O que é uma circular e qual sua finalidade?
Perguntado por: Henrique Sérgio Morais de Carvalho | Última atualização: 11. Januar 2022Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)
A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
Quais são os tipos de circular?
De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular.
Em que situações a circular é mais utilizada no desenvolvimento do trabalho?
Utilizada na vida acadêmica e profissional, ela serve para dar informações, avisar, transmitir, dar ordens e padronizar regras.
O que é caráter circular?
Carta ou comunicação escrita, ger. de caráter formal ou oficial, que é dirigida simultaneamente a várias pessoas e trata de assunto de interesse comum: A diretoria da escola mandou uma circular aos pais dos alunos.
O que é uma circular comercial?
Um aviso circular é uma carta oficial, ou uma circular, emitida pelo chefe de uma repartição ou departamento para conseguir regulamentar e/ou padronizar as regras e as condutas internas, emitida para vários destinatários.
Circular (gênero textual oficial) - O que é, como fazer e sua importância
O que é uma redação comercial?
Redação comercial, também chamada de carta comercial, é um documento escrito que tem como objetivo transmitir informações, ideias, propostas comerciais ou empresariais.
O que é redação comercial exemplos?
A redação comercial deve caracterizar- se pela impessoalidade, uso da norma padrão da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Em empresas privadas a redação comercial e utilizada na elaboração de Cartas, contratos, memorandos, circulares, avisos, procuração, relatórios e documentos em geral.
O que é uma lei circular?
Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.
O que é uma palavra no singular?
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. ... Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
O que é o aviso?
1 Ato ou efeito de avisar. 2 Toda forma de comunicação ou informação dispensada a alguém; notícia. 3 por ext Todo boletim, memorando ou documento mediante o qual se divulga algo a alguém. 4 Aquilo que aconselha ou recomenda; admoestação, advertência, conselho, recomendação: Concedeu-lhe um aviso oportuno.
Qual é a comunicação que informa e padroniza ao mesmo tempo?
Aviso e Ofício (Comunicação Externa) – São modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
Quando usar Memorando Circular?
Memorando: Este documento é utilizado sempre que você queira se comunicar com um setor. Circular: Também pode ser chamado como Memorando Circular. Sempre que você ou seu setor queria estar se comunicando com 2 ou mais setores, (podendo enviar a toda a instituição) você deverá estar selecionando esta opção.
Qual a diferença entre o comunicado e a circular?
Um comunicado é um «aviso, informe, declaração, muitas vezes de fonte oficial, difundida pelos meios de comunicação» (idem). Uma circular designa uma «comunicação escrita de interesse comum, que é reproduzida em vários exemplares e transmitida a diferentes pessoas ou entidades» (idem).
O que é uma circular exemplos?
A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
O que uma circular não deve apresentar?
Texto: o conteúdo da circular deve ser claro e objetivo, de forma a evitar que o leitor fique com dúvidas; Despedida: encerre o texto se despedindo brevemente do leitor. Assinatura: no caso da circular, a assinatura não deve ter linha. Ela deve estar sobre o nome datilografado e o cargo de quem assina o documento.
Quais são os tipos de ofício?
- Ofício de Comunicação;
- Ofício de Solicitação;
- Ofício para Requerimento ou Pedido;
- Ofício de Patrocínio;
- Ofício Jurídico.
O que é singular e exemplos?
Singular é um adjetivo referente ao que é único, exclusivo, peculiar, raro ou que se diferencia dos demais pela sua excepcionalidade. ... Do ponto de vista semântico, na gramática da língua portuguesa o singular é uma flexão verbal para se referir a um só sujeito ou coisa. Exemplo: “Ele tem um carro” ou “Comi uma torta”.
Quais são as palavras singular?
...
Exceção à regra: Quando os substantivos terminados em -s são paroxítonos, a formação do plural fica invariável:
- lápis - lápis;
- atlas - atlas;
- pires - pires;
- ônibus - ônibus;
- vírus - vírus.
Que que significa plural?
Plural é referente a tudo o que é composto por mais de um elemento. Na língua portuguesa, o plural é a classe gramatical numeral que expressa as variáveis formadas por dois elementos em diante.
O que diz a circular 4001?
No dia 29/01/20 foi publicada pelo Banco Central a Carta Circular nº 4001, que divulga a relação de operações e situações que podem configurar indícios de ocorrência dos crimes de lavagem de dinheiro, passíveis de comunicação ao COAF. Ela substitui a Carta Circular 3.542/12.
Devem ser comunicadas as solicitações de provisionamento de saques em espécie de valor igual ou superior ar$ 50 mil?
49, essas instituições devem comunicar ao Coaf: As operações de depósito ou aporte em espécie ou saque em espécie de valor igual ou superior a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais); ... A solicitação de provisionamento de saques em espécie de valor igual ou superior a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) de que trata o art.
O que deve ser feito na redação comercial?
Na Redação Empresarial, a comunicação deve sempre ser significativa e cheia de propósito. Então, é sempre bom ter bem claro em mente o que se quer dizer. Depois de estabelecer exatamente o objetivo, divida o texto em três grandes blocos: começo, meio e fim.
Quais são os tipos de redação comercial?
- Ata.
- Memorando.
- Atestado.
- Circular.
- Carta Comercial.
- Relatório.
- Requerimento.
- Declaração.
Quais os itens que devem ser observados na redação comercial?
- local;data;
- destinatário;
- contexto ou assunto da carta;
- fecho, conclusão ou frase de encerramento;
- assinatura;
- nome completo do destinatário, abaixo da assinatura;
- cargo profissional do destinatário;
- nome da empresa;
Quais são os três passos para redigir uma redação comercial?
- 1 – Tenha a leitura como um hábito. ...
- 2 – Divida a redação em etapas. ...
- 3 – Anote as ideias principais que servirão como argumentos.
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