Quais os critérios para a suspensão do processo conforme a lei 9.099 95?

Perguntado por: Doriana Constança de Macedo  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

Assim, o processo só será suspenso se o autor realizar as seguintes condutas: reparar o dano causado à vítima; não frequentar determinados locais determinados pelo juiz; não se ausentar da comarca ou comparecer em juízo para justificar suas atividades.

Quais os requisitos para a concessão da suspensão do processo?

Os requisitos para a suspensão condicional do processo são: pena mínima ou igual a um ano e ausência de processo atual ou condenação anterior.

Quando cabe proposta de suspensão condicional do processo?

A suspensão condicional do processo pode ser proposta ao cidadão que estiver respondendo a processo de competência do Juizado Especial Criminal, desde que a pena prevista para o crime do qual esteja sendo acusado seja igual ou inferior a um ano...

O que é a suspensão condicional do processo?

A suspensão condicional do processo, também conhecida como sursis processual, é uma medida presente no Direito Penal, que tem como objetivo anular um processo criminal que tenha menor potencial ofensivo, com pena de até um ano.

O que é suspensão condicional do processo e quais seus requisitos?

A suspensão condicional do processo é um benefício trazido pelo Lei 9.099/95 que permite a suspensão do processo, submetendo o acusado a um período de prova de 2 a 4 anos, sendo que expirado tal prazo sem revogação do benefício, o juiz declarará extinta a punibilidade.

Lei 9099/95 Suspensão condicional do processo.

37 questões relacionadas encontradas

Quando o réu não aceita suspensão condicional do processo?

O momento para oferecer a suspensão condicional do processo situa-se logo após o recebimento da denúncia pelo magistrado. Nesse caso, a citação do réu conterá a possibilidade de acordo, que pode ou não ser aceita. Se não houver recusa imediata, o ideal é marcar uma audiência para apresentar os termos da proposta.

O que acontece quando a suspensão condicional do processo e revogada?

§ 3º A suspensão será revogada se, no curso do prazo, o beneficiário vier a ser processado por outro crime ou não efetuar, sem motivo justificado, a reparação do dano. ... § 5º Expirado o prazo sem revogação, o Juiz declarará extinta a punibilidade. § 6º Não correrá a prescrição durante o prazo de suspensão do processo.

Qual a vantagem da suspensão condicional do processo?

O principal benefício da suspensão condicional do processo é a extinção da punibilidade. Em outras palavras, o autor do crime cumpre as condições determinadas pelo juízo, a pena não é aplicada para o crime cometido.

Qual a natureza jurídica da suspensão condicional do processo?

Trata-se de figura jurídica que possibilita a paralisação do processo penal, por um determinado prazo estabelecido em lei, desde que o autor do fato, já acusado de uma infração penal, preencha certos requisitos e cumpra, durante o período de prova, algumas condições preestabelecidas pelo juiz.

Quanto tempo um processo pode ficar suspenso ou sobrestado?

313 do CPC, o prazo máximo de suspensão é de 01 ano; - Se com base no art. 921, I do CPC, até que os Embargos sejam julgados; - Se em face do disposto no art.

Quais os requisitos da suspensão condicional da pena?

77 do Código Penal e tem os seguintes requisitos:
  • O condenado não ser reincidente em crime doloso;
  • A culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias autorizem a concessão do benefício;

É cabível suspensão condicional do processo no denominado delito de calúnia?

Os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria), possuem procedimento especial - arts. ... 89), que tem extensão a todos os crimes "abrangidos ou não pela nova lei", ou seja, a suspensão condicional do processo pode ser aplicada a todos os delitos e contravenções, estejam eles descritos do C.P.

O que é a suspensão da pena?

A suspensão condicional da pena também é chamada de sursis, que quer dizer suspensão, derivando de surseoir, que significa suspender. É medida penal de natureza restritiva de liberdade de cunho repressivo e preventivo.

Quanto tempo demora um pedido de condicional?

O livramento condicional é um benefício do Direito que permite o cumprimento de uma parte da pena de prisão em liberdade, em casos de pena mínima de dois anos. Na prática, a liberdade condicional é a permissão para que o apenado saia da prisão antes do cumprimento do tempo total da pena.

O que é revogação de um processo?

Revogar é cancelar uma decisão tomada anteriormente. ... Revogar uma lei é fazê-la perder a vigência, ou porque foi substituída por outra lei ou porque perdeu sua validade no decurso do tempo. A anulação total de uma lei é denominada (ab-rogação), quando a anulação é parcial é denominada (derrogação).

Quando o sursis pode ser revogado?

A revogação da suspensão condicional do processo pode ser obrigatória ou facultativa. Dá-se obrigatoriamente a revogação se, no curso do prazo, o beneficiário vem a ser processado por outro crime ou não efetua, sem motivo justificado, a reparação do dano (art. 89, § 3º).

O que significa revogação do processo?

Revogar - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Consiste em anular algo, como alguma lei ou algum dispositivo legal, por exemplo. É o ato que implica em tirar os efeitos de alguma decisão, lei, ordem etc.

Qual a vantagem do sursis?

“Sursis é a suspensão condicional da execução da pena privativa de liberdade, na qual o réu, se assim desejar, se submete durante o período de prova à fiscalização e ao cumprimento de condições judicialmente estabelecidas.”

É requisito objetivo para a concessão do sursis?

Requisitos da sursis penal

Que o condenado não seja reincidente em crime doloso; Circunstâncias judiciais que autorizem a concessão do benefício (ou seja, culpabilidade, antecedentes, conduta social e personalidade do agente não podem ser valoradas negativamente);

O que é sursis humanitário?

O Sursis humanitário é aplicável ao condenado com problema de saúde, devendo, nesse caso, o período de prova ser fixado (art. 77, § 2º, do CP) entre quatro e seis anos, no caso de condenação superior a dois anos e inferior a quatro anos e entre dois e quatro anos, no caso de condenação não superior a dois anos.

O que é considerado difamação?

Difamação é quando alguém cria uma má fama para outra pessoa, prejudicando assim a reputação desta. No Código Penal Brasileiro, a difamação é crime definido pelo ato de desonrar alguém divulgando informações a respeito da outra, gerando descrédito de sua imagem pública.

Quais os requisitos para a concessão do livramento condicional e da suspensão condicional da pena?

Para a concessão do livramento condicional exige-se dos condenados por crime doloso, cometido com violência ou grave ameaça à pessoa, ainda, “constatação de condições pessoais que façam presumir que o liberado não voltará a delinquir” (art. 83, do Código Penal, parágrafo único).

O que é período de prova na suspensão condicional da pena?

Trata-se do momento em que o juiz adverte ao réu de que o Estado deixou de lhe aplicar a pena privativa de liberdade mas demanda, em retorno, que se cumpram as dadas condições impostas na sentença.

Porque um processo é suspenso ou sobrestado?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo seja suspenso, isto é, não tenha movimentação.

O que fazer com processo sobrestado?

Os processos de 1º Grau sobrestados deverão ser desarquivados nas seguintes situações: o tema do Recurso Especial Repetitivo (STJ) ou de Repercussão Geral (STF) for decidido pelos Tribunais superiores.

Artigo anterior
Quantos caracteres tem a chave aleatória do Pix?
Artigo seguinte
Qual a altura do painel do chão?