Quais são os tipos de relatórios que existem?

Perguntado por: João Lucas Melo  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

Existem 3 tipos de relatório:
  • Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida.
  • Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores.
  • Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

Quais os tipos de relatórios mais utilizados?

Quais são os tipos de relatórios gerenciais mais importantes para as organizações?
  1. Relatório de Fluxo de Caixa. ...
  2. Relatório de Vendas. ...
  3. Relatório de Contas a Pagar. ...
  4. Relatório de Contas a Receber. ...
  5. Balanço Patrimonial – BP. ...
  6. Orçamento Empresarial. ...
  7. Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. ...
  8. Relatório de Satisfação do Cliente.

Quais são os tipos de relatórios usados nas empresas?

Quais os principais relatórios gerenciais para sua empresa?
  • 1 Demonstração de Resultado de Exercício – DRE. ...
  • 2 Relatório de Fluxo de Caixa. ...
  • 3 Relatório de Vendas. ...
  • 4 Relatório de Curva ABC. ...
  • 5 Relatório de Contas a Pagar. ...
  • 6 Relatório de Contas a Receber. ...
  • 7 Relatórios Gerenciais de Estoque.

O que é um relatório exemplo?

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

Qual tipo de relatório é mais utilizado em empresas?

Como já falamos anteriormente, os relatórios financeiros são sem dúvidas os mais utilizados pelas empresas de uma forma geral.

Tipos de relatórios para cada situação.

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais relatórios financeiros?

Quais são os tipos de relatório financeiro?
  • Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE. ...
  • Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC. ...
  • Relatório de contas a pagar e a receber. ...
  • Balanço Patrimonial. ...
  • Custos operacionais. ...
  • Liquidez da empresa. ...
  • Resultados obtidos. ...
  • Centralize e padronize as informações.

O que é um relatório empresarial?

O relatório empresarial é um compilado de dados mais generalista sobre como estão as atividades da empresa como um todo. Através dos indicadores definidos e apresentados no relatório, os tomadores de decisão conseguem comandar as ações necessárias para a empresa com maior facilidade.

Como fazer um relatório exemplo?

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Como é feito um relatório?

Práticas recomendadas para criar relatórios
  1. Apresentar dados de uma maneira significativa, incluindo as informações mais importantes.
  2. Adicione informações que ajudem as pessoas a tomar decisões melhores e mais informadas.
  3. Use uma linguagem simples que todos possam entender. ...
  4. Mantenha simples. ...
  5. Faça sua história pessoal.

O que colocar no resumo de um relatório?

Resumo. Como o nome sugere, o resumo de relatório é uma pequena parte do relatório em si. É nele onde os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do relatório devem estar presentes. Imagine o seguinte, alguém precisa entender de forma rápida sobre o que o seu relatório se trata, o que pode ser feito?

Como são os relatórios gerenciais?

Relatório gerencial é qualquer documento que comporte dados atualizados e relevantes sobre os mais diversos resultados de um negócio. Nele, são reunidas informações, de maneira simples e objetiva, que permitam identificar o que vai indo bem e o que precisa melhorar na gestão da empresa.

Como fazer um relatório técnico simples?

Conforme sua finalidade, o relatório é estruturado de maneira distinta. O texto dos relatórios técnico-científicos contém as seguintes seções fundamentais: introdução: parte em que o assunto é apresentado como um todo, sem detalhes. desenvolvimento: parte mais extensa e visa a comunicar os resultados obtidos.

Como se faz um relatório de um trabalho escolar?

Para iniciar o relatório, o professor pode mencionar as atividades que foram desenvolvidas no período analisado e, na sequência, mencionar o desempenho do aluno. As anotações diárias podem ser feitas na forma de tópicos. Já o relatório em sim deve ser narrativo e descritivo.

O que colocar na introdução de um relatório?

Na introdução, é fundamental que você apresente uma espécie de resumo do que será tratado ao longo do texto, expondo o tema principal, que também deve estar no título. É importante que a introdução mostre, ainda, qual foi a metodologia utilizada para a elaboração do texto.

Como finalizar um relatório exemplo?

Como fazer uma conclusão em 6 passos
  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Como se faz um relatório de uma experiência?

Estrutura típica de um relatório experimental
  1. Título. Escolha um título claro, que indique do que se tratou a. ...
  2. Introdução e objetivos. A introdução visa contextualizar o experimento e indicar sua. ...
  3. Materiais e métodos. ...
  4. Dados. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusões. ...
  8. Referências.

Como se termina um relatório?

A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente. A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento.

Como fazer um relatório empresarial?

Um relatório empresarial deve incluir as seguintes seções:
  1. Página de título, incluindo: Nome do relatório. O seu nome. ...
  2. Índice, incluindo: Cada seção do relatório e seu número de página.
  3. Resumo executivo, incluindo: Uma visão geral de seus problemas, análises e soluções.
  4. Introdução, incluindo: Objetivo do relatório.

Como fazer um relatório empresarial exemplo?

Veja, abaixo, 5 dicas para fazer relatórios empresariais cativantes:
  1. Seja objetivo. Um bom texto deve ser objetivo e ir direto ao ponto. ...
  2. Inicie com uma análise macro. ...
  3. Elabore uma conclusão. ...
  4. Ande sempre com um caderno de anotações. ...
  5. Utilize um software de gestão.

Como fazer um relatório para a empresa?

Em geral, o relatório técnico deverá conter informações como: detalhes sobre a visita, horário de chegada e saída (check-in e check-out), descrição do atendimento, formulário de qualidade e histórico do cliente.

Quais são os principais relatórios da contabilidade?

Quais os tipos de relatórios contábeis existentes?
  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso (DOAR) — somente para Sociedades Anônimas.

Quais os principais relatórios da contabilidade usados pela gestão financeira?

Quais são os tipos de relatórios financeiros?
  • Relatório de fluxo de caixa.
  • Demonstrativo de resultado de exercício.
  • Planejamento orçamentário.
  • Relatório de contas a pagar e a receber.
  • Balanço patrimonial.

Quais são os relatórios contábeis mais importantes?

Quais são os principais Relatórios da Contabilidade?
  • Balanço Patrimonial (BP): ...
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): ...
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): ...
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR): ...
  • Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC): ...
  • Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA):

Como fazer um relatório escolar infantil?

Como fazer um relatório individual na educação infantil

Utilize uma linguagem clara e assertiva; Aponte tanto os pontos positivos do aluno, assim como as possibilidades de melhoria; Evite julgamentos e de forma alguma use expressões pejorativas; Procure ser coerente e justo em sua avaliação.

O que deve conter um relatório técnico?

  • 1 – INTRODUÇÃO.
  • 2 – OBJETIVO.
  • 3 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.
  • 3.1 – MATERIAIS.
  • 3.2 – EQUIPAMENTOS.
  • 3.3 – MÉTODOS.
  • 4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES.
  • 5 – CONCLUSÃO.

Artigo anterior
Qual é o valor da fortuna de Anderson Silva?
Artigo seguinte
Quais as melhores áreas para empreender em 2021?