Quais os direitos que são transferidos aos usufrutuário no direito real de usufruto?

Perguntado por: Alexandre Matias de Nogueira  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

Os direitos de ordem geral que competem ao usufrutuário são a posse, o uso, a administração, e a percepção dos frutos como dispõe o art. 1.394 do CC.

Quais são os direitos do usufrutuário?

O usufrutuário tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos (rendas). O usufruto pode recair em um ou mais bens, móveis ou imóveis, em um patrimônio inteiro, ou parte deste, abrangendo-lhe, no todo ou em parte, os frutos e utilidades.

O que se entende por direito real de usufruto explique?

O usufruto é o direito real, conferido a alguma pessoa, durante um tempo que autoriza a retirar, de coisa alheia, frutos e utilidades que ele produza” (direito das coisas, v. 1p.309), ou seja, ele se apresenta como uma forma que o terceiro utiliza a propriedade.

É possível a penhora do usufruto?

Responde Carvalho Santos: “o direito de usufruto não pode ser objeto de penhora, como conseqüência da sua inalienabilidade. O exercício desse direito, porém, pode ser penhorado, consoante doutrina geralmente admitida e sancionada por pacífica jurisprudência”. (Código Civil Brasileiro interpretado, 16a ed.

O que é usufruto de um imóvel?

Usufruto é o direito conferido a alguém, em um tempo pré-determinado, para usar um bem cuja propriedade é de outra pessoa. Ou seja, o usufruto pode ser um direito que está ligado a um imóvel, como casas, apartamentos, terrenos e mansões. E como direito, ele precisa ser registrado em cartório.

Usufruto (Direitos Reais) - Resumo Completo

26 questões relacionadas encontradas

É possível vender um imóvel com usufruto?

O usufrutuário, por sua vez, não pode vender o bem. Pode apenas cedê-lo (isto é, ceder o direito de uso) gratuita ou onerosamente. Mas continua responsável pela preservação do bem perante o nu-proprietário.

Como tirar o usufruto de um imóvel?

Sendo o usufruto vitalício e falecido o usufrutuário, basta apresentar um requerimento e a certidão de óbito original (ou cópia autenticada) no Cartório de Registro de Imóveis para que o usufruto seja cancelado na matrícula do imóvel.

Qual a controvérsia sobre a penhora do usufruto de imóveis?

O usufruto é direito real na coisa alheia, direito personalíssimo. Como tal, não pode ser objeto de penhora (art. 1.393 do CC [p. 319]), podendo esta recair, tão-somente, sobre o seu exercício, se tiver expressão econômica, com o qual o credor poderá obter rendimentos periódicos para pagamento de seu crédito.

É possível numa ação executiva movida contra o usufrutuário fazer a penhora sobre a percepção dos frutos do usufruto?

O direito, não pode, portanto, ser penhorado em ação executiva movida contra o usufrutuário: apenas seu exercício pode ser objeto de penhora, desde que tenha expressão econômica.

É possível numa ação executiva movida contra o usufrutuário fazer a penhora sobre a percepção dos frutos do usufruto explique?

O direito não pode ser penhorado em ação de execução movida por dívida do usufrutuário, pois o bem poderia, em último caso, ser vendido em hasta pública. Devido à possibilidade de cessão do exercício do usufruto, mostra-se possível a penhorabilidade deste exercício.

O que é usufruto exemplo?

Uma doação com reserva de usufruto é o exemplo mais comum de ato entre vivos que constitui direito de usufruto. Por exemplo, uma pessoa tem um imóvel; ela pode doar o imóvel para um amigo A, com reserva de usufruto para o amigo B.

O que pode ser objeto de usufruto?

Usufruto é uma segurança jurídica dada àquele que doa seu imóvel à terceiro. O usufruto nada mais é que o direito de uso do imóvel, mesmo que não se detenha a sua propriedade. Assim, a pessoa doa o imóvel para um terceiro, que se torna o proprietário, mas que não pode USAR o bem, enquanto o doador for vivo.

Quais são os tipos de usufruto?

O usufruto pode ser vitalício (tempo indeterminado) ou temporário (tempo determinado). O mais usual é o vitalício, quando não há prazo estipulado para seu fim e encerra-se com a morte do do usufrutuário. Para pessoa jurídica o usufruto tem duração de no máximo 30 anos.

Pode o usufrutuário alugar o imóvel?

Usufruto é um direito real (art. 1.255, IV, CC) e significa o direito de usar e fruir o imóvel alheio sem pagamento ao proprietário. O usufrutuário tem a posse direta, podendo usar, alugar, dar em comodato, e tem legitimidade para ações possessórias.

Pode usufrutuário despejar proprietário?

Não. O proprietário pode concedê-lo a quem ele quiser. Se o usufrutuário tiver uma súbita melhora em seu padrão de vida e não precisar mais do imóvel, o usufruto pode ser extinto? Não, a menos que o usufrutuário concorde em renunciar ao imóvel.

Quando o usufrutuário morre?

A morte do usufrutuário não gera direito aos herdeiros de usarem e fruírem do direito que pertencia ao falecido. Havendo o falecimento, o usufruto será extinto conforme previsto no art.

É possível a penhora não recair sobre a coisa mas sobre os frutos e rendimentos que ela produz?

834, Novo CPC, prevê que seus bens, frutos e rendimentos poderão, então, ser penhorados. Contudo, a medida será efetuada apenas se não houver outros bens penhoráveis.

Quais são os aspectos da propriedade que coincidem com os do usufruto?

O usufrutuário tem direito de usar e gozar livremente dos bens até o fim do usufruto. Em outras palavras, o usufrutuário tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos (art. 1.394 do CC/02).

É possível fazer uma doação com cláusula de usufruto explique com fundamento?

Como fazer a doação com usufruto

A doação de bens imóveis necessariamente precisa ser feita em cartório por escritura pública. ... Então, o cartório irá lavrar a escritura pública e nela deverá ser fixada a cláusula de usufruto. Posteriormente, para tornar-se válida, tal doação deverá ser averbada na matrícula do imóvel.

É possível revogar a concessão de usufruto?

A duração do usufruto poderá ser temporária, quando estipulada com prazo para seu término, ou vitalícia, durando até o fim da vida do usufrutuário, sendo no entanto, possível revogar a concessão do direito do usufruto pelo nu-proprietário do imóvel através de averbação na matrícula do imóvel.

Quanto custa tirar o usufruto?

Tem o mesmo custo de uma escritura, com pagamento de certidões e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Quando a transação é de compra e venda, a taxa é de 4% do valor do imóvel. Mas se for doação com reserva de usufruto, o percentual é de 2%.

Quanto custa para dar baixa em usufruto?

Tem o mesmo custo de uma escritura, com pagamento de certidões e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Quando a transação é de compra e venda, a taxa é de 4% do valor do imóvel. Mas se for doação com reserva de usufruto, o percentual é de 2%.

Qual a vantagem do usufruto?

Usufruto é o direito de poder usufruir dos benefícios que o bem pode trazer (moradia, aluguel, lazer, etc). Ele pode ter prazo determinado ou, o mais comum: pode ser vitalício. Enquanto viverem os usufrutuários, deles é o direito de usufruir do bem.

O que é usos e frutos vitalício?

Usufruto vitalício é uma doação com reserva de usufruto, feita em cartório, pelo qual o proprietário pode transmitir para outra pessoa a propriedade de um bem, mesmo tendo o direito de continuar a usar este bem e administrá-lo. É um mecanismo muito usado por pais que ainda em vida querem repassar seus bens aos filhos.

Quais são as formas de constituição do usufruto?

O usufruto pode ser constituído pela lei, por ato inter vivos (contrato, p. Ex.), por ato causa mortis(testamento), por doação e por usucapião. É cabível o usufruto simultâneo, ou seja, duas ou mais pessoas exercerem o referido direito ao mesmo tempo.

Artigo anterior
O que é pássaro exótico?
Artigo seguinte
Quanto custa licenciamento?