar pantoprazol?
Pantoprazol Comprimido 40 mg
Para úlceras gástricas e esofagite por refluxo, em geral é adequado um período de tratamento de quatro semanas. Em casos individuais pode ser necessário estender o tratamento para quatro semanas (úlcera duodenal) ou para 8 semanas (úlcera gástrica e esofagite por refluxo).
Como se faz o desmame do pantoprazol?
5.4.2 TITULAÇAO DE DOSE E DESMAME
A dose pode ser reduzida em 50% ao longo de duas a quatro semanas, o número de tomadas diárias pode reduzir de duas vezes ao dia para uma vez ao dia ou pode ser administrada em dias alternados.
Quanto tempo demora para engravidar apos a ejaculaçao?
Por que algumas palavras são acentuadas e outras não?