Como funciona o processo de esterilização?

Perguntado por: Carlos Joaquim Ferreira de Simões  |  Última atualização: 17. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (43 avaliações)

A esterilização é um processo que visa a destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais e objetos. São eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos. A esterilização de materiais pode desenvolver-se através de diferentes processos químicos e físicos.

Quais são as etapas do processo de esterilização?

O processo de esterilização dos instrumentais engloba etapas que vão desde a lavagem profunda com detergente enzimático e escova; enxágüe em água corrente; inspeção visual; secagem; envelopagem com papel grau cirúrgico (ou outros, preconizados pela legislação) e data da esterilização, sendo esta valida por sete dias; ...

Como funciona a esterilização?

O processo consiste em manter o material contaminado em contato com o vapor de água em temperatura elevada por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos. Nessas condições ocorre a desnaturação das enzimas e proteínas estruturais, levando à morte das células microbianas.

Quais são os 4 métodos de esterilização?

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
  • Flambagem;
  • Incineração;
  • Raios infravermelhos;
  • Estufas de ar quente.

Como é o processo de esterilização de material cirúrgico?

Nos estabelecimentos de saúde, os métodos de esterilização disponíveis para processamento de artigos no seu dia a dia são o calor, sob a forma úmida e seca, e os agentes químicos sob a forma líquida, gasosa e plasma.

Métodos de Esterilização - Prof. Lorena Raizama | INTERVALO DO PLANTÃO

19 questões relacionadas encontradas

Quais as etapas do preparo de material para esterilização?

3 – Preparo de materiais

Setor que deve inspecionar a limpeza, secar, lubrificar, preparar e acondicionar e rotular os materiais para esterilização, ou desinfecção química (no caso dos instrumentais termossensíveis).

Como é o processo de esterilização na autoclave?

A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

Qual o melhor processo de esterilização?

Óxido de etileno (ETO)

É um dos métodos mais eficazes e utilizados no processamento. A autoclave é um tipo de esterilização por óxido de etileno e sua ação se dá pela reação com uma proteína no núcleo da célula, impedindo a reprodução do microrganismos.

Qual é a função da autoclave?

Esterilização: A função principal da autoclave é esterilizar instrumentos e materiais. Isso é feito expondo-os a vapor de alta pressão a uma temperatura geralmente em torno de 121°C por um período específico.

Quais são os equipamentos utilizados no processo de esterilização?

A CME conta com equipamentos como autoclaves; lavadoras; desinfectadoras; pias; balcões e dispositivos para limpeza e secagem. Esses equipamentos são usados de acordo com a necessidade nas áreas devidas.

Qual a temperatura ideal para esterilização?

Tempos e temperaturas de esterilização

Para esterilizar material metálico com vapor sob pressão em autoclave a temperatura e o tempo de uso recomendados são: 115 ºC cerca de meia hora. 121 ºC, 15 minutos.

Quanto tempo dura a esterilização?

Em média = 75 à 90 min.

Quanto tempo leva o processo de esterilização?

A duração do processo é, em média, de 40 minutos (verificar o tempo exato com o fabricante). Isso levando em consideração todo o tempo de aquecimento e exposição dos materiais às temperaturas elevadas. A temperatura, inclusive, varia de 121ºC de 134ºC, de acordo com o modelo.

Quais são os testes de esterilização?

Indicadores de Esterilização
  • Liberador de Carga Tipo 5 MLGT5-12. ...
  • Teste Desafio 20min MTD20M-10. ...
  • Teste Desafio 1hrs MTD1H-10. ...
  • Teste Desafio 3hrs MTD3H-10. ...
  • Teste Bowie & Dick 7kg TBD7KG-12. ...
  • Teste Bowie & Dick 4kg TBD4KG-25. ...
  • Indicador Químico IQVT6-250 Tipo 6 Vapor 4 minutos.

Como saber se o material foi esterilizado?

A ampola esterilizada deve começar a obter uma coloração roxa, enquanto a que não foi esterilizada permanecerá com a coloração amarelada. Isso indica que o processo de esterilização foi concluído corretamente. Se as duas ampolas ficarem com a coloração roxa significa que ocorreu um crescimento de bactérias.

Qual é a diferença de desinfecção e esterilização?

A desinfeção é a completa desintegração de microrganismos, que pode ser feita de maneira química (uso de desinfetantes) ou física (radiação ultravioleta). Um passo a mais seria a esterilização, que é feita em laboratório através do uso de autoclaves e estufas. Selecione como prefere utilizar estes recursos.

Quais os 3 tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).

Quais são os ciclos da autoclave?

Essa norma internacional, que disciplina a construção de autoclaves, estabelece 3 tipos de ciclos: B, N e S. Para objetividade e clareza da informação, transcrevemos a Tabela 1 da Norma EN13060:2014 (que pode ser conferida no original).

Qual é o tempo de esterilização na autoclave?

Ao atingir o patamar de esterilização, a temperatura selecionada de 121°C e pressão de 110 kPa, o processo de esterilização se realiza em 20 minutos.

O que a Anvisa diz sobre esterilização?

A RDC Anvisa nº 15/2012 (BRASIL, 2012) ainda estabelece que os CME dos serviços de saúde e as empresas processadoras são responsáveis pela validação dos processos de esterilização, bem como pela qualificação de instalação, operação e desempenho dos equipamentos utilizados na esterilização de produtos para saúde.

O que não pode colocar na autoclave?

Para passar pela autoclavagem, os produtos para a saúde precisam ser resistentes ao calor e a pressão, portanto, materiais termossensíveis, como aqueles compostos por borracha, plástico, polietileno e resina sintética não podem ser esterilizados em autoclave, pois existe o risco de excesso de aquecimento e consequente ...

O que é esterilização na CME?

O CME é responsável por realizar a esterilização ou desinfecção dos materiais utilizando diferentes métodos, como calor úmido (autoclave), calor seco, radiação ou produtos químicos esterilizantes ou desinfetantes.

Qual é a função da esterilização na autoclave?

Indicada para a esterilização de materiais como vidro, porcelana, polietileno, polipropileno, PTFE (Teflon®), PVC, polietileno e aço inox. Indicada para a esterilização de materiais como bronze, látex, alumínio, PVC, silicone, aço inoxidável, borracha, teflon e muitos outros.

O que fazer antes da esterilização?

A limpeza é obrigatória antes dos processos de desinfecção e esterilização dos materiais. A desinfecção dos equipamentos deve ser realizada com álcool etílico a 70% ou hipoclorito de sódio a 1%, sendo esse processo importante para a destruição de micro-organismos.

Como saber se a autoclave está esterilizando?

O processo de esterilização deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. A monitorização mais confiável para esterilização em autoclave é a biológica, pois é feita com microorganismos tecnicamente preparados e indicadores biológicos, para demonstrar a esterilização (3).

Artigo anterior
Quando usar o CFOP 6357?
Artigo seguinte
Como acabar com o excesso de pele na barriga?