Quais os cuidados de enfermagem na Pulsoterapia?

Perguntado por: Beatriz Camila Vaz de Figueiredo  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (35 avaliações)

Os cuidados de enfermagem ao paciente em pulsoterapia são expressos por: preparo e administração da medicação, verificação de sinais vitais, controle da glicemia capilar, avaliação do nível de consciência, identificação de possíveis sinais/sintomas apresentados antes, durante e após a medicação, rigoroso controle de ...

Como administrar Pulsoterapia?

A pulsoterapia envolve o uso de doses “supra farmacológicas” de corticosteroides e medicamentos antineoplásicos, normalmente entre 0,5 e 2 g. A dose usual é 1 g, administrada por via endovenosa por três dias ou mais, ou em dias alternados.

Quais os cuidados necessários durante a Pulsoterapia com corticoides?

Os cuidados após o tratamento costumam variar de acordo com a melhora do paciente e os sintomas apresentados durante o procedimento. Geralmente, recomenda-se que o paciente descanse e beba muito líquido. Ademais, é necessário evitar exageros alimentares.

Qual o principal cuidado com paciente usando corticoide?

Quando o corticoide é contraindicado

Pessoas com diabetes, hipertensão, com osteoporose ou na menopausa devem ser mais cuidadosas com estes medicamentos, uma vez que eles costumam alterar a glicemia, pressão arterial e estão relacionados à uma propensão de aumento da fragilidade óssea.

Para que é indicado a Pulsoterapia?

Pulsoterapia consiste na administração de altas doses de um medicamento em uma curta duração de tempo. O tratamento reduz a inflamação da fase de exacerbação e busca a estabilização da crise.

Cuidados de Enfermería en Pulsoterapia (parte II) - Telecapacitación INSN

20 questões relacionadas encontradas

Quem precisa de Pulsoterapia?

A pulsoterapia existe para casos em que se faz necessário estabilizar as crises de doenças autoimunes. A técnica acontece por meio de medicação intravenosa – frequentemente corticóides, como a metilprednisolona – é aplicada por um período de 3 a 5 dias.

Quais os riscos da Pulsoterapia?

Os efeitos colaterais mais comuns em curto prazo da terapia são retenção hídrica, perda de potássio, ganho de peso, hiperglicemia transitória, perturbações gastrointestinais, acne, labilidade emocional, vermelhidão na face, insônia e gosto metálico na boca.

Quais os cuidados de enfermagem na administração de corticoides?

Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto ao solumedrol:
  1. Atentar para a forma de apresentação, a dosagem e a via de administração prescritas pelo médico.
  2. O medicamento deve ser reconstituído com o diluente que acompanha o frasco. ...
  3. Atentar para sinais e sintomas dos efeitos colaterais.

Qual o efeito do corticoide no organismo?

Os corticoides são substâncias utilizadas para reduzir inflamações ou atividade do sistema imunológico do corpo. Dessa forma, os efeitos do corticoide alteram a ação do hormônio cortisol, influenciando no funcionamento de células da pele, tecido gorduroso ou ossos.

Quais os efeitos do corticoide no organismo?

Os mais conhecidos, nesse caso, são: cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas do corpo, agitação, insônia e, principalmente, inchaço.

O que fazer depois da Pulsoterapia?

Depois da Pulsoterapia

Beber muito líquidos, água, sucos e evite refrigerantes. Deve-se evitar aglomeração de pessoas. Manter dieta, com pouco sal e controle do açúcar. Contato com pessoas gripadas.

Quais os cuidados devo ter depois de ter feito pulso terapia em?

Os cuidados após a pulsoterapia estarão na dependência da melhora do surto e dos sintomas apresentados durante o tratamento. É preciso evitar exageros alimentares, beber muito líquido e descansar o máximo possível.

Porque o corticoide engorda?

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr.

Como administrar metilprednisolona EV?

iniciar com 10 a 40 mg, via intravenosa, lentamente (acima de 1 minuto). Dar doses subsequentes, aplicadas por via intramuscular ou intravenosa. 0,5 a 1,7 mg por kg de peso corporal a cada 24 horas.

Como prescrever metilprednisolona?

Administrar 30mg/kg IV por um período de, pelo menos, 30 minutos. Essa dose pode ser repetida a cada 4 a 6 horas por até 48 horas. após a terapia ou conforme as condições do paciente. 1g/dia, IV, por 1 a 4 dias ou 1g/mês, IV, por 6 meses.

Qual é a diferença entre quimioterapia e Pulsoterapia?

qual a diferença entre pulsoterapia e quimioterapia? Pulsoterapia é um termo utilizado para designar tratamentos com elevadas doses em tempo curto. São geralmente relacionadas a medicamentos imunossupressores como metilprednisolona, ciclofosfamida, imunoglobulina, por exemplo.

Porque corticoide é ruim?

O lado ruim

O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido à alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço. Além disso, rubor facial e aumento da pressão arterial são efeitos indesejáveis relativamente frequentes.

Quanto tempo corticoide engorda?

Não! Primeiro, é importante saber que o corticoide só trará mudanças observáveis e significativas na massa corporal se for usado por bastante tempo — ou seja, longas semanas. Muitos casos, o medicamento é receitado por alguns dias, sendo que não há tempo suficiente para haver modificações no peso.

Qual corticoide mais forte?

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides. A dexametasona é 30 vezes mais potente que o cortisol.

Quais os principais cuidados de enfermagem na administração de medicamentos?

No momento do preparo e administração de medicamentos é importante que enfermeiro fique atento e leve em consideração o conceito dos 9 certos:
  1. Paciente certo;
  2. Medicamento certo;
  3. Via certa;
  4. Hora certa;
  5. Dose certa;
  6. Registro certo;
  7. Orientação certa;
  8. Forma/Apresentação certa;

Quais os cuidados de enfermagem na administração de medicamentos?

Segurança no Preparo Administração de Medicamentos
  1. Prescrição por ordem verbal somente em situação de emergência.
  2. Administrar medicamento somente com prescrição médica.
  3. Não administrar medicamento sem rótulo ou sem identificação.
  4. Verificar data de validade antes da administração.

Quais os cuidados de enfermagem para administração segura de medicamentos?

Os 9 certos na administração segura de medicamentos pela...
  1. Medicação certa.
  2. Paciente certo.
  3. Dose certa.
  4. Via certa.
  5. Horário certo.
  6. Registro certo.
  7. Ação certa.
  8. Forma farmacêutica certa.

Quanto tempo dura um surto de esclerose múltipla?

Quando você tem um surto de esclerose múltipla é porque novos danos no cérebro ou medula espinhal rompem sinais nervosos. É por isso que você pode notar novos sintomas ou o retorno de antigos sintomas. Uma verdadeira recaída dura mais de 24 horas e acontece pelo menos 30 dias após qualquer surto anterior.

O que piora a esclerose múltipla?

Estudo associa maior consumo de itens como refrigerantes, néctares e chás adoçados com sintomas mais severos da doença.

O que comer antes da Pulsoterapia?

Primeiramente o organismo solicita maior consumo de alimentos energéticos (há 2 grupos alimentares de alimentos energéticos – carboidratos e gorduras). Os alimentos ricos nestes nutrientes são: Pães, bolos, biscoitos, massas, arroz, batata, mandioca, mandioquinha, além de óleos e gorduras.

Artigo anterior
O que se deve tal crescimento populacional na região Centro-oeste?
Artigo seguinte
O que é um comportamento?