O que é desinência exemplos?

Perguntado por: Bárbara Vicente Soares  |  Última atualização: 26. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

Desinências nominais são morfemas que, quando juntos a algumas palavras, especialmente substantivos e adjetivos, indicam sua flexão em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural). Exemplos: -o: desinência nominal indicativa do gênero masculino. -a: desinência nominal indicativa do gênero feminino.

Quais são os tipos de desinência?

Desinências são os elementos terminais indicativos das flexões das palavras. Existem dois tipos de desinências: nominais e verbais.

O que é desinência nominal e verbal?

A desinência faz parte dos estudos em morfologia e tem papel relevante na estrutura de uma palavra. Desinências são morfemas responsáveis pela flexão de vocábulos, eles se juntam a uma palavra para contribuir quanto à definição do gênero, do número, de um tempo verbal e assim por diante.

É uma desinência?

Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.

O que é desinência número pessoal zero?

II) As desinências são morfemas responsáveis por indicar o gênero e número dos substantivos, e o modo-tempo e número-pessoa dos verbos. III) Desinência zero é o nome que se dá às palavras que não possuem desinências.

Desinências [Prof. Noslen]

37 questões relacionadas encontradas

O que é morfema zero exemplos?

O Morfema Zero é a ausência de desinência. Assim, não necessita de qualquer desinência para encerrar o seu sentido. A ausência da letra “s” no final de uma palavra, por exemplo, pode indicar que a mesma se apresenta no singular. Exemplo: sol, livro, mês.

O que é prefixo e sufixo exemplos?

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Como identificar uma desinência?

Pelas desinências, conseguimos identificar o gênero e o número das seguintes palavras: menino: masculino, singular.
...
Desinências nominais
  1. -o: desinência nominal indicativa do gênero masculino.
  2. -a: desinência nominal indicativa do gênero feminino.
  3. -s: desinência nominal indicativa do número plural.

Qual a ordem correta dos morfemas?

O estudo dos morfemas compreende o estudo sobre a formação e a estrutura das palavras. O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.

O que é um radical de uma palavra?

Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).

Qual é a diferença entre desinência nominal e vogal temática?

A vogal temática é a vogal que se une ao radical da palavra. ... As desinências são morfemas que indicam as flexões das palavras (número, gênero, pessoa, modo e tempo verbal). São acrescidas no final dos termos e podem ser nominais ou verbais.

O que são formas de nominais?

As formas nominais do verbo são o infinitivo, o particípio e o gerúndio. Não fazem parte de nenhum tempo ou modo verbal. São chamadas de formas nominais porque desempenham tanto função de verbo, como função de nome.

O que é uma flexão verbal?

Flexão verbal é a variação do verbo em modo, tempo, número, pessoa e voz do discurso.

Quais são os tipos de tempos verbais?

Os tempos verbais
  • Presente: expressa que um fato ocorre no momento da fala. Exemplo: Agora Ana descansa.
  • Pretérito: é a referência a algo que aconteceu antes da fala. Divide-se em perfeito (simples e composto) e imperfeito. 2.1. ...
  • Futuro: é a referência ao que ainda não ocorreu ou não foi realizado.

O que é desinência do infinitivo?

É a vogal que torna possível a ligação entre o radical e a desinência. R: desinência de infinitivo. A junção do radical cant- com a desinência –r no português é impossível, é a vogal temática “a” que torna possível essa ligação.

Qual é a desinência de pessoa em cada forma verbal da resposta?

Resposta: Nós e eles . Explicação: Não sei se está certo mas é o que eu acho .

Qual a ordem dos morfemas da palavra equilibristas?

Isto posto, marque a opção que indica a ordem correta dos morfemas na palavra equilibristas. radical, sufixo, desinência de gênero, desinência de número. radical, prefixo, desinência de gênero, desinência de número. ... radical, sufixo, desinência de gênero, desinência de gênero.

Como separar os morfemas de uma palavra?

Os elementos mórficos de uma palavra dividem-se em: raiz, radical, tema, afixos, desinências e vogal temática. Vejamos cada um mais a fundo: Raiz – A raiz cumpre a função literal de seu nome, ela serve como base para a formação de diversas palavras, pois contém o núcleo significativo das mesmas.

Como classificar os elementos Mórficos?

Na estrutura e formação das palavras, existem diferentes elementos mórficos, com diferentes significados:
  1. radical e raiz;
  2. vogal temática;
  3. tema;
  4. desinências;
  5. afixos;
  6. vogais e consoantes de ligação.

Qual a diferença entre desinências nominais e desinências verbais de pelo menos um exemplo de cada?

As desinências nominais são os morfemas que, quando adicionados aos nomes, ou seja, substantivos e adjetivos, indicam sua flexão em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural). Desinência de número – indicam o singular ou o plural dos nomes. Exemplos: mesa – mesas; carro – carros; homem – homens.

Em qual das alternativas o morfema e desinência de gênero?

6a Questão Em qual das alternativas o morfema (a) é desinência de gênero? Placa.

O que é sufixo exemplo?

Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). ... Por exemplo: se adicionarmos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada, pedreiro.

O quê sufixo exemplos?

Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. ... O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

Como caracterizamos um morfema?

O que é?
  1. Morfema é a unidade mínima dotada de significado que integra o vocábulo. ...
  2. comer – comia – comem – comilão: com é o morfema lexical da palavra comer. ...
  3. 1) prefixo - apresenta-se antes de um vocábulo existente:
  4. respeito → desrespeito.
  5. 2) sufixo - apresenta-se após o radical ou tema de uma palavra:
  6. planta → plantação.

Artigo anterior
Qual a maior TV no mercado brasileiro?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas da crise de ansiedade?