Quais os direitos e deveres dos metecos?

Perguntado por: Raúl Garcia de Lourenço  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

Identifique um dever e um direito dos metecos. a) A cidadania era exercida por homens livres, descendentes de cidadãos, e que tivessem alcançado a maioridade. b) Cabia aos metecos o dever de cumprir as leis e de pagar os tributos. Entre seus direitos, destacava-se exercer atividades ligadas ao comércio e ao artesanato.

Qual era a função dos metecos?

Eles se dedicavam ao comércio e à atividade manufatureira. Apesar de não possuírem os mesmos direitos que os atenienses, os metecos eram assimilados pela população, gozando vários direitos que não implicassem na participação na política.

Quem eram os metecos na sociedade grega?

Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato.

Quem eram os metecos os cidadãos e os escravos?

Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos. Na sociedade ateniense existia ainda outra camada social: os metecos. Considerados homens livres, como os cidadãos atenienses, os metecos não desfrutavam do direito à cidadania que os cidadãos usufruíam.

Qual é a diferença entre Esparciatas e metecos?

Eles usufruíam de privilégios políticos e se dedicavam em tempo integral ao governo da cidade. ... Por outro lado, os metecos eram homens livres, porém, não eram nascidos em Atenas e, portanto, não tinham acesso aos principais cargos políticos. Desse modo, dedicavam-se ao comércio e pagavam os impostos.

Direitos Individuais & Coletivos | Direito Constitucional

30 questões relacionadas encontradas

O que são os esparciatas?

Os esparciatas eram o corpo de elite do exército de Esparta, pois dedicavam toda a sua vida ao treinamento militar. Esse treinamento iniciava-se aos sete anos de idade e seguia durante toda a vida, o que fazia dos soldados espartanos os melhores e os mais disciplinados de toda a Grécia.

Quem eram os chamados metecos?

Metecos: Eram os estrangeiros residentes em Atenas, geralmente se dedicavam ao comércio. ... Os metecos estavam excluídos dos direitos políticos, não sendo considerados cidadãos, e estavam proibidos de casarem com mulheres atenienses.

O que eram os Georgóis?

Georgóis: pequenos proprietários, também livres e considerados cidadãos; Demiúrgos: comerciantes que enriqueceram e também possuíam o status de cidadãos; Metecos: estrangeiros que, em geral, se dedicavam ao comércio e não possuíam direitos políticos; ... Não possuíam direito à participação política.

Qual é o significado da palavra metecos?

Nome dado em Atenas aos estrangeiros que haviam fixado residência nesta cidade. 2. [Por extensão] Estrangeiro domiciliado num país.

Quem eram os escravos na sociedade grega?

Os escravos eram os prisioneiros de guerra ou condenados por algum crime; um ultimo motivo para a escravização (que existiu como prática apenas até 594 a.C.) era por pagamento de dívidas; nesse caso, até mesmo um cidadão poderia virar escravo, reduzido socialmente à referida condição junto com seus filhos.

Quem eram os excluídos na sociedade ateniense?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quem eram os homens livres na Grécia?

Os cidadãos eram homens livres, maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses. Formavam quase metade da população de homens livres, isto é, cerca de 40 mil homens no tempo daquele estadista (século V a. C.). Só eles podiam ser proprietários de terras e participar na vida política da cidade.

Qual é a religião dos gregos?

A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.

O que é Theta?

THETAS: Grupo marginalizado e sem terras. Muitos se dedicam às atividades comerciais. METECOS: comerciantes estrangeiros. ESCRAVOS: ou por dívidas ou adquiridos em guerras.

Qual o nome dos estrangeiros em Atenas?

Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era a) fratrias.

Quem eram os Geomores?

b) os geomores eram formados pelos pequenos proprietários rurais; c) os demiurgos eram os pequenos artesãos; d) os estrangeiros (metecos), considerados livres e sem direitos políticos; e) os escravos adquiridos por meio de guerras, de comércio e por dívida constituíam a base de toda a produção econômica.

O que significa a palavra Eupatridas?

[ História ] Que ou quem era membro das famílias aristocráticas que dominavam Atenas, na Antiguidade clássica.

Qual é o significado da palavra Peloponeso?

O Peloponeso (em grego: Πελοπόννησος; romaniz.: Pelopónissos) é uma extensa península montanhosa no sul da Grécia, com 21 439 quilômetros quadrados, unida ao continente pelo istmo de Corinto.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

O que eram os demiurgos em Atenas?

Já os comerciantes, artesãos e assalariados urbanos, que eram chamados demiurgos, estavam excluídos das decisões políticas da pólis e também queriam participar delas. O resultado dessas pressões constantes foi uma reforma nas leis feita por Sólon, um juiz ateniense.

Qual era o papel dos Arcontes na Grécia Antiga?

Tipos de arcontes e suas funções principais:

Era o responsável pela administração civil e se ocupava das leis familiares e hereditárias. - Já os arcontes tesmotétas tinham a função de preparar as leis e fazer com que estas fossem executadas. Ou seja, tinham a importante função de administrar a justiça na cidade-estado.

Quem era o demos e os eupátridas?

Os eupátridas consistiam em um grupo social da Grécia Antiga detentores de altas posições, constituindo a nobreza da região da Ática (correspondente a Atenas e regiões circunvizinhas). Em grego, o termo significa algo como "aqueles bem nascidos", ou "os de pais nobres".

Como eram chamados os estrangeiros que não podiam participar das decisões políticas da polis?

Também em Atenas verificamos a figura dos estrangeiros chamados metecos. Só era cidadão quem nascia na cidade e por isso, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. A economia grega se baseava em produtos artesanais, na agricultura e no comércio.

Quais eram os membros da sociedade ateniense?

A sociedade ateniense era dividida no período de seu apogeu em: Eupátridas (alta aristocracia, com direito a cidadania, que foi progressivamente abrangendo os menos ricos); Metecos (pequenos comerciantes, sem direitos de cidadão) estrangeiros.

Como eram os esparciatas?

Esparciatas ou Homoios constituíam uma das divisões da sociedade espartana. Eram os cidadãos espartanos que permaneciam à disposição do exército ou dos negócios públicos. Em geral, não podiam exercer o comércio nem vender suas terras, sendo sustentados pelos servos. ... Os esparciatas eram a camada dominante de Esparta.

Artigo anterior
Qual a importância das cartas patrimoniais?
Artigo seguinte
Como produzir menos lixo na escola?