Quais os conflitos que podem ser resolvidos por meio da arbitragem?

Perguntado por: Tatiana Amaral Guerreiro  |  Última atualização: 12. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

Arbitragem e Mediação: solução para variados tipos de conflitos
  • Conflitos familiares.
  • Conflitos Trabalhistas.
  • Conflitos Imobiliários.
  • Conflitos do Consumidor.

Que tipo de conflito pode ser resolvido com a arbitragem?

A arbitragem é uma forma de resolução de conflito impositiva, no qual um terceiro escolhido pelas partes decidirá a controvérsia, está disponível para tratar de questões que estejam relacionados a direitos patrimoniais disponíveis.

Quais os conflitos que podem ser resolvidos por arbitragem?

Criado em 2012, o projeto Arbitragem nas Comunidades busca solucionar conflitos que envolvem os direitos patrimoniais disponíveis. Pela arbitragem, podem ser resolvidos, por exemplo, conflitos decorrentes de valor econômico, cobrança de dívidas, relação de consumo, direitos pessoais e obrigatórios.

Quais problemas podem ser solucionados pela arbitragem?

Problemas advindos de contratos em geral (inclusive de sociedade) ou casos que envolvam a responsabilidade civil (acidentes etc.) podem ser solucionados por arbitragem.

Quais tipos de litígios podem ser resolvidos por meio da arbitragem?

O que pode ser resolvido através da Arbitragem?
  • Direito do Trabalho: verbas controversas após a rescisão do contrato de trabalho (homologado);
  • Direito Imobiliário:Contrato de locação – Revisional de aluguel- Conflitos e despesas condominiais – Compra e venda de imóveis permuta;

Nem todas os conflitos podem ser resolvidos por meio da arbitragem

25 questões relacionadas encontradas

O que pode ser julgado pelo juízo arbitral?

O que pode ser julgado pelo juízo arbitral? A lei de arbitragem rege que “as pessoas capazes de contratar poderão valer-se da arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis”. Como se vê, há uma limitação quanto aos direitos indisponíveis.

Quais conflitos podem ser solucionados por mediação?

Que conflitos podem ser mediados? Qualquer problema que possa ser resolvido por meio do diálogo, conduzido a uma conciliação ou acordo. Por exemplo, briga entre vizinhos, familiares e amigos.

Como os conflitos podem ser resolvidos?

São três os principais métodos alternativos de resolução de conflitos: conciliação, mediação e arbitragem. A conciliação, como meio de resolução de conflitos, pode acontecer em diversos momentos de um conflito: antes da proposição de uma ação, no decorrer dela ou até mesmo após o trânsito em julgado.

Quando é possível a arbitragem?

A arbitragem pode ocorrer sempre que for esta a vontade das partes, e que ambas concordem que esta seja a forma de solução de conflitos. Esta escolha deve ser respeitada e os envolvidos ficarão impossibilitados de processar o adversário no Judiciário, pelo menos em primeiro momento.

Quais são os tipos de arbitragem?

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ARBITRAGEM? Existem dois tipos principais de arbitragem: a institucional e a ad hoc.

O que pode ser resolvido na câmara arbitral?

7. O que pode ser resolvido por arbitragem? Questões patrimoniais, que possam ser avaliadas e quantificadas economicamente, que digam respeito aos direitos em que as partes possam livremente dispor e contratar.

O que pode ser discutido na arbitragem?

Podem ser solucionados pela arbitragem questões relativas a direitos que tenham valor econômico e que possam ser comercializados ou transacionados livremente por seus donos. Por isso, a separação de um casal ou a disputa pela guarda dos filhos, por exemplo, não podem ser submetidas à arbitragem.

Quem decide o conflito por arbitragem?

Caberá ao árbitro decidir de ofício, ou por provocação das partes, as questões acerca da existência, validade e eficácia da convenção de arbitragem e do contrato que contenha a cláusula compromissória.

Quais são as 4 formas de resolução de conflitos?

Instala-se a conscientização, na sociedade atual, de que a conciliação, a mediação e a arbitragem são técnicas eficazes de solução de conflitos. Isto, fortalece a confiança, não só pela celeridade com que resolve a demanda, mas também, pelo estado psicológico de paz que envolve os litigantes.

Qual é o objetivo da arbitragem?

No Brasil, a Arbitragem possui maior visibilidade em 1996, com a Lei 9.307. Seu objeto de atuação é o direito disponível, e possui o intuito de resolver o conflito entre as partes de maneira célere e mais benéfica. A arbitragem deve ser estipulada entre as partes, e nunca poderá ser imposta à qualquer cidadão.

Quais são os três métodos de solução de conflitos?

Existem quatros métodos atualmente, são eles a negociação, a conciliação, a mediação e a arbitragem.
  • Negociação. ...
  • Conciliação. ...
  • Mediação. ...
  • Arbitragem. ...
  • Conclusão.

Quem pode utilizar a arbitragem?

As pessoas capazes de contratar e, portanto, de se submeter à arbitragem podem ser naturais ou jurídicas, de direito privado ou de direito público.

Como é feita a arbitragem?

Para recorrer à arbitragem, as pessoas devem estabelecer uma cláusula arbitral em um contrato ou um simples acordo posterior à polêmica referente à ação, mediante a previsão de compromisso arbitral. Em ambos os casos, é acionado um juízo arbitral para solucionar o conflito já configurado ou futuro.

Quais são as principais características da arbitragem?

Conheça 04 características específicas da Arbitragem:

1) A confidencialidade (as partes e os árbitros estão sujeitos a sigilo profissional); 2) Irrecorribilidade (as decisões são de única instância); 3) Informalidade (as partes escolhem o árbitro, o direito material e o processual que serão adotados); 4) Rapidez.

Quais são os tipos de solução de conflitos?

QUAIS SÃO OS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EXISTENTES NO DIREITO BRASILEIRO? Podemos destacar que os principais métodos para as partes resolverem seus conflitos, além do meio judicial. São eles: Arbitragem, mediação e conciliação, negociação.

Quais os meios alternativos de solução de conflitos que permitem o acesso à justiça?

Esses métodos são a mediação e a conciliação.

Qual a principal forma de resolução de conflitos no Brasil?

É a forma mais conhecida atualmente e dentro dele temos a arbitragem e a jurisdição. A arbitragem é regida pela Lei 9.307/96.

Qual a diferença entre arbitragem e mediação?

Mediação – o mediador facilita o diálogo entre as partes, mas são elas que apresentam as soluções. Conciliação – participação mais efetiva do conciliador que pode sugerir soluções. Arbitragem – as partes indicam árbitros que irão dar a solução para o caso ao invés de levá-lo ao Judiciário.

O que pode ser resolvido na conciliação?

“Conflitos em questões contratuais; relações de consumo; financiamento imobiliário; ações de despejo; direito condominial e até disputas entre vizinhos podem ser resolvidas de forma rápida e satisfatória por meio da conciliação.

Quais áreas podem ser conciliadas?

Também é possível buscar uma conciliação para processos de partilha de bens, acidentes de trânsito, dívidas em bancos, contratos imobiliários, cobranças indevidas, danos morais, relações de consumo, contratos de serviços etc.

Artigo anterior
Em que EP Luffy usa o despertar?
Artigo seguinte
O que é estrutura conceitual para relatório financeiro?