Quais os dois tipos de resíduos?

Perguntado por: Manuel Gaspar de Neves  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (41 avaliações)

Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o ...

Quais são os dois tipos de resíduos?

Resíduos Industriais

Os resíduos classe I são caracterizados como perigosos, quando implicam em risco á saúde pública e ao meio ambiente, já o classe II são os que não apresentam as características do classe I como o papel, papelão, copos descartáveis e o vidro.

Qual são os tipos de resíduos?

Tipos de resíduos: entenda como é feita a classificação
  • Os diferentes tipos de resíduos.
  • Resíduos urbanos.
  • Resíduos industriais.
  • Resíduos de construção civil.
  • Resíduos de serviços de saúde.
  • Resíduos agrícolas.

O que são resíduos e quais os tipos?

Resíduo é tudo aquilo que não foi aproveitado nas atividades de indústrias, comércios e residências, como o lixo e demais materiais e que devem ser descartados. Podem ser orgânicos (como restos de alimento) ou não (derivados de materiais como plástico, vidro e metal, por exemplo).

O que são resíduos Classe I II A e II B?

A classificação dos resíduos sólidos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes). ... classe de risco - resíduos não perigosos.

Tipos de resíduos - Série Compostagem do Zero #5/15

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os resíduos classe II A?

Resíduos Classe II A — Não inertes. Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso. Logo, faz parte dos resíduos de classe I. Os resíduos de classe II, por sua vez, não apresentam periculosidade.

O que são resíduos da classe I?

Os resíduos perigosos fazem parte da Classe 1 (classificação de resíduos sólidos) e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

Quais são os tipos de resíduos e como eles devem ser descartados?

Os resíduos químicos compõem o Grupo B e apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente. ... Já os líquidos, podem ser descartados em esgoto sanitário com tratamento, enquanto as embalagens devem ser separadas como resíduo sólido urbano.

Qual é a diferença entre lixo e resíduo?

O que é resíduo? Diferentemente do lixo, podemos considerar que o resíduo é tudo aquilo que ainda pode ser reciclado e reutilizado. Assim, esse tipo de material deve ser separado do lixo, fazendo com que seja direcionado para um lugar onde possa ser tratado para os seus devidos fins.

São considerados resíduos?

Pode ser classificado como resíduo orgânico qualquer material de origem animal ou vegetal, e materiais que já foram utilizados. Portanto, entram nesse grupo resíduos de alimentos (como restos de carnes, frutas e vegetais).

Quais são os principais resíduos gerados pelo corpo humano?

Geralmente é constituído de seringas, agulhas, curativos e outros materiais que podem apresentar algum tipo de contaminação por agentes patogênicos (causadores de doenças).

Quais são os dois tipos de resíduos sólidos urbanos?

Composição dos Resíduos Sólidos Urbanos
  • Matéria orgânica: restos de comida;
  • Papel e papelão: caixas, embalagens, jornais e revistas;
  • Plástico: garrafas e embalagens;
  • Vidro: garrafas, copos, frascos;
  • Metais: latas;
  • Outros: roupas e eletrodomésticos, por exemplo.

O que são resíduos inertes e não inertes?

Os resíduos não inertes, diferentemente dos resíduos inertes, são aqueles que não se apresentam como corrosivos, inflamáveis, tóxicos, patogênicos, e nem apresentam predisposição a sofrer uma reação química. Eles podem apresentar características biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água.

Qual a diferença entre lixo e resíduo Brainly?

O lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga fora. Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo.

Quais são as diferenças do significado lixo?

O lixo é definido como qualquer tipo de item que não tem mais utilidade e não pode ser reutilizado, esteja em estado líquido ou sólido. Resíduo, por sua vez, é o nome dado à sobra de material, que pode ser reutilizado de outra forma por outra pessoa em determinado momento.

Qual é a diferença entre os termos lixo resíduo e rejeito?

Resíduo é o termo correto para designar algo que foi descartado, que não tem mais utilidade. Porém, passa a ter utilidade em outro processo produtivo, como matéria-prima na indústria, por meio da reciclagem. Já o termo rejeito foi criado para designar algo que não pode ser reutilizado, reciclado ou compostado.

Como reciclar os resíduos?

Vejamos algumas sugestões para reaproveitar o resíduo a fim de combater o desperdício:
  1. Papeis usados podem se transformar em blocos de rascunhos;
  2. Garrafas de água podem ser reaproveitados, bastando apenas serem lavados;
  3. Madeiras podem ser reaproveitadas para serem utilizadas com móveis ou até mesmo objeto de decoração;

Como é feito o descarte de resíduos?

– Aterro Sanitário: Em um local impermeabilizado, os resíduos sólidos são colocados no solo, mediante a camadas de material próprio. Incineração: Utiliza-se a combustão controlada para redução de peso e do volume do lixo.

Quais os resíduos mais descartados?

Há, ainda, o descarte de lixo especial (composto por materiais como baterias, pilhas, embalagens de agrotóxicos ou veneno e restos de demolições) e lixo hospitalar (formado por medicamentos e produtos hospitalares em geral), uma grande variedade de resíduos que causam grandes prejuízos ao meio ambiente quando são ...

Como descartar resíduos classe 1?

O aterro sanitário é a melhor destinação para os resíduos inertes.

Quais são os resíduos classe A?

Classe A - são os resíduos que podem sem reciclados e reutilizados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e ...

O que é transporte de resíduos classe II A?

Resíduos classe II A – Não inertes:

Os resíduos classe II A – Não inertes, podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Têm baixa periculosidade, mas ainda oferecem capacidade de reação química em certos meios.

Como descartar resíduos Classe 2?

Os resíduos inertes podem ser depositados em aterros sanitários. Os outros resíduos para serem dispostos em aterros sanitários deverão ser tratados para eliminar radioatividade, patogenicidade, e algumas vezes podem ser incineradas.

Quais são os resíduos inertes?

Alguns exemplos de resíduos inertes são os entulhos de demolição, pedras, areia e sucata de ferro. Esses materiais possuem a característica de não se decomporem e sofrerem qualquer alteração em sua composição com o passar do tempo. Esses resíduos podem ser dispostos em aterros sanitários e até mesmo reciclados.

Quais são os resíduos não inertes?

Resíduos não perigosos não inertes (Classe II A)

Assim são classificados os resíduos não inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química. Porém, não é correto dizer que os resíduos classe II A não oferecem riscos aos seres vivos ou ao meio ambiente.

Artigo anterior
O que é um ativo de risco?
Artigo seguinte
Qual o cianeto que mata?