Quais os compostos que na hidratação contribuem para a resistência do cimento?

Perguntado por: Jéssica Bruna Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (19 avaliações)

Na presença de água, os silicatos e os aluminatos apresentados na tabela acima formam produtos de hidratação que, com o transcorrer do tempo, dão origem a uma massa firme e resistente.

Qual dos produtos de hidratação mais contribui para a resistência e durabilidade do cimento?

C3S : Silicato tricálcico, responsável pela resistência do concreto em todas as idades, mas principalmente nas idades iniciais, liberando calor após a aplicação.

Quais os compostos formados pela hidratação dos cimentos?

Os principais produtos da hidratação do cimento Portland são: silicato de cálcio hidratado [Tobermorita: C-S-H], hidróxido de cálcio [Portlandita: Ca(OH)2] e sulfoaluminatos de cálcio hidratados [Etringita](3). O surgimento de fases hidratados possuem velocidades distintas.

Qual dos compostos do cimento mais contribui para a hidratação?

(B) Qual dos cimentos apresentaria maior calor de hidratação? A) Cimento B pois apresenta grãos menores, apesar de uma maior superfície de contato o que necessitaria de mais agua, apresenta uma melhor consistência.

Como se dá a hidratação do cimento?

Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.

AULA #034: HIDRATAÇÃO DO CIMENTO - O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ISSO?

34 questões relacionadas encontradas

O que é hidratação do cimento e para que serve?

compartilhe: O calor de hidratação do cimento é aquele liberado durante a reação química do clínquer com a água, lembrando que o clínquer é o produto final da adição do calcário com a argila, e é a matéria-prima fundamental na produção do cimento.

O que é o calor de hidratação do cimento?

[2] O calor de hidratação consiste em uma reação química exotérmica entre o cimento e a água, e possui sua maior intensidade nas primeiras idades, podendo gerar trincas e fissuras nocivas ao concreto, além de possibilitar um futuro ataque do meio externo ao mesmo.

O que é o processo de hidratação do cimento?

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

Qual tipo de cimento apresenta baixo calor de hidratação?

Cimento CP-II (NBR 11.578) ou Cimento Portland Composto: assim conhecido porque tem a adição de outros materiais na sua mistura, que conferem a este cimento um menor calor de hidratação, ou seja, ele libera menos calor quando entra em contato com a água.

Qual é o principal componente químico do Cimento Portland onde ele aparece na reação de hidratação do cimento?

O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland. ... O clínquer em pó tem a peculiaridade de desenvolver uma reação química em presença de água, na qual ele, primeiramente, torna-se pastoso e, em seguida, endurece, adquirindo elevada resistência e durabilidade.

Quais são as reações de hidratação dos principais compostos do cimento Portland?

RESULTADO DA HIDRATAÇÃO DOS COMPOSTOS DO CIMENTO

Após a hidratação dos compostos do cimento tem-se como resultado a formação do gel de C-S-H, Hidróxido de cálcio Ca(OH)2 e a etringita.

O que ocorre na hidratação do cimento quando o gesso e adicionado?

A hidratação dos aluminatos (C3A e C4AF) na presença do gesso – adicionado na fabricação do cimento – resulta na formação de etringitas que assumem formas de agulhas e começam minutos após o início da hidratação, sendo estas responsáveis pelo fenômeno da pega.

O que ocorre durante a hidratação do cimento que causa o seu endurecimento?

– “Quando ele entra em contato com a água ele sofre uma reação química que o faz endurecer”. -“Porque ele sofre reações físico-químicas em contato com a água e cristaliza, aglomera, proporcionando assim rigidez”.

O que é resistência mecânica do cimento?

A resistência mecânica dos cimentos é determinada pela ruptura à compressão de corpos-de-prova realizados com argamassa. No Brasil, empregam-se corpos-de-prova de forma cilíndrica, com 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, feitos com argamassa de consistência normal.

Como é regulado o tempo de endurecimento do cimento?

4) O tempo de pega do cimento diminui com o aumento da temperatura, mas acima de 30 ºC pode ser observado um efeito contrário. Em temperaturas baixas, a pega é retardada. Assim, temperaturas próximas a 0 °C retardam as reações, e pouco abaixo deste valor as paralisam.

Quais os 5 tipos de cimento?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Para que serve o cimento cp5?

É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, onde se exige deforma rápida, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada. Devido ao alto calor de hidratação, não é indicado para concreto massa.

Qual é a diferença do cimento CP 2 e 3?

Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Como ocorre a reação do cimento?

As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO). Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente.

O que é o tempo de pega do cimento?

- Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos; - Pega normal; mais do que 60 minutos. O tempo de “fim de pega” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.

O que é início e fim de pega do cimento hidratado?

O cimento necessita de água para formar um processo cristalino que conduz a sua solidificação, principal característica reológica. ... Este “retardamento” se deve à adição de sulfato de cálcio (gesso), já que a reação com o aluminato do cimento é instantânea, ou seja, a pega é imediata.

Qual a temperatura máxima que o concreto aguenta?

Acima de 250 a 600 graus centígrados, o concreto poderá suportar, mas deverá ser prevista a utilização de agregados especiais, como: argila expandida ou vermiculita, ainda cimento aluminoso, mesmo assim sem choques térmicos.

O que significa CP 2 Z 32?

O cimento Portland CP II-Z contém adição de material pozolânico que varia de 6% à 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.

Artigo anterior
Pode multar por excesso de Velocidade pelo tacógrafo?
Artigo seguinte
Qual exame é melhor tomografia ou ressonância magnética?