Quais os direitos da vítima?

Perguntado por: Sandro Artur de Cardoso  |  Última atualização: 18. November 2024
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

Direito das Vítimas
  • Direito à informação. ...
  • Direito à participação. ...
  • Direito de ser ouvida. ...
  • Direito à Consulta ou Assistência Jurídica. ...
  • Direito à proteção e ao sigilo. ...
  • Direito a ser encaminhada à programa de proteção. ...
  • Direito a ter um tratamento profissional individualizado. ...
  • Direito à reparação de danos.

O que a vítima faz na audiência?

Após a abertura da audiência, a primeira pessoa a falar é a vítima. Isto é, o juiz coleta o depoimento do ofendido. Se necessário, a vítima faz o reconhecimento do acusado. A acusação e a defesa fazem perguntas a ela, nesta ordem.

O que é vítima no direito?

“Entende-se por vítima qualquer pessoa natural que tenha sofrido danos físicos, emocionais, em sua própria pessoa ou em seus bens, causados diretamente pela prática de um crime, ato infracional, calamidade pública, desastres naturais ou graves violações de direitos humanos.” (art.

Qual é o papel da vítima?

Ofendido ou vítima é a pessoa – física ou jurídica – que suporta os danos decorrentes da infração penal; é o sujeito passivo da infração penal; também considerado sujeito passivo mediato, tendo em vista que o Estado é, sempre, o sujeito passivo genérico e imediato.

O que acontece quando a vítima não comparece à audiência?

2. Se a vítima ou testemunha deixar de comparecer ao fórum, sem se justificar, poderá ser conduzida à força e responder pelo crime de “de- sobediência” (art. 330 do Código Penal – pena: detenção, de quinze dias a seis meses, e multa).

Direito das Vítimas e Vitimologia

23 questões relacionadas encontradas

Até quando a vítima pode desistir da ação penal?

O ofendido pode abdicar do seu direito de ação penal de forma expressa, quando declarar esta intenção por meio formal e com sua assinatura (art. 50 do Código de Processo Penal), ou tacitamente, quando praticar ato incompatível com a intenção de iniciar a ação privada.

O que acontece quando a pessoa é intimada e não comparece?

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.

Qual o valor da multa para o crime de ameaça?

O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.

Quem defende a vítima?

Que tipo de advogado defende a vítima? Em segundo lugar, o Advogado Criminalista pode sim defender a vítima de um crime, mesmo tendo como titular da ação penal, responsável pela acusação, o Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça, por este motivo o Advogado atua como Assistente de Acusação.

Quais os crimes que dependem de representação da vítima?

Ela ainda explica que crimes pertinentes à Lei Maria da Penha e violência doméstica dependem da representação da vítima para que a polícia possa agir. Entre eles ameaça, injúria, difamação, calúnia, perseguição e divulgação de imagem íntima.

Quem processa tem que provar?

Assim, o autor (quem entra com a ação) precisa provar o fato que gera seu direito e o réu (quem responde a ação) deve provar a existência, se houver, de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Quando a vítima contribui para o crime?

Quando o comportamento da vítima for positivado, ou seja, quando se entender que ele contribuiu para a ocorrência do delito, é admitida a compensação desse vetor com outra circunstância judicial desfavorável do art. 59 do Código Penal . Precedentes da Quinta e Sexta Turmas.

O que acontece quando uma pessoa é processada por agressão?

Pena - reclusão, de quatro a doze anos. § 4° Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

O que não devo falar em uma audiência?

O que não falar numa audiência?
  • Nunca faça perguntas impertinentes.
  • Roupas não condizentes.
  • Mandar para a audiência advogado que não conhece o processo.

Quem deve ser ouvido primeiro na audiência?

O CPC estabelece que primeiro serão ouvidos os peritos e assistentes técnicos, depois as partes (primeiro o autor, depois o réu) e, por último, as testemunhas — primeiro as do autor, depois as do réu (art. 456 do CPC). E vale lembrar que a parte que ainda não depôs não poderá ouvir o interrogatório da outra (art.

Quem fala primeiro na audiência?

Os primeiros a fazerem o depoimento, desse modo, serão os peritos. Em seguida, o autor e o réu prestam seu depoimento pessoal. Por fim, as testemunhas devem falar.

Quanto tempo a vítima tem para denunciar?

Atualmente, o direito de queixa ou de representação, para se iniciar uma investigação sobre a agressão, decai se não for exercido no prazo de 6 meses.

O que acontece se eu não tiver um advogado?

Não precisa de muito dinheiro, não precisa de um advogado. Qualquer cidadão é apto a procurar o Poder Judiciário e fazer a defesa dos seus direitos. E a terceira foi a criação de um espaço de consenso no âmbito da justiça criminal, que antigamente não era prevista.

Qual o interesse da vítima no processo penal?

No processo penal, pode a vítima intervir como assistente de acusação. A vítima é ouvida na fase da investigação policial e da instrução do processo criminal. A Lei nº 11.690/2008 trouxe nova redação ao art. 201 do CPP, que versa sobre o ofendido, incluindo seis importantes parágrafos.

Quando a ameaça não é crime?

Por exemplo, não configura crime de ameaça o fato de alguém dizer que irá pleitear seus direitos na justiça ou registrar ocorrência policial contra outrem. Além disso, o mal deverá ser “grave”.

Como provar uma ameaça verbal?

Para reforçar esse meio de provar a ocorrência do delito, a vítima poderá ir ao Cartório para que o Tabelião lavre escritura público de ata notarial, a fim de dar veracidade e autenticidades do conteúdo ofensivo ali proferido.

O que pode ser considerado grave ameaça?

Já para Luiz Regis Prado13, a grave ameaça é a violência moral, promessa de fazer mal à vítima, intimidando-a, atemorizando-a, viciando sua vontade, devendo ser grave, de modo a evitar a reação contra o criminoso.

Sou obrigado a ir na intimação?

Quem recebe uma intimação é obrigado a comparecer na data e horário estipulados no documento. O descumprimento dos termos estabelecidos em uma notificação pode trazer consequências sérias. O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação.

Fizeram um boletim de ocorrência contra mim o que fazer?

Resumindo: se foi feito um Boletim de Ocorrência contra você, fique tranquilo que não é necessário tomar nenhuma providência, todavia, caso você seja intimado para comparecer à delegacia, é sinal que pode ter sido instaurado algum tipo de investigação, onde é necessário buscar orientação jurídica.

Quando a pessoa é intimada precisa de advogado?

E caso a pessoa intimada tenha dúvidas, deve procurar seu(a) advogado(a) ou o(a) defensor(a) público(a) responsável pelo seu caso. O clássico exemplo do(a) oficial de Justiça batendo à porta é real, mas não o único.

Artigo anterior
Quais são os músculos voluntários e involuntários respectivamente?
Artigo seguinte
Como fazer para encontrar uma pessoa só pelo nome?