Quais os 4 grupos de inseticidas que atuam?

Perguntado por: Henrique Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)

  • Conceitos importantes sobre tipos de inseticidas.
  • 1° principal tipo de inseticida: diamidas.
  • 2° principal tipo de inseticida: organofosforados.
  • 3° principal tipo de inseticida: carbamatos.
  • 4° principal tipo de inseticida: piretróides.
  • Resistência de pragas a inseticidas e o MIP.

Quais são os grupos de inseticidas?

Grupos químicos dos inseticidas
  • Carbamatos. Provenientes do ácido carbâmico, eles são compostos orgânicos e podem ser divididos em carbamatos inseticidas, herbicidas e fungicidas. ...
  • Piretróides. ...
  • Organofosforados. ...
  • Reguladores de crescimento. ...
  • Inibidores da respiração celular. ...
  • Bioinseticidas – Bacillus thuringiensis.

Quais são os modos de ação dos inseticidas?

Os principais modos de ação dos inseticidas são por contato direto do produto no alvo ou a ingestão de folhas que contenham o princípio ativo. Além disso, os produtos podem ser considerados fisiológicos ou de choque.

Quais são os quatro mecanismos bioquímicos e ou fisiológicos de ação dentro dos inseticidas reguladores de crescimento?

De um modo geral pode se estabelecer que os inseticidas orgânicos sintéticos atuam sobre o sistema nervoso do inseto e os sintomas apresentados obedecem a quatro estágios: excitação, convulsão, paralisia e morte.

Como agem os inseticidas neurotóxicos?

Os inseticidas neurotóxicos vão atuar no corpo dos insetos, perturbando as funções elétricas do sistema nervoso, como nas sinapses, por exemplo, onde agem os neurotransmissores para transmitir os impulsos nervosos.

Grupos químicos dos inseticidas

38 questões relacionadas encontradas

Como atuam os inibidores de acetilcolinesterase?

O mecanismo de ação dos inibidores da acetilcolinesterase passa por uma inativação da enzima acetilcolinesterase, causando uma elevação nos níveis de acetilcolina e culminando num síndrome colinérgico agudo, com manifestações muscarínicas, nicotínicas e no sistema nervoso central (SNC), sendo que estas manifestações ...

Como agem os inseticidas inibidores da formação de cutícula?

Essencialmente, tanto os inseticidas pertencentes ao Grupo 15 quanto ao Grupo 16 atuam da mesma forma: eles impedem a biosíntese de quitina no inseto durante o processo de muda, resultando num exoesqueleto fraco e com membros deformados, eventualmente levando o inseto à morte.

Quais são os mecanismos de resistência a inseticidas?

Classicamente, existem três mecanismos envolvidos na resistência de insetos a inseticidas, que são: redução da penetração do inseticida pela cutícula do inseto; detoxificação ou metabolização do inseticida por enzimas; e redução da sensibilidade no sítio de ação do inseticida pelo sistema nervoso.

Qual o mecanismo de ação dos agrotóxicos?

MODO DE AÇÃO - Refere-se ao processo bioquímico pelo qual uma molécula de agrotóxico interage com o organismo vivo, causando alterações em processos fisiológicos normais que se expressam na forma de toxicidade e na inabilidade de sobrevivência.

Como agem os inseticidas reguladores de crescimento?

Essas moléculas imitam a ação do hormônio juvenil nos insetos, ligando-se aos seus receptores e inibindo a expressão de genes necessários para formar estruturas adultas durante o processo de muda.

Como age o inseticida de contato?

Um dos principais ingredientes ativo deste grupo químico é o Acefato, considerado um inseticida sistêmico com ação de contato e ingestão. O mecanismo está relacionado com a inibição das enzimas colinesterases, aumentando os impulsos nervosos e resultando na morte das pragas (Lavoura 10, 2018).

Qual a forma correta de usar inseticida?

Coloque na posição vertical, posicione o dedo no centro e pulverize de 3 a 6 segundos em todo o cômodo. Dica: aplique sempre na direção oposta ao rosto, mantendo a distância máxima de 30cm para móveis e superfícies de madeira.

Como funciona inseticida de contato?

Contato: são muito utilizados para controlar vários tipos de insetos. Os inseticidas de contato penetram no corpo do organismo pela cutícula ou carapaça (estruturas que podem ser comparadas à pele do organismo). Inalação: são aqueles inseticidas que tem efeito após serem inalados.

Qual é o melhor inseticida para baratas?

Melhores Venenos para Baratas Liquido
  1. 1 – K-Othrine® SC 25 BAYER. É o melhor veneno para baratas na opção para pulverizações.
  2. 2 – Inseticida Aerossol Mata Baratas e Formigas RAID. ...
  3. 3 – Aerossol Mata Baratas MORTEIN. ...
  4. 4 – Mata Baratas Aerossol JIMO. ...
  5. 5 – Ultra Inset Mata Baratas DOMLINE.

Qual é o melhor inseticida para matar pernilongos?

SBP | Multi-inseticida Aerossol SBP

SBP é uma das marcas mais lembradas quando se trata de produtos contra mosquitos, graças a qualidade dos produtos. O multi-inseticida SPB é eficaz contra mosquitos, pernilongos, moscas, baratas e também, o Aedes aegypti. O seu uso é super prático e a ação, muito rápida.

Qual o mecanismo de ação dos agrotóxicos organofosforados e carbamatos?

O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação tóxica entre as enzimas esterases são a acetilcolinesterase (AChE), nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos, e a butirilcolinesterase (BChE) no plasma.

Quais são os mecanismos de atuação e dispersão dos pesticidas?

Os mecanismos de ação dos pesticidas incluem a inibição de enzimas especificas como a enolpiruvil shikimato-3-fosfato sintase (glifosato) e a colinesterase (fenitrotion), de proteínas como as tubulinas (pendimetalina), de receptores do sistema nervoso como o ácido gama aminibutírico (fipronil) e da inibição da ...

Qual o mecanismo de ação dos organofosforados e carbamatos?

2.5 - Toxicidade e Mecanismo de Ação Tóxica

Os compostos organofosforados e carbamatos são inibidores da colinesterase, impedin- do a inativação da acetilcolina, permitindo assim, a ação mais intensa e prolongada do me- diador químico nas sinapses colinérgicas, a nível de membrana pós-sináptica.

Como se explica a resistência de insetos aos inseticidas?

A evolução da resistência é determinada pela pressão de seleção exercida pelo inseticida sob a população de insetos, sendo dependente principalmente de três fatores: 1) biologia da praga, incluindo a taxa reprodutiva, a migração e o espectro de hospedeiros dela; 2) a persistência e a especificidade do inseticida; e 3) ...

Como os insetos se tornam resistentes?

Em insetos, a pressão de seleção que resulta na evolução da resistência é o contínuo uso de elevadas doses de inseticidas ou bioinseticidas que compartilham do mesmo modo de ação, o que favorece a sobrevivência de indivíduos portadores de genótipos resistentes.

Por que as pragas se tornam resistentes aos inseticidas?

Ou seja, a resistência de pragas é um processo natural, alguns indivíduos são suscetíveis, outros são resistentes. Este fenômeno é genético, ocorre por uma alteração no DNA desses parasitas, e eles se tornam diferentes dos demais, o que permite que sobrevivam ao inseticida.

Como funcionam os inseticidas inibidores da respiração celular?

Todos os inseticidas que afetam a respiração celular atuam na membrana mitocondrial interna, seja inibindo a ATP-sintase, interrompendo algum dos complexos de transporte de elétrons, ou desacoplando a oxidação da fosforilação ao tornar a membrana permeável aos prótons (e, portanto, incapaz de manter um gradiente de ...

Como agem os inseticidas piretroides?

Piretroides e DDTs retardam o fechamento dos canais de sódio após a condução do potencial de ação, re-estimulando as células nervosas e levando o inseto à morte por hiper-excitação.

Como agem os inseticidas disruptores da membrana do Mesêntero?

DISRUPTORES MICROBIANOS DA MEMBRANA DO MESÊNTERO

Os inseticidas/acarecidas deixam morrer de fome as células de energia, inibindo a ATP sintase.

Artigo anterior
Em qual idade pode fazer rinoplastia?
Artigo seguinte
O que colocar na bio do Instagram quando tá namorando?