Quais os cuidados que se deve ter ao fazer o transporte das amostras biológicas?

Perguntado por: Rebeca Mélanie Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

Conheça 5 boas práticas para o transporte de material biológico
  1. Considere a variação cronobiológica. ...
  2. Faça a identificação. ...
  3. Realize a acreditação laboratorial. ...
  4. Utilize os materiais adequados. ...
  5. Implemente uma soroteca. ...
  6. Bônus: principais normas da Anvisa para o transporte de material biológico.

Como deve ser feito o transporte de material biológico?

O transporte de amostras de material biológico faz parte da fase pré-analítica. Ou seja, toda a cadeia produtiva do laboratório que se inicia na coleta – onde deve ser retirada quantidade suficiente para análise, acondicionada no recipiente correto e identificada de forma clara – culmina no transporte.

Que cuidados devem ser tomados na coleta e preparo das amostras?

O material coletado deve ser preparado em local apropriado e equipado para esta finalidade. Normalmente a atividade de preparação inclui o recebimento, o registro, o pré-acondicionamento, a secagem, a moagem, o acondicionamento e a rotulagem das amostras. processamento e análise deve ser recusada.

Que cuidados devem ser tomados na orientação e realização da coleta de material biológico em geral?

✓ O uso das luvas não substitui o ato de lavar as mãos, que deve ser feito após cada manipulação com as amostras; ✓ Toda amostra deve ser tratada como potencialmente patogênica; ✓ É proibido comer, beber, fumar e aplicar cosméticos nas áreas de trabalho; ✓ Uso de roupas de proteção no interior do laboratório, não sendo ...

Quais são os meios de transporte utilizados para transportar as amostras clínicas ambientais?

Os meios utilizados para que esse transporte ocorra são diversos, como terrestre, aéreo ou fluvial.

Coleta, transporte e armazenamento de amostras biológicas

38 questões relacionadas encontradas

Como é feito o transporte de amostras?

O transporte de amostras biológicas por via aérea costuma ser o mais utilizado especialmente quando se trata de uma importação ou exportação, com ou sem valor comercial.

Como transportar material infectante?

Durante o transporte e nos locais de carga, descarga ou transbordo, as amostras infecciosas devem ser mantidas isoladas/separadas de gêneros alimentícios e outros produtos de consumo humano ou animal. Já no caso de materiais biológicos humanos isentos de agentes infecciosos, existem outras particularidades.

Quais os cuidados de enfermagem durante a coleta?

Organizar o material, retirar as luvas e lavar as mãos, registrar o procedimento e o volume de sangue coletado no prontuário do paciente. As complicações decorrentes da punção são os hematomas.

Como é feita a coleta de materiais biológicos?

Secreção de ferida cutânea ou cirúrgica, abscesso ou fístula: o material deve ser coletado, preferencialmente, após lavagem da lesão com soro fisiológico; a coleta pode ser feita por aspiração da secreção ali presente ou do líquido não drenado (por meio de seringa e agulha estéreis) ou ainda com swab.

Quais as principais orientações que devem ser repassadas ao paciente para se obter uma amostra fecal viável para a análise parasitológica?

O frasco fornecido deve ter boca larga, boa vedação e capacidade aproximada de 50 mL. Não se deve coletar fezes eliminadas no solo ou vaso sanitário, pois inviabilizam o exame devido à contaminação da amostra e consequente alteração no resultado.

Quais são as etapas do preparo de amostras para análise?

Sequência Analítica do preparo da amostra
  • Amostragem.
  • Pré-tratamento de Amostra.
  • Homogeneização/moagem:
  • – Digestão de materiais sólidos:

Quanto aos cuidados que devem ser observados na coleta da segunda amostra?

Quanto aos cuidados que devem ser observados na coleta da segunda amostra, assinale a alternativa correta.
  • Realizar coleta em jejum.
  • Escovar adequadamente os dentes antes da coleta.
  • Realizar bochecho com enxaguante bucal antes da coleta.
  • Manter amostra ao sol após a coleta, para melhor conservação.

Quais os cuidados na fase Pré-analítica para a coleta de sangue?

Essa atenção deve se dar em diversos pontos.
  1. Orientação e comunicação com o paciente. ...
  2. Procedimentos de cadastro e identificação. ...
  3. Organização para a coleta. ...
  4. Dignidade e privacidade do doador. ...
  5. Rotatividade de funcionários e falta de treinamento.

O que é transporte biológico?

O transporte de materiais biológicos é parte especial da área Logística e está incluso na fase pré-analítica de materiais biológicos e sensíveis. Ele diz respeito a todo o processo e o percurso realizados para levar um material de uma ponta a outra, a fim de que ele chegue devidamente estável ao seu destinatário.

Quem pode transportar material biológico?

XV - Remetente: qualquer pessoa jurídica, de natureza pública ou privada, responsável pela preparação e pelo envio do material biológico humano a um destinatário, por meio de um modo de transporte. Também conhecido como expedidor ou embarcador, o remetente é o responsável pelo acondicionamento das amostras clínicas.

Como enviar material biológico para o exterior?

De acordo com essa lei - que está entre as normas que regem a transferência de material biológico -, há duas modalidades de transporte internacional de amostra do patrimônio genético brasileiro (PGB): o envio e a remessa.

Como deve ser feita a coleta de materiais para exames?

Para a coleta do material o paciente, em geral, precisa estar em jejum. A coleta de sangue é feita por meio da punção venosa, com o uso de seringa e agulha. Deve-se higienizar o local da punção e as mãos do profissional, como forma de prevenir a contaminação direta do paciente e da amostra.

Como é feita a coleta de lixo?

A coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. E dentro dessas categorias há subcategorias. Os recicláveis, por exemplo, abrangem o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros.

Quais os tipos de materiais biológicos?

Exposição a material biológico – sangue, fluidos orgânicos potencial- mente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, lí- quido pleural, peritoneal, pericárdico e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.

Quais os cuidados que devemos ter na coleta de sangue?

Dicas importantes para evitar erros em coletas de sangue
  1. # Utilize os materiais corretos.
  2. # Evite contaminação.
  3. # Cuidado com o armazenamento das amostras.
  4. # Cumpra as diretrizes de padronização do desenvolvimento e fabricação de sistema de coleta de sangue.

Quais os cuidados de enfermagem para a coleta de exames de urina como o técnico de enfermagem deve proceder a coleta?

Demais cuidados na realização da coleta de urina são: o jejum é desnecessário; o paciente deve ser instruído a evitar quantidades elevadas de líquidos no dia que precede o exame e para as mulheres menstruadas ou em uso de cremes vaginais evita-se a coleta, recomenda-se aguardar três dias após o término para a ...

Qual o papel da enfermagem em exames laboratoriais?

Uma das áreas em que os enfermeiros podem atuar é na coleta de exames em pacientes internados ou em laboratórios de análises clínicas. Aqui, o papel desse profissional inclui a identificação correta dos pacientes, verificar exames solicitados e acompanhar técnicos de enfermagem na coleta de amostras biológicas.

Como deve ser feito o transporte de medicamentos?

Os veículos para o transporte de medicamentos devem ser adaptados exclusivamente para este fim. Para manter a integridade dos medicamentos em curtas distâncias faz-se necessária a utilização de micro containers ou caixas de isopor. Longas distâncias, por sua vez, requerem a utilização de baú refrigerado.

Como transportar amostras de sangue?

Existem duas formas de acondicionar o sangue coletado: em bolsas plásticas com sistema de fechamento estéril ou em tubos de amostra. No caso do sangue coletado em bolsas, o transporte é realizado até o laboratório onde deve ser feito o processamento de hemocomponentes.

Como transportar hemocomponentes?

§ 2º O transporte de unidade de concentrado de hemácias, submetida ou não a procedimentos especiais, realizados em sistema fechado, deve ser realizado à temperatura de 1°C até 10°C. § 3º O transporte de unidade de concentrado de plaquetas deve ser realizado à temperatura de 20°C até 24°C.

Artigo anterior
Qual melhor colágeno para as articulações?
Artigo seguinte
Como perder 2 quilos em 7 dias?