Quais os direitos de um funcionário temporário?

Perguntado por: Salomé Sá de Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

Ou seja, você deve:
  • Assinar sua carteira de trabalho.
  • Fazer o pagamento dentro do salário da categoria.
  • Cumprir a jornada de trabalho diária.
  • Quitar as horas extras, quando existirem.
  • Pagar vale-transporte.
  • Também pagar outros benefícios e adicionais oferecidos pela empresa.

O que o trabalhador temporário não tem direito?

O trabalhador temporário não tem direito a seguro desemprego, aviso prévio, 40% do FGTS e férias. Essa última, porque não chega a atingir um ano de trabalho, mas como mencionamos acima, tem direito a receber em valor as férias proporcionais a cada mês trabalhado, com o acréscimo de um terço.

Qual o período total do trabalho temporário?

O período máximo que um trabalhador temporário pode ficar à disposição da empresa tomadora é de 270 dias ao total.

Quem tem contrato temporário recebe seguro desemprego?

Os trabalhadores temporários não têm direito a seguro-desemprego, aviso prévio, 40% FGTS e licenças. Uma pessoa, por não ter ganho um ano de trabalho, mas, conforme mencionado acima, terá direito a férias pelo valor de cada mês trabalhado, ao qual é acrescido um terço.

O que me faz perder o seguro desemprego?

A regra do seguro-desemprego é a de que o benefício deve ser pago somente para trabalhadores que não possuem nenhuma fonte de renda (formal ou informal). Caso seja identificada alguma fonte de renda pelo Ministério do Trabalho ou Receita Federal, o seguro-desemprego será suspenso.

Fui contratado como temporário, tenho os mesmos direitos do empregado comum?

31 questões relacionadas encontradas

Como é definido o trabalho temporário?

Segundo a legislação, o trabalho temporário é prestado por pessoa física, contratada por uma empresa de trabalho temporário, que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços ou cliente, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

Quantas vezes um contrato de trabalho temporário pode ser renovado?

Diferente de outros, o contrato temporário deve ter um prazo máximo estipulado, cabendo uma prorrogação limitada. Este prazo seria de até 180 dias, com uma extensão de mais 90 dias. Um detalhe importante sobre a regra do prazo máximo é sobre a contratação do mesmo trabalhador após a extensão.

Qual a lei do contrato temporário?

L6019. LEI No 6.019, DE 3 DE JANEIRO DE 1974. Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas, e dá outras Providências.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a décimo terceiro?

Assim, os servidores temporários têm direito ao recebimento do décimo terceiro salário e das férias acrescidas de um terço se houver previsão em lei ou no contrato de trabalho, bem como se o ente público renova ou prorroga a contratação do servidor vez que admitido para atender à necessidade temporária e excepcional da ...

Como funciona a rescisão de contrato temporário?

No caso de rescisão de contrato de trabalho temporário, o empregado tem direito ao FGTS, depositado na conta vinculada do FGTS, com direito a saque, 1/3 sobre as férias proporcionais, férias proporcionais aos dias trabalhados, e décimo terceiro proporcional aos meses trabalhados.

Qual o prazo máximo de um contrato temporário?

Normalmente, o prazo do contrato não pode exceder 180 dias, consecutivos ou não. Porém, quando necessário, pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias a mais, totalizando 270 dias. Diante disso, a empresa deve comprovar a causa da prorrogação, para que seja avaliada a necessidade.

O que diz a Lei 6.019 74?

A Lei nº 6.019/74 (que também é conhecida como lei do trabalho temporário) é a que define as regras para que uma relação entre empregador e trabalhador temporário aconteça de maneira saudável.

O que diz a Lei 13467 2017?

Em vigor desde 2017, a reforma trabalhista (Lei 13.467, de 2017) mudou as regras relativas a remuneração, plano de carreira e jornada de trabalho, entre outras. A norma foi aprovada para flexibilizar o mercado de trabalho e simplificar as relações entre trabalhadores e empregadores.

Qual a nova definição de trabalho temporário está prevista no caput do art 2º da Lei 6.019 1974 com redação dada pela Lei 13.429 2017?

Adaptando o conceito legal à Lei 13.429, a qual deu nova redação ao art. 2º, caput, Lei 6.019, trabalhador temporário é o contratado por empresa de trabalho temporário, para prestação de serviço destinado a atender à necessidade transitória de substituição de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

Quantas vezes pode renovar o contrato por prazo determinado?

O contrato de trabalho por prazo determinado (Lei 9.601/1998) é o mesmo, mas as partes podem ir estendendo a sua duração, desde que não ultrapasse o limite de 2 anos. Dentro desse limite, o contrato por prazo determinado pode ser prorrogado tantas vezes desejarem as partes, sem que ele se torne por prazo indeterminado.

Qual o período que o trabalhador temporário pode voltar a trabalhar novamente na mesma empresa?

Prazo para recontratação do mesmo trabalhador temporário

90 dias. Este é o prazo mínimo estipulado em lei para que a Utilizadora de trabalhadores temporários possa contratar um mesmo trabalhador após cumprido o prazo do contrato intermediado pela Agência. Os parágrafos 1º e 2º do Art.

Quais as principais mudanças geradas pela lei da Reforma Trabalhista lei n º 13.467 2017?

Nova lei trabalhista - Principais mudanças para o trabalhador
  • Fim da contribuição sindical obrigatória. ...
  • Prática do contrato intermitente. ...
  • Teletrabalho/home office. ...
  • Férias fracionadas. ...
  • Jornada de trabalho e banco de horas. ...
  • Processo de demissão. ...
  • Rescisão contratual. ...
  • Local de trabalho para grávidas.

Quais as principais alterações trazidas pela lei nº 13.467 2017?

MUDANÇAS COM A LEI 13.467/2017 (NOVAS REGRAS)

As horas de banco não sofrem acréscimo; Podem haver períodos e situações diferentes de compensação em convenção coletiva; Base legal: Lei 9.601/1998; Poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de 6 meses (art.

Quais as principais mudanças que surgiu com a lei 13.467 2017 Reforma Trabalhista?

Para alterar a CLT, foi aprovada a Lei Nº 13.467/2017, que também modificou outras três leis relativas a direitos dos trabalhadores e deveres dos empregadores. As modificações mexem em questões como férias, horário de descanso e alimentação, carga horária, remuneração, ações na justiça e outras.

É lícita a cobrança pela empresa de trabalho temporário a título de mediação do contrato?

Também é vedado à empresa do trabalho temporário cobrar o trabalhador qualquer importância, mesmo a título de mediação, podendo apenas efetuar descontos previstos em lei (art. 18 da Lei n. 6.019/74).

O que Considera-se prestação de serviços a terceiros?

Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.

O que vem a ser salário equitativo?

O salário equitativo, previsto no artigo 12, alínea a, da Lei 6019/74, é relativo à equivalência de remuneração entre trabalhador temporário e empregados da mesma categoria da empresa-cliente ou tomadora de serviços.

Como funciona a contratação de funcionário temporário?

Para contratar um trabalhador temporário, é necessário que sua empresa procure outra companhia que realize esse tipo de serviço, chamada de PRESTADORA. A empresa que contrata o serviço e utiliza o trabalho realizado pelo temporário é chamado de TOMADORA.

Quais são os prazos dos contratos de trabalho?

Duração: no máximo de dois anos. Prorrogação: O contrato poderá ser prorrogado mais de uma vez, desde que o tempo máximo seja de dois anos. Se ultrapassar o prazo de dois anos, o contrato passará a ser contrato por tempo indeterminado. Intervalo para o novo contrato: Mínimo de 6 meses para ser renovado o contrato.

Qual a diferença entre contrato temporário e contrato por prazo determinado?

O contrato de experiência é um contrato por prazo determinado e regido pela CLT firmado entre empregador e empregado, já o contrato temporário é celebrado pela empresa de trabalho temporário e a tomadora de serviços.

Artigo anterior
O que significa cidade de procedência?
Artigo seguinte
Qual o castigo Prometeu recebeu de Zeus a caixa de Pandora?