Quais os cuidados de enfermagem com paciente com flebite?

Perguntado por: Artur Martins de Carneiro  |  Última atualização: 14. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)

Resposta rápida: Na identificação de sintomas de flebite, ações imediatas devem ser tomadas, como a remoção do cateter e a aplicação de medidas de conforto, como compressas frias ou mornas, conforme indicado clinicamente.

O que fazer quando o paciente está com flebite?

A flebite pode regredir espontaneamente com repouso, elevação dos membros afetados, aplicação de compressas mornas e úmidas no local da lesão e o uso de meias elásticas de compressão, recurso importante para estimular a circulação do sangue.

Qual o protocolo de flebite?

Para todos os pacientes com diagnóstico de flebite e trombose das veias superficiais da extremidade inferior, medidas de suporte devem ser instituídas e consistem em elevação da extremidade, compressas quentes ou frias, meias de compressão e medicações para o controle da dor.

Como é tratado a flebite?

É realizado com calor local e medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos.

Quais são os 4 tipos de flebite?

Dentre os tipos de flebites estão a mecânica, a química, a infeciosa e a pós-infusional (INS, 2016).

O QUE É FLEBITE E OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

17 questões relacionadas encontradas

O que é flebite e quais são os cuidados?

A flebite é a inflamação da parede de um vaso sanguíneo superficial ou profundo, mas não existe formação de coágulo. No entanto, essa inflamação pode dificultar o fluxo sanguíneo na região, e causar a agregação de plaquetas na parede do vaso sanguíneo e a formação de coágulos.

O que causa flebite no paciente?

Quais as causas da flebite? A flebite pode ser causada por tudo que leva a uma inflamação da veia como agulhas ou algumas substâncias endovenosas, vale ressaltar que algumas doenças da coagulação que predispõe ao surgimento de trombos aumentam o risco de desenvolver a flebite ou tromboflebite.

O que é flebite na enfermagem?

A flebite é um processo inflamatório que ocorre nas camadas mais internas das veias. Caracteriza-se como uma das complicações mais comuns relacionadas à terapia intravenosa periférica e ao uso do cateter venoso periférico1,2. Destaca-se como sinais e sintomas, dor, edema, calor e hiperemia.

Qual anticoagulante para flebite?

Podem ser utilizados antagonistas da vitamina K (varfarina) ou os novos anticoagulantes diretos (rivaroxabana 10mg/dia), ambos por 45 dias. Essa anticoagulação de curta duração diminui a progressão do trombo, a recorrência e o risco de TVP.

Qual a diferença de flebite e trombose?

Caso a flebite não seja tratada, pode ocorrer a formação de coágulos de sangue, que evoluem para a tromboflebite, uma trombose superficial que acomete as veias abaixo da pele. Por sua vez, a trombose é caracterizada pela formação de um trombo, causado pela coagulação de sangue.

Quais os 5 sinais clínicos de flebite?

O que o paciente sente?
  • Dor;
  • Vermelhidão;
  • Calor;
  • Inchaço;
  • Dormência.

Quanto tempo pode durar uma flebite?

Algumas pessoas podem se recuperar em um ou duas semanas, enquanto outras podem levar mais tempo. Durante esse período, a inflamação da parede da veia deve melhorar, mas isso não significa necessariamente que o coágulo (trombo) presente na veia também desaparecerá.

Quais os medicamentos que causam flebite?

Os enfermeiros identificaram a Vancomicina e Benzilpenicilina como os antibióticos com o mais forte potencial flebitico. Entre outros medicamentos e fluidos intravenosos, foram identificados aminofilina, cloridrato de amiodarona e cloreto de potássio 7,4% como potencialmente causadores de flebite.

Como começa a flebite?

Dor e aparecimento de um cordão endurecido e avermelhado no caminho da veia são os sintomas mais comuns. “A flebite se manifesta por um processo inflamatório localizado, um vergão, geralmente endurecido, avermelhado, doloroso e quente.

Quais são os 3 tipos de flebite?

Classificação da flebite

I – eritema com ou sem dor local; II – eritema com dor e/ou edema local; III – além dos sinais clínicos do grau II, acrescenta-se a presença de um cordão fibroso palpável ao longo da veia; IV – adicionalmente ao grau III, apresenta um cordão venoso palpável longo, com drenagem purulenta.

Pode colocar gelo na flebite?

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação

Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Qual remédio é bom para flebite nas pernas?

Tratamentos para a flebite na perna
  • medicamentos anti-inflamatórios: aliviam os sintomas e reduzem a inflamação. ...
  • anticoagulantes: quando há preocupação com a formação de coágulos que podem levar a complicações sérias como a embolia pulmonar, a terapia com anticoagulantes pode ser indicada.

O que fazer para prevenir a flebite?

O que deve fazer?
  1. Não fume, sobretudo se toma anticoncetivos;
  2. Mantenha o peso adequado;
  3. Quando tiver de se manter sentado devido a grandes viagens, procure estender e mover as pernas no mínimo de 2 em 2 horas.

O que é flebite na veia?

No caso das varizes, como a veia superficial encontra-se dilatada e tortuosa, o sangue progride pela veia de uma maneira mais lenta; essa estase sanguínea, acaba por predispor à coagulação do sague, levando a um quadro de flebite da veia varicosa, quadro esse também chamado de varicotromboflebite.

Qual o nome da escala de flebite?

Ementa: Possibilidade de profissionais de Enfermagem utilizarem a escala de Maddox e demais escalas para avaliação de flebite. 1.

Qual o melhor antiinflamatório para flebite?

  • Artrosil 320mg Aché 10 Cápsulas. R$ 64,51 R$48,10 25% OFF. ...
  • Artrosil 320mg Aché 20 Cápsulas em Gel. ...
  • Artrosil 160mg Aché 10 Cápsulas. ...
  • Varicoss Grb 60 Drágeas. ...
  • Varicoss Grb 20 Drágeas. ...
  • Venalot Hypera 60 Drágeas. ...
  • Venalot-H Creme Takeda 120g.
  • Lopigrel 75mg Mantecorp Farmasa 28 Comprimidos.

Como fica a perna com flebite?

Os sintomas são: dor, vermelhidão e aumento de temperatura no trajeto da veia acometida. Em alguns casos, pode-se sentir um cordão endurecido na região acometida (que é a própria veia com trombo no seu interior, que fica palpável).

Quais as consequências da flebite?

Se não for tratada corretamente, a flebite pode evoluir para uma inflamação chamada tromboflebite e o trombo (coágulo sanguíneo) pode migrar para o pulmão, provocar embolia pulmonar e morte.

Qual a melhor pomada para flebite?

Para a prevenção de flebites ou tromboflebites nas veias superficiais que podem se desenvolver após injeção de medicamentos numa veia ou em exames de sangue recomenda-se aplicar Hirudoid imediatamente após a injeção ou coleta de sangue.

Qual é a melhor pomada para flebite?

Para que serve: Trombofob Gel é destinado ao tratamento de flebites e tromboflebites superficiais; dores nas pernas relacionadas a varizes; lesões desportivas e acidentais como hematomas, distensões e contusões; tenossinovites; flebites pós-injeção endovenosa e enóclise; estases venosas nas extremidades; dores após ...

Artigo anterior
O que e enciclica?
Artigo seguinte
Quantos filhotes têm uma jiboia?