Quais as consequências da poluição sonora para o meio ambiente e para o organismo humano?

Perguntado por: Alícia Rodrigues de Assunção  |  Última atualização: 19. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

Consequências da poluição sonora Agitação respiratória, aceleração da pulsação, aumento da pressão arterial, dor de cabeça e, no caso de barulhos extremos e constantes, gastrites, colites ou inclusive enfartes.

Como a poluição sonora pode prejudicar os seres vivos?

A poluição sonora afeta os animais, deixando-os extremamente estressados, atrapalhando seus instintos de caça, sua reprodução e interferindo em sua comunicação. Já no caso das plantas, o volume excessivo de ruídos atrapalha o seu crescimento por conta dos tremores causados pelas ondas sonoras, que as fazem perder água.

Como o barulho afeta nosso organismo?

É questão de saúde. As pessoas começam a perder a audição quando são expostas por períodos prolongados e repetidos a sons a partir de 85 decibéis (o equivalente ao ruído do liquidificador). A morte das células auditivas é lenta e irreversível.

Como a poluição sonora nos prejudica?

Quais são os malefícios da poluição sonora? Muitos associam a poluição sonora com a perda auditiva, mas ela vai além. São alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, perda de desempenho cognitivo e outras várias doenças, que abordamos em mais detalhes abaixo.

Quais são os distúrbios provocados aos seres humanos causados pela exposição em excesso ao ruído?

Os problemas desencadeados pelo excesso de barulho

distúrbios do sono (insônia ou sonolência diurna excessiva); aumento do estresse; perda da capacidade auditiva (se a exposição ao excesso de barulho acontecer por mais de 4 horas ininterruptas, por 20 dias, isso pode resultar na perda de 3% da audição);

Como a poluição sonora afeta o meio ambiente?

19 questões relacionadas encontradas

Quais são as causas e os efeitos da poluição sonora?

Ruído em níveis excessivos pode causar:
  • Estresse e ansiedade. A exposição prolongada ao ruído excessivo pode causar estresse e ansiedade, levando a problemas de saúde física e mental.
  • Interferência na comunicação. O ruído excessivo pode dificultar a comunicação, levando a problemas sociais e psicológicos.
  • Surdez.

Quais são os três tipos de sons que mais prejudicam a saúde auditiva?

Quais sons podem prejudicar minha audição?
  • 85 – 100 dB (Demora 6 a 8 horas para causar danos)
  • Tráfego pesado.
  • Ar condicionado de janela (perto de você)
  • Bar barulhento.
  • Secador de cabelo.
  • Motocicleta.
  • Brinquedo de apertar (perto da orelha)
  • Vagão do metrô (passando)

Quais doenças a poluição pode provocar?

2021. restringem aos sintomas inespecíficos. A poluição do ar também pode causar doenças do sistema respiratório, incluindo resfriados, gripes, amigdalites, faringites, otites, sinusites e agravar doenças já instaladas, como pneumonias e tuberculose.

O que o som alto pode causar?

Com o passar do tempo, uma pessoa exposta diariamente a sons muito altos pode ter a audição comprometida. Além disso, a longo prazo, o ruído excessivo pode causar gastrite, insônia, aumento do nível de colesterol, distúrbios psíquicos e perda da audição.

O que é poluição sonora e exemplos?

Seguem-se alguns exemplos: Ruídos de trânsito: buzinas, carros de som, barulho do fluxo dos carros. Ruídos domésticos: sons de liquidificadores, aspiradores de pó, batedeiras, aparelhos de som, secadores de cabelo, cortadores de grama etc. Ruídos industriais: equipamentos nas indústrias, máquinas, serras etc.

O que diz a lei sobre a poluição sonora?

Qual a normatização para a poluição sonora? R.: O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabeleceu normas gerais de emissão de ruídos através da Resolução n° 001, de 8 de março de 1990.

O que podemos fazer para diminuir a poluição do meio ambiente?

Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico. Preservação de florestas naturais. Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade. Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.

O que é poluição sonora ambiental?

A poluição sonora ocorre quando um som ultrapassa o limite auditivo normal, e pode causar diversos danos à saúde do ser humano como o estresse e a insônia. O maior questionamento sobre esse assunto é se existe ou não uma lei que garanta o direito do silêncio aos cidadãos.

Quais são os problemas de saúde causados pela poluição do ar?

Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Além disso, os dados publicados mostram uma íntima relação entre a poluição do ar e as mortes em consequência do câncer de pulmão.

Quem são as pessoas mais afetadas pela poluição?

As pessoas que vivem em países de baixa e média renda são as mais expostas à poluição do ar.

Quais são as doenças relacionadas com o meio ambiente?

Dengue, Zyka e Chikungunya – o acúmulo de resíduos sólidos nos meios rurais e urbanos também tem enorme contribuição para a propagação dessas doenças, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Para depositar seus ovos, as fêmeas procuram locais propícios a acumularem água e, em contato com a água, esses ovos eclodem.

Quais os sintomas da poluição?

Falta de ar, chiado no peito e tosse constante são alguns sintomas. Saiba como se prevenir. A poluição do ar representa atualmente o maior risco ambiental para saúde.

Quais são as causas da poluição do meio ambiente?

Causas da poluição da água
  • Aquecimento global.
  • Desmatamento.
  • Atividades industriais, agrícolas e pecuárias.
  • Lixos e efluentes de águas fecais.
  • Tráfego marítimo.
  • Derramamentos de combustível.

Quais são os 7 tipos de poluição?

Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. Trata-se de problemas socioambientais que prejudicam enormemente a qualidade de vida.

Quais são as coisas que mais poluem o meio ambiente?

"Sobre outros maiores poluidores, temos que considerar em destaque os setores da mineração, agropecuária, siderúrgica e indústria química", afirma o climatologista. Ele acrescenta que também é preciso levar em conta os produtos de longo prazo, como os feitos de plástico (cuja principal matéria-prima é o petróleo).

Faz mal dormir com barulho?

O levantamento associou uma maior quantidade de problemas cardíacos graves, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC), ao hábito de dormir em ambientes com ruídos constantes. “Mesmo que você não esteja consciente ou não acorde durante a noite por causa do barulho, você ainda tem uma resposta ao estresse.

Qual o pior tipo de perda auditiva?

Perda auditiva profunda

1º grau: média entre 91 e 100 dB / 2º grau: média entre 101 e 110 dB/ 3º grau: média entre 111 e 119 dB.

Qual o limite de som que o ouvido humano suporta?

Em uma frequência de 1000 Hz, o ouvido humano suporta sem dor até a intensidade de 120 dB. Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno. Estar exposto a níveis sonoros superiores a 90 dB por mais de 4 horas já é altamente prejudicial.

Qual o órgão que controla a poluição sonora?

O decibelímetro precisa estar calibrado pelo Inmetro ou entidade integrante da Rede Brasileira de Calibração e ser manuseado por um agente capacitado a fim de evitar interferência de outros ruídos.

Artigo anterior
Quais são as fases do processo de industrialização?
Artigo seguinte
Quais os tipos de fotoprotetores?