Quais os benefícios da umectação para os cabelos?

Perguntado por: Filipe Sérgio Marques  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

Logo, alguns dos benefícios que um cabelo umectado possui são:
  • Brilho.
  • Diminuição do frizz.
  • Controle e diminuição do atrito entre os fios.
  • Redução de quebra e porosidade.
  • Reposição de nutrientes.
  • Aumento da maciez das mechas.

Como fazer uma boa umectação capilar?

Como fazer a umectação nos cabelos?
  1. Você pode passar o óleo com o cabelo sujo, ou se preferir lave o cabelo com o shampoo de sua preferência. ...
  2. Aplique o óleo vegetal de sua preferência, da raiz até as pontas. ...
  3. Deixe agir de 1 a 2 horas.
  4. Lave os cabelos com shampoo. ...
  5. Use o condicionador para fechar as cutículas.

O que fazer no cabelo depois da umectação?

1 - Depois de aplicar óleo em todo o cabelo, deixe a umectação agindo nos fios por, no mínimo, duas horas; 2 - Quando chegar a hora de retirar o produto, divida o cabelo em seções e aplique um condicionador de fórmula leve em todas as elas.

Para que serve a umectação nos cabelos cacheados?

A umectação capilar é um tratamento em que os fios são banhados com óleo vegetal como forma de devolver a oleosidade natural dos cabelos. É essa oleosidade que combate o ressecamento deixando os fios muito mais brilhantes, nutridos e saudáveis.

Como fazer umectação nos cabelos cacheados?

O processo é bem simples: com os fios secos ou ligeiramente úmidos, aplique óleos/manteigas vegetais puros diretamente no cabelo. Se estiver um dia mais frio, o uso da touca térmica pode auxiliar na penetração dos componentes, como mostram algumas pesquisas [1].

Umectação noturna funciona mesmo? É bom para o cabelo?

25 questões relacionadas encontradas

Como a umectação age no cabelo?

Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido. A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo!

Pode hidratar o cabelo depois de fazer umectação?

Frequência: 1 ou 2 vezes por semana, para quem lava o cabelo até 3 vezes por semana, quem lava todos os dias, pode optar por acrescentar mais 1 dia de hidratação ou intercalar com uma umectação. Essa frequência não é alta e não pesa nos fios.

Pode escovar o cabelo depois da umectação?

Concluindo: Você pode sim usar a chapinha após a umectação capilar, desde que: Lave o cabelo com shampoo transparente para tirar todo o excesso de óleo dos fios. Condicione.

Pode fazer umectação de dia?

Bom, vamos lá. A umectação noturna é ideal para quem não tem tempo de parar e fazer o procedimento durante o dia. Aplicando o óleo antes de dormir, você dá também mais tempo para ele agir. O único porém é que você, obrigatoriamente, vai ter que lavar o cabelo logo de manhã.

Qual o melhor óleo para fazer umectação capilar?

Quais os melhores óleos para usar na umectação?
  • Óleo de argan. Não é nenhuma surpresa que esse seja um dos óleos dessa lista, já que é um dos mais populares quando falamos de tratamentos capilares. ...
  • Azeite de oliva. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de coco. ...
  • Óleo de linhaça. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Óleo de rícino.

Quantas vezes por semana posso fazer a umectação?

A umectação deve ser feita, no máximo, uma vez por semana

Dependendo do seu tipo de fio e da sua necessidade, umectar os cabelos a cada 15 dias já é o suficiente para manter a nutrição. Se quiser fazer mais do que isso, dê um intervalo de no máximo uma semana antes de aplicar o óleo nas madeixas novamente.

Como usar óleo de umectação?

Como fazer: O passo a passo da umectação noturna é o mesmo da umectação comum. Antes de dormir, aplique o óleo nos cabelos secos, estejam elem limpos ou não, enluvando e massageando mecha por mecha. Depois, prenda os fios em um tecido de algodão, que pode ser uma camisa simples e grande, para proteger contra o frizz.

Quais oleos posso misturar para fazer umectação?

Receita: umectação de óleo de coco e de rícino
  • 1º passo: Separe dois potes, um para colocar o óleo de coco e outro para o de rícino. ...
  • 2º passo: Comece aplicando o óleo de rícino no couro cabeludo, massageando bem a região com as pontas dos dedos para ativar a circulação sanguínea e fortalecer o crescimento dos fios.

Pode usar óleo de coco todos os dias?

O uso contínuo do óleo de coco no cabelo pode criar uma camada que impede que a água penetre no fio, ou seja, ele não vai hidratar e outros produtos que você usar não terão o mesmo efeito por causa dessa película que ele cria nos fios.

Pode escovar o cabelo depois da nutrição?

Para não correr o risco de limitar a nutrição capilar ou deixar os fios sensíveis, a dica da cabeleireira é investir em um protetor térmico antes da secagem ou escovação. "O produto deve ser escolhido de acordo com as necessidades de cada cabelo. ... Depois, é só escová-los", explicou.

Pode passar óleo no cabelo antes de fazer chapinha?

Não passe nenhum tipo de produto que contenha óleo mineral antes de usar a chapinha, pois, estimulado pelo calor, o ingrediente atinge temperaturas altíssimas que literalmente "fritam" o cabelo. O excesso de calor muda muito a cor dos fios, então quem pinta o cabelo deve ter cuidado redobrado.

Pode secar o cabelo com óleo de coco?

Lave o seu cabelo normalmente e deixe-o secar naturalmente. Se puder, aproveita e desembaraça seus fios antes de ele secar. Coloque um pouco de óleo de coco na vasilha menor. ... Depois de finalizar a aplicação, coloque a touca térmica, ou enrole o seu cabelo em uma toalha.

Como fazer umectação com hidratação?

Enluve mecha por mecha e prenda os fios em um tecido de algodão, o que também auxiliará a combater o frizz que pode ser causado pela fricção com o travesseiro. Muitas vezes utilizar um shampoo forte para retirar a umectação pode ressecar o cabelo e fazer com que toda a hidratação tenha sido em vão.

Como fazer unificação no cabelo?

Acompanhe o passo a passo para fazer a umectação capilar: 1° passo: coloque uma colher de óleo de coco em um potinho e esquente 2 minutos no micro-ondas ou forno. 2° passo: com o cabelo seco e semissujo, aplique um pouco de óleo mecha por mecha e até mesmo na raiz.

Como montar o seu cronograma capilar?

A agenda funciona assim: você escolhe 3 dias na semana para, em cada um deles, fazer um dos tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Não importa o tipo do seu cabelo - liso, ondulado, cacheado ou crespo - a quantidade de dias por semana pode ser a mesma.

Qual melhor óleo para cabelo grosso?

Óleo de coco: além de brilho, o queridinho da lista impede que o cabelo perca umidade para o meio, evitando que resseque. Por um óleo mais denso, ele se adapta melhor aos fios mais grossos e pesado.

Qual óleo usar na umectação noturna?

Para fazer a umectação noturna, você só vai precisar de um óleo capilar, um pente e um elástico de cabelo. Procure produtos ricos em ativos altamente nutritivos, como o óleo de coco ou os micro-óleos de flores preciosas.

Para que serve umectação noturna com óleo de coco?

Umectação com óleo de coco é uma prática para manter a hidratação capilar em dia! Isso porque o óleo de coco é um produto natural e proporciona benefícios para a saúde como um todo. Muito diferente de produtos de umectação capilar convencionais, que compõem substâncias perigosas para a saúde.

Artigo anterior
Quais os sintomas da ateromatose?
Artigo seguinte
Qual é a capital do Brasil * sua resposta?