Quais os 4 processos envolvidos na farmacocinética explique como cada um funciona de forma breve?

Perguntado por: Martinho Magalhães de Pinto  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (61 avaliações)

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. ...

Quais as 4 etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

O que são processos farmacocinéticos?

Os processos farmacocinéticos são determinantes dos passos de uma prescrição medicamentosa, quando, além de dose, devem-se escolher via de administração – definida pelos processos de absorção, distribuição e biodisponibilidade – e intervalos entre as doses, calculados, geralmente, em função do tempo de eliminação de um ...

O que é farmacocinética Cite quais são suas fases e a importância do componente farmacocinético para a farmacologia?

A Farmacocinética é a área da Farmácia que estuda o caminho que o medicamento percorre e o impacto causado por ele no corpo humano. A análise é importante para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma segura, no que se refere às quantidades, doses, administração e avaliação de possíveis efeitos colaterais.

Quais são os princípios de farmacocinética?

A farmacocinética, às vezes descrita como o que o corpo faz com o fármaco, refere-se ao movimento do fármaco dentro, através e fora do corpo — o tempo de evolução de sua absorção. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções)...

Farmacocinética - Absorção, Distribuição, Biotransformação e Eliminação (Farmacologia) - Bio Aulas

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

Qual é a importância da farmacocinética no processo de descoberta de novos fármacos?

Nota-se que a fase farmacocinética pode ter profundo impacto sobre o efeito farmacológico, uma vez que os processos de ADME determinam a concentração e o tempo despendido das moléculas do fármaco no seu local de ação2. Tradicionalmente, a pesquisa de fármacos concentra seus esforços iniciais na fase farmacodinâmica.

O que é farmacocinética e farmacodinâmica PDF?

A farmacocinética estuda o que o organismo faz com o fármaco, ao passo que a farmacodinâmica (ver Cap. 2) descreve o que o fármaco faz no orga- nismo. Quatro propriedades farmacocinéticas determinam o início, a intensi- dade e a duração da ação do fármaco (Fig.

Qual a importância da fase Ie fase II de biotransformação?

Os fármacos absorvidos pelo intestino estão, portanto, sujeitos ao efeito de primeira passagem. As reações químicas da biotransformação enzimática são classificadas como reações de: Fase I e Fase II. ... Convertem o fármaco original em um metabólito mais polar através de reações de oxidação, redução ou hidrólise.

Quais são os fatores que podem influenciar os processos farmacocinéticos?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.

Qual é o conceito de farmacodinâmica?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.

Como ocorre o processo farmacocinético de absorção e distribuição?

Após a administração de um fármaco ocorre a absorção, que é o caminho da droga percorrido até chegar a corrente sanguínea. ... Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas.

O que é metabolismo de fase 2?

As reações na fase II englobam a conjugação com alguma substância endógena (p. ex., ácido glucurônico, sulfato, glicina); essas reações são sintéticas.

Quais são as fases que definem a passagem dos compostos químicos pelo organismo ou farmacocinética cite as e defina com suas palavras cada uma?

As fases da farmacocinética são: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.

O que é farmacodinâmica PDF?

Utiliza-se o termo farmacodinâmica para descrever os efei- tos de um fármaco no corpo. ... É importante descrever os efeitos de um fármaco em termos quantitativos para estabelecer as faixas de doses apropriadas para os pacientes, bem como para comparar a potência, a eficácia e a segurança de um fármaco com outro.

Quais são as etapas da farmacodinâmica?

A farmacodinâmica, por sua vez, possui três etapas distintas: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico.

Quais os 4 objetivos da farmacologia explique cada um deles?

Principais objetivos da farmacologia:

- Absorção dos fármacos pelo organismo; - Ação dos fármacos no combate de determinadas doenças; - Efeitos das associações entre remédios diferentes; - Excreção dos remédios pelo organismo.

Qual a importância do estudo da farmacocinética?

A farmacocinética clínica é uma ferramenta importante para auxiliar no alcance da posologia ideal, além de possibilitar a compreensão da ocorrência de variações entre grupos.

Como é o processo de descoberta de novos fármacos?

O processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos, conforme ilustrado na Figura 1, é dividido em duas grandes fases: (i) descoberta (também conhecida como pré-clínica ou pesquisa básica) e (ii) desenvolvimento (ou clínica) (Lombardino & Lowe, 2004).

Qual a importância da química farmacêutica no desenvolvimento de novos fármacos?

A Química Farmacêutica Medicinal tem como principal objetivo o Planeja- mento e Desenvolvimento de novos fármacos. Os fármacos originados de processos de síntese orgânica estão superando, em número, aos obtidos de fontes naturais.

O que é ação farmacológica de um medicamento?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.

O que é o mecanismo de ação de um medicamento?

O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.

Qual a classificação dos medicamentos quanto ao modo de ação?

Os medicamentos podem ser de: Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.

Qual medicamento pode ser Intercambiavel?

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.

Artigo anterior
Quais os alimentos que contêm glicogênio?
Artigo seguinte
Qual o tipo de asfalto mais utilizado no Brasil?