O que é oligopólio na economia?

Perguntado por: Lorena Rocha Carneiro  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)

Oligopólio é um conceito utilizado na economia política. Indica um mercado em que poucas empresas dominam determinado setor. Quando ocorre o oligopólio? Oligopólio ocorre quando determinado setor da economia conta com um pequeno número de empresas oferecendo certo produto ou serviço.

Como funciona o oligopólio?

Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores. Em um oligopólio, as alterações nas condições de atuação de uma empresa vai influenciar o desempenho de outras empresas no mercado.

Quais empresas são oligopólio?

Sendo considerada uma forma evoluída de monopólio, acaba por envolver um grupo de empresas, promovendo o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, como empresas de mineração, laboratórios farmacêuticos, e bancos. As formas de oligopólio são: Cartel, Truste, Holding, Conglomerado e Monopólio.

O que é monopólio e oligopólio exemplos?

A principal diferença entre monopólio e oligopólio reside no número de membros. Num monopólio em sentido estrito só existe um vendedor no mercado que monopoliza o mercado e fixa os preços. Por seu lado, os oligopólios são constituídos por um pequeno número de empresas que dominam o mercado.

Quais as vantagens oligopólio?

Os oligopólios são extremamente vantajosos para quem participa deles. Além dos acordos entre as empresas que participam do oligopólio, elas também fazem acordo com os distribuidores de forma a diminuir o custo da produção, o que diminui seus custos totais e aumentam seu lucro.

EconomiX - Monopólio x Oligopólio

39 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características de um oligopólio?

Um mercado oligopolista se caracteriza pela presença de poucas empresas no mercado; preços controlados ou com pequena variação; interdependência das empresas e barreiras para entrada de novos competidores.

Quais as consequências do oligopólio?

Quais as consequências de um oligopólio para a economia? Os oligopólios são considerados prejudiciais para a economia por diversos motivos. Quando um determinado setor é totalmente dominado por poucas empresas, a competição entre elas pode não ocorrer. Isso é prejudicial ao consumidor.

O que é monopólio e exemplos?

Exemplos de Monopólio

Temos como exemplo de monopólio regulamentado o caso da Petrobrás no Brasil. A empresa atua em toda a cadeia de óleo e gás, sendo ao mesmo tempo detentora de poços de petróleo, refinarias e também distribuidoras.

Quais são os monopólios no Brasil?

Monópolio oficial acabou em 1997. A Petrobras já foi, oficialmente, a única empresa permitida a atuar na indústria de petróleo e derivados no Brasil, o que lhe dava o monopólio de fato do mercado e, por extensão, ao governo, que tinha controle pleno dos preços por meio de sua estatal.

Quais os casos de monopólio e oligopólio no Brasil?

Oligopólios também podem ser vistos como uma “prática monopolista”. No mercado brasileiro de telefonia e internet, por exemplo, apenas quatro empresas dominam 90% do setor. No famoso jogo de tabuleiro Monopoly, quando um jogador para em uma casa que você possui, ele não tem escolha senão pagá-lo.

Por que o Brasil é um país de oligopólio?

Isso significa que procura e oferta não operam em equilíbrio, fazendo com que haja determinado domínio e influência das empresas no direcionamento dos preços. Portanto, o Brasil se transformou no país dos oligopólios. Baixo crescimento e inflação são os resultados visíveis de uma economia cartelizada e concentrada.

Por que nosso país é chamado de Brasil dos oligopólios?

Por definição econômica, oligopólio é um ambiente competitivo no qual poucas empresas detêm o controle de uma grande parcela do mercado. Em outras palavras, há poucos vendedores para muitos compradores, ou seja, baixa concorrência empresarial.

Qual a diferença entre oligopólio e cartel?

A exemplo daquilo que ocorre em vários outros países, os oligopólios respondem pela maior parcela da produção brasileira. Em contraste, o cartel constitui uma combinação entre agentes do mercado para aumentar preços, boicotar um concorrente efetivo ou potencial, dividir mercados ou fazer tudo isso ao mesmo tempo.

Quais são as quatro formas básicas de oligopólio?

As formas de oligopólio são: Cartel, Truste, Holding, Conglomerado e Monopólio. As principais causas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura.

Como o preço é fixado no oligopólio?

O preço em oligopólio é fixado pelas firmas acima do nível de preço que prevaleceria em competição e abaixo do nível de preço maximizador de lucros de monopólio ( RM=CM) Page 5 5 Olígopólio • É uma estrutura de mercado que se constitui num caso intermediário, onde há poucas firmas que competem entre si e que tem certo ...

Quando ocorre o monopsônio?

O monopsônio ocorre quando existe um único comprador para o produto vendido por várias empresas. Grosso modo, ele seria o oposto do monopólio, onde uma única empresa vende para vários consumidores. Como semelhança entre ambos, podemos destacar o poder de apenas uma das contrapartes em definir preços.

Quais são os tipos de monopólio?

Quais os principais tipos de monopólio?
  • Monopólio Natural. Característico de setores que exigem grandes investimentos em infraestrutura como energia elétrica, exploração de petróleo e gás, saneamento, entre outros. ...
  • Oligopólio. Um pequeno grupo domina o mercado. ...
  • Concorrência monopolística.

Quais são as principais práticas monopolistas?

Há diversas maneiras de praticar o monopólio, entre as principais estão: Truste: compreende a união de várias empresas que realizam entre si diversos acordos financeiros, a partir desse tipo de união o gerenciamento do capital é unificado e as tomadas de decisões são centralizadas.

Quais são os monopólios da União?

Constituem monopólio da União nos termos do artigo 177 da Constituição Federal de 1988: a importação e exportação dos produtos e derivados básicos resultantes das atividades em pesquisa e refinação de petróleo.

Como funciona o monopólio?

O que é um monopólio

Um monopólio existe quando determinada empresa domina todo o mercado ou um setor em que oferece seus produtos ou serviços. Este termo tem origem no grego monos (único) e polein (vender). A existência de um monopólio pode acontecer por diferentes fatores.

O que é concorrência monopolista exemplo?

Um bom exemplo de concorrência monopolística é o mercado de sandálias. O mercado de sandálias apresentam produtos que são muitos similares, e que desempenham a sua função de forma quase que igual. No entanto, existe diferenciação nos produtos, principalmente acerca da imagem das marcas dos calçados.

Porque monopólio é ruim?

A política do monopólio é extremamente ruim para os consumidores em geral, pois a falta de concorrência restringe a produção e os obriga a pagar preços fixados arbitrariamente.

Quais as desvantagens do cartel na economia?

Os cartéis prejudicam os consumidores, pois aumentam os preços e restringem a oferta de produtos ou serviços, ou inviabiliza a aquisição deles.

Quais são os principais danos causados pelos cartéis e trustes?

O capitalismo financeiro, por meio dos trustes, cartéis e holdings, provoca uma perda da livre concorrência entre as empresas no mundo. O sistema capitalista atravessa, atualmente, o seu período de maior ápice, haja vista o seu estabelecimento em todo o mundo, consolidado pelo avanço do processo de Globalização.

Como o monopólio pode ser prejudicial à economia?

As grandes desvantagens de um monopólio são o preço mais alto e a quantidade ofertada menor em relação à concorrência perfeita, no entanto, o monopolista não pode cobrar “o preço que quiser” por um determinado produto ou serviço, pois se cobrasse um preço muito alto, acabaria vendendo muito pouco e teria um lucro muito ...

Artigo anterior
O que é sincronizar a conta?
Artigo seguinte
Quais são os aditivos alimentares mais usados?