Quais os corpos sofrem dilatação superficial?

Perguntado por: Rebeca Sara Valente  |  Última atualização: 27. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (65 avaliações)

Dilatação superficial é o nome dado ao fenômeno em que há um aumento da área de um corpo ocasionado por um aumento de temperatura. Esse tipo de dilatação ocorre em corpos de simetria superficial, como placas, tampos de mesa, tábuas, azulejos etc.

O que é dilatação superficial de exemplos?

Esse tipo de dilatação é comum nos objetos que apresentam simetria alongada, como fios, agulhas, estacas, pregos, etc. A dilatação superficial acontece predominantemente em corpos que apresentam grandes superfícies, em comparação às suas outras dimensões.

Quais os tipos de dilatação dos corpos?

Resumo sobre dilatação térmica

O coeficiente de dilatação pode ser linear, superficial ou volumétrico. Dilatação linear corresponde à dilatação unidimensional de um corpo. Dilatação superficial corresponde à dilatação bidimensional de um corpo. Dilatação volumétrica corresponde à dilatação tridimensional de um corpo.

Quais materiais se dilatam mais facilmente?

O álcool tem um coeficiente de dilatação muito maior do que o mercúrio e ambos são utilizados na fabricação de termômetros.

Quando um corpo sofre dilatação?

A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.

Dilatação Superficial

25 questões relacionadas encontradas

Quem dilata mais cobre ou ferro?

Coeficiente de dilatação do Cobre é maior que o do Ferro, assim o Cobre dilata mais que o Ferro fazendo com que a lâmina forme o arco com concavidade para cima.

Qual a dilatação do aço?

No caso do aço, ele apresenta um coeficiente de dilatação linear de aproximadamente 0,000012 por grau Celsius.

Quais exemplos de dilatação vocês conseguem observar no cotidiano?

As calçadas, quadras poliesportivas e até mesmo as lajes sofrem dilatação quando a temperatura aumenta e contração quando a temperatura diminui. Nesse processo de dilatação e contração podem acontecer fissuras que, no caso das lajes, acabam deixando a água passar quando ocorre chuva.

Qual é o tipo de dilatação que ocorre com os líquidos?

A dilatação térmica dos líquidos ocorre quando eles são aquecidos. Esse fenômeno decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior.

Quais são os fatores que influenciam na dilatação de um corpo?

Dilatação térmica linear é um fenômeno em que um corpo de formato alongado sofre um aumento em seu comprimento por conta de um aumento de temperatura. A dilatação sofrida por um corpo depende de fatores como a variação de temperatura sofrida e o coeficiente de dilatação característico de cada substância.

O que é dilatação superficial dos sólidos?

Dilatação superficial de sólidos é a variação da área de um corpo que se encontra no estado sólido em razão de um aumento de sua temperatura. O cálculo da dilatação superficial de um sólido depende de seu coeficiente de dilatação superficial.

Quem descobriu a dilatação térmica superficial?

A dilatação térmica ao longo da história

Porém somente em 1676, é que vamos encontrar, pela primeira vez, no livro “De Potentia Restitiva”, de Robert Hooke (figura 2), uma relação para a deformação dos corpos em geral.

Qual a expressão matemática que permite calcular a dilatação superficial de um corpo?

∆A = AO ∙ β ∙ ∆T

β → coeficiente de dilatação superficial, medido em [°C-1] ou [°K-1] .

Qual a dilatação do alumínio?

Isso acontece pelo fato do alumínio sofrer uma variação em seu comprimento, durante o tempo em que é colocado em contato com o fogo e, além disso, o papel alumínio tem um ótimo valor de dilatação térmica linear, valendo 24.10-6 ºC -1.

O que dilata mais cobre ou alumínio?

O alumínio, por sua vez, é um metal que se dilata mais e um dos que mais sofrem oxidação com o ar, porém, a camada de óxido que o protege na superfície é muito mais resistiva do que a camada de óxido que se forma no cobre.

Qual a dilatação do ferro fundido?

O coeficiente de dilatação linear médio do ferro é igual a 0,0000117 °C1.

Qual a dilatação do aço inox?

No contexto do aço, ele exibe um coeficiente de dilatação linear que gira em torno de 0,000012 por grau Celsius.

Como dilatar inox?

Se houver dificuldade em abri-los, basta aquecer as tampas sob água quente que ficará mais fácil abri-las, já que o metal se dilata facilmente com o aumento da temperatura.

Por que o metal dilata?

Quando há aumento de temperatura de um objeto, ele sofre também aumento em suas dimensões, portanto, os objetos dilatam-se. Definimos a dilatação como sendo a variação nas dimensões de um objeto devido à variação da temperatura.

O que geralmente se dilata mais quando aquecido um sólido ou um líquido por quê?

Os líquidos, assim como as demais substâncias, se dilatam quando aquecidos. Na maioria das vezes, a dilatação dos líquidos é maior que a dos sólidos.

Qual a dilatação do vidro?

O coeficiente de dilatação linear do vidro pirex é 3.10-6 ºC-1 e do vidro comum é 9.10-6 ºC-1, ou seja, três vezes menor. Portanto, a tensão térmica no pirex é bem menor.

Qual metal derrete mais rápido?

O Tungstênio é o metal puro com maior ponto de fusão, conseguindo suportar até 3400 graus Celsius.

Artigo anterior
Quais são os alimentos de rápida absorção?
Artigo seguinte
Qual é o objeto jurídico do crime previsto no art 33 caput da Lei de Drogas?