Quais os critérios de avaliação de estoque aceito pela legislação brasileira?
Perguntado por: Carlos Valentim de Cruz | Última atualização: 12. Juni 2025Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)
Os critérios mais conhecidos para avaliação de estoque e mensuração do preço do produto, mercadoria e serviço são: preço específico, PEPS, UEPS e preço médio ponderado. Dentre estes, a legislação do Imposto de Renda do Brasil, permite apenas o PEPS e a Média Ponderada Móvel para fins de contabilidade de custos.
Quais são os critérios de avaliação de estoque?
Para Osni (1992; 82 a 88p) os critérios mais conhecidos para avaliação de estoques são: o preço específico, o PEPS, o UEPS e o preço médio.
Quais são os critérios de valoração de estoque aceitos pelo CPC 16?
Dentro dos critérios de valoração, deve ser atribuído pelo uso do critério Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) ou pelo critério do custo médio ponderado. A entidade deve usar o mesmo critério de custeio para todos os estoques que tenham natureza e uso semelhantes para a entidade.
Qual o método de avaliação de estoque mais utilizado no Brasil?
1 – Custo Médio Ponderado: o custo médio é o método mais utilizado no Brasil e, como o próprio nome aduz, neste critério o estoque é avaliado pelo custo médio de aquisição apurado em cada entrada de material, ponderado pelas quantidades adicionadas e pelas anteriormente existentes.
Como devem ser avaliados os estoques?
Como regra básica, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor, conforme item 9 do CPC 16.
APRENDA CONTROLE DE ESTOQUES EM 20 MIN!!! PEPS / UEPS / MÉDIO PONDERADO
Qual é o método de avaliação de estoque mais utilizado?
Método do custo médio
O custo médio tem por base avaliativa de preços todas as retiradas de materiais, sendo o método de avaliação de estoque com o uso mais frequente nas organizações. Pois, possibilita ter um preço médio do total de material estocado.
Quanto aos métodos de avaliação de estoques?
- Método de Preço Médio Ponderado.
- Método FIFO (First In, First Out)
- Método LIFO (último a entrar, primeiro a sair)
- Custo padrão.
- Método dos varejistas.
Qual o controle de estoque permitido pela legislação?
Custo Médio
Assim como o PEPS, este método de controle de estoque é aceito pela Receita Federal, para a contabilidade e comprovação do Imposto de Renda. Das vantagens de utilizar o Custo Médio como método de controle de estoque está a sua facilidade de implementação.
Quais os métodos de controle de estoque ofertados pela legislação?
✔️ 8 métodos de controle de estoque: PEPS, UEPS, Custo Médio, Just in Time, Curva ABC, Preço Específico, Giro de Estoque e Ciclo PDCA; ✔️ PEPS, UEPS e Custo Médio: são métodos que a Receita Federal aceita.
Quais são os 3 métodos mais comuns de controle de estoque?
- Curva ABC ou Ótimo de Pareto. Esse método faz uma representação gráfica dos produtos disponíveis em estoque e faz uma categorização deles conforme o nível de rotatividade existente. ...
- Custo Médio. ...
- Média Ponderada Móvel (MPM) ou Preço Médio Ponderado.
O que significa critério de avaliação de estoque?
É um critério que considera o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) pelo valor médio das mercadorias adquiridas, alterando-se seu valor à medida que ocorre uma nova aquisição por valor inferior ou superior às unidades já estocadas.
Em qual critério de avaliação do estoque os materiais são valorizados conforme o preço mais antigo?
1- Preço Específico ( ) Por este critério, atribuem-se aos estoques os custos mais antigos.
Qual é o método de avaliação dos estoques que não é aceito pela legislação tributária por quê?
No método UEPS, o custo dos itens vendidos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados (comprados ou produzidos, e assim, os preços mais recentes). Atenção: o UEPS praticamente não é utilizado no Brasil, pois não é autorizado pela legislação fiscal brasileira.
Porque o UEPS não é aceito pela legislação brasileira?
Atenção: o UEPS praticamente não é utilizado no Brasil, pois não é autorizado pela legislação fiscal brasileira. Como este método prevê primeiro a venda dos bens que entraram por ultimo no estoque, consequentemente, o preço destes bens tende a ser maior em comparação com os demais existentes no ativo das entidades.
O que é critério de avaliação de estoque PEPS?
PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai)
Esse é um dos métodos de controle de estoque mais conhecidos. A ideia é simples: no momento de retirar um produto do estoque, prioriza-se o mais antigo. Isso significa que os primeiros itens comprados pela sua empresa são os primeiros itens a serem vendidos para os clientes.
Qual o objetivo do CPC 16?
1. O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas.
Qual o método de avaliação de estoque que não é permitido no Brasil?
Atenção: o UEPS praticamente não é utilizado no Brasil, pois não é autorizado pela legislação fiscal brasileira. Como este método prevê primeiro a venda dos bens que entraram por ultimo no estoque, consequentemente, o preço destes bens tende a ser maior em comparação com os demais existentes no ativo das entidades.
Quais são os tipos de controle de estoque?
- FIFO ou PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) ...
- LIFO ou UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) ...
- FEFO ou PVPS (Primeiro a Expirar, Primeiro a Sair) ...
- Just in Time (JIT) ...
- Curva ABC. ...
- Custo Médio. ...
- Preço Específico.
Quais são os principais métodos de avaliação de estoque utilizados pelas empresas e como eles impactam a contabilidade e os relatórios financeiros?
- Curva ABC. Uma das metodologias mais estratégicas é chamada de curva ABC, que possibilita a separação dos materiais de acordo com o seu percentual sobre o volume total de estoque. ...
- Just In Time. ...
- MPM. ...
- Custo médio. ...
- Preço específico. ...
- PEPS. ...
- UEPS.
Onde é feito o controle de estoque?
Onde é feito o controle de estoque? Basicamente, todo negócio realiza o controle de estoque — seja ele fabricante ou distribuidor de um produto, bem como prestador de um serviço. Portanto, ele é feito na maioria das empresas.
O que é o controle de estoque Kanban?
O Quadro Kanban de Estoque serve para supervisionar o estoque, oferecendo também informações claras do produto que está guardado e qual a sua quantidade. Sendo uma ferramenta de gestão visual, seu sistema pode ajudar a melhorar a produtividade em até 50% e reduzir custos em até 60% ao mesmo tempo.
O que é curva ABC no controle de estoque?
A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.
Qual é o método para controle e avaliação de estoques que não é aceito pela Receita Federal e pelas normas brasileiras de contabilidade?
Ele tende a reduzir a margem de lucro operacional das empresas, uma vez que, no momento da medição, os fatores externos momentâneos (inflação, variação cambial etc.) são repassados ao preço de custo da mercadoria. Por esse motivo, ele não é aceito pela Receita Federal e deve-se usar o PEPS na precificação do estoque.
Qual é o método de custeio aceito pelo Fisco e pela legislação?
Em contrapartida, o custeio por absorção considera como CUSTO DE FABRICAÇÃO todos os custos incorridos no processo de Fabricação do período, sejam eles Variáveis ou Fixos, Diretos ou Indiretos. Assim, esse é o único método aceito pela LEGISLAÇÃO FISCAL brasileira (lembre-se que ele proporciona IR maior, em regra).
Qual o método de custeio aceito pela Receita Federal?
O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação. Além disso, é o único aceito pelo Imposto de Renda.
Quem tem poupança é necessário declarar Imposto de Renda?
Como alegar suspeição do juiz no processo penal?