Quais os benefícios da territorialidade?
Perguntado por: Jorge Sousa Matos | Última atualização: 3. April 2022Pontuação: 4.9/5 (48 avaliações)
A população é beneficiada pela territorialidade, já que os recursos são racionados e não haverá uma superexploração. O indivíduo terá a vantagem de exclusividade de uso daquela área e dos recursos nela contidos. No entanto, existe um gasto energético muito alto em defender um território.
Qual a importância da territorialidade?
A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços.
O que é territorialidade e exemplos?
A territorialidade refere-se aos indivíduos ou grupos de indivíduos, tais como as alcateias de lobos, que defendem o território contra a invasão de indivíduos da mesma espécie. Por exemplo, os machos de muitas espécies de aves marcam um território para o período em que fazem ninho.
O que se entende por territorialidade?
Para ele, territorialidade significa: "[...] a tentativa, por um individuo ou um grupo, de atingir, influenciar ou controlar pessoas, fenômenos e relacionamentos através da delimitação e afirmação do controle sobre uma área geográfica" (SACK, 1986).
O que é o processo de territorialização?
Para alguns autores, a territorialização nada mais é do que um processo de “habitar um território” (Kastrup, 2001, p. 215). O ato de habitar traz como resultado a corporificação de sabres e práticas. ... Entende-se, portanto, que o território da saúde não é só físico ou geográfico: é o trabalho ou a localidade.
Territorialidade - Documentários
O que é territorialização em saúde?
A territorialização da Atenção Básica à Saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. ... Por isso, a territorialização reflete o próprio modelo de atenção que se propõe no Brasil.
Quais os objetivos da territorialização?
O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...
O que é territorialidade Milton Santos?
A territorialidade corresponde às relações sociais e às atividades diárias que os homens têm com sua natureza exterior. É o resultado do processo de produção de cada território, sendo fundamental para a construção da identidade e para a reorganização da vida quotidiana (SAQUET, 2009, p.
O que é território para a Geografia?
Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. ... No conceito tradicional de geografia, território é usado para estudar as relações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais.
O que é território para a sociologia?
O território é a dimensão do espaço habitado, delimitado fisicamente com limites físicos de caráter político/administrativo. ... O território guarda o passado dos agir hegemônicos e dos conflitos sociais, das lutas de classe e do fazer cotidiano.
Quais os tipos de territorialidade?
Existem ainda outras formas de territorialidade, tais como uma pessoa escolhendo uma cadeira em sua própria casa. Ou mesmo personalizar um escritório segundo seu estilo e gosto pessoal, sendo essa uma forma de indicar a identidade de uma pessoa. Os Estados baseiam-se no conceito de territorialidade.
O que é um território de exemplo?
Qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder se caracteriza como território. Uma abordagem geopolítica, por exemplo, permite afirmar que um consulado ou uma embaixada em diferentes países, seja considerado como parte de um território de outra nação.
Qual é a diferença entre território e territorialidade?
O território é o espaço que sofre o domínio desses agentes e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade (Ratzel, 1897; apud Moraes, 2000).
Qual a importância da territorialização para a Estratégia saúde da Família?
Introdução: O processo de Territorialização pressupõe o reconhecimento das principais características demográficas, socioeconômicas, epidemiológicas e culturais inerentes à população adscrita. Esse processo se apresenta como uma ferramenta que facilita o trabalho dos profissionais de saúde na comunidade.
Qual é a importância da territorialização no contexto da atenção primária à saúde?
Resumo: A territorialização da atenção básica à saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. ... Por isso, a territorialização reflete o próprio modelo de atenção que se propõe no Brasil.
Qual a importância da territorialização e mapeamento?
Conclusão ou Hipóteses: Observa-se a importância do mapeamento, pois com ele é possível o reconhecimento do território, identificação do perfil demográfico, epidemiológico, socioeconômico e ambiental, possibilitando o monitoramento do processo de trabalho, permite a tomada de decisão das ações de saúde de forma mais ...
Por que o conceito de território se tornou tão relevante para a ciência geográfica feita no Brasil nas duas últimas décadas?
O conceito de território foi resgatado, na Geografia e no Brasil, no final da década de 1980 em distintas escalas, mas, sobretudo na escala intraurbana, em decorrência das minorias conformando novos arranjos espaciais, tendo como matriz as diferenças culturais.
O que é conflito de territorialidade?
O processo de territorialização pressupõe a tensão nas relações estabelecidas, pois se um grupo se organiza em prol de territorializar- se, ele está negando o lugar que lhe fora destinado, numa dada circuns- tância espaço-temporal, por outros grupos sociais melhor situados no espaço social pelos capitais de que já ...
São objetivos da territorialização exceto?
São objetivos da Territorialização em Saúde, EXCETO: ... b) fazer os diagnósticos (mapas) social, econômico, geográfico ecológico e de saúde da área. c) realizar o planejamento ascendente da busca de solução para as demandas da população assistida pela ESF. d) reconhecer fatores de acessibilidade e barreiras.
Quais são as fases da territorialização?
os passos para a territorialização da área de abrangência da UBS – preparatória, de delimitação do território, de apropriação do território e de consulta às lideranças comunitárias –, assim os elementos para caracterização da área de abrangência.
Qual o objetivo e como elaborar o mapa do território adscrito pela equipe de saúde da família no contexto da Atenção Básica?
O mapa do território adscrito pela equipe de saúde da família e equipe de saúde bucal é uma ferramenta do planejamento em saúde que tem por objetivo auxiliar no processo de diagnóstico local e identificação dos problemas e necessidades de saúde da população1. ... Sugere-se que este mapa seja exposto na recepção da UBS.
O que é território na atenção básica?
O QUE É O TERRITÓRIO? lugar com limites definidos onde as pessoas vivem trabalham, circulam e se divertem. Dele faz parte ambientes construídos e ambientes naturais. Sendo sobretudo, um espaço de relações de poder, de informações e de trocas.
Qual é o exemplo de país?
País é um determinado território social, política e geograficamente delimitado, habitado por uma população com cultura comum. ... Um exemplo dessa situação é o Reino Unido, composto por quatro regiões, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, que são designadas por países, mas não contam nas listas oficiais.
O que é o território brasileiro?
O território brasileiro seria a área delimitada a partir da soberania exercida pelo Estado brasileiro, tendo uma conotação puramente política. Esse termo é também utilizado em áreas como a Biologia – para descrever as relações de posse territorial dos animais – e também por outras áreas de conhecimento.
O que é territorialidade e juventude?
Trata-se de um estado da arte produzido a partir dos descritores territorialidade, juventude e educação, que reuniu publicações de artigos entre os anos de 2008 e 2018. ... Este território é marcado por conflitos, permanências, negociações por espaço, tanto entre distintas culturas juvenis como entre os grupos geracionais.
Quais pomadas pode passar na tatuagem?