O que é uma circular e qual sua finalidade?

Perguntado por: Henrique Sérgio Morais de Carvalho  |  Última atualização: 11. Januar 2022
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A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.

Quais são os tipos de circular?

De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular.

Em que situações a circular é mais utilizada no desenvolvimento do trabalho?

Utilizada na vida acadêmica e profissional, ela serve para dar informações, avisar, transmitir, dar ordens e padronizar regras.

O que é caráter circular?

Carta ou comunicação escrita, ger. de caráter formal ou oficial, que é dirigida simultaneamente a várias pessoas e trata de assunto de interesse comum: A diretoria da escola mandou uma circular aos pais dos alunos.

O que é uma circular comercial?

Um aviso circular é uma carta oficial, ou uma circular, emitida pelo chefe de uma repartição ou departamento para conseguir regulamentar e/ou padronizar as regras e as condutas internas, emitida para vários destinatários.

Circular (gênero textual oficial) - O que é, como fazer e sua importância

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O que é uma redação comercial?

Redação comercial, também chamada de carta comercial, é um documento escrito que tem como objetivo transmitir informações, ideias, propostas comerciais ou empresariais.

O que é redação comercial exemplos?

A redação comercial deve caracterizar- se pela impessoalidade, uso da norma padrão da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Em empresas privadas a redação comercial e utilizada na elaboração de Cartas, contratos, memorandos, circulares, avisos, procuração, relatórios e documentos em geral.

O que é uma lei circular?

Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.

O que é uma palavra no singular?

Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. ... Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.

O que é o aviso?

1 Ato ou efeito de avisar. 2 Toda forma de comunicação ou informação dispensada a alguém; notícia. 3 por ext Todo boletim, memorando ou documento mediante o qual se divulga algo a alguém. 4 Aquilo que aconselha ou recomenda; admoestação, advertência, conselho, recomendação: Concedeu-lhe um aviso oportuno.

Qual é a comunicação que informa e padroniza ao mesmo tempo?

Aviso e Ofício (Comunicação Externa) – São modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

Quando usar Memorando Circular?

Memorando: Este documento é utilizado sempre que você queira se comunicar com um setor. Circular: Também pode ser chamado como Memorando Circular. Sempre que você ou seu setor queria estar se comunicando com 2 ou mais setores, (podendo enviar a toda a instituição) você deverá estar selecionando esta opção.

Qual a diferença entre o comunicado e a circular?

Um comunicado é um «aviso, informe, declaração, muitas vezes de fonte oficial, difundida pelos meios de comunicação» (idem). Uma circular designa uma «comunicação escrita de interesse comum, que é reproduzida em vários exemplares e transmitida a diferentes pessoas ou entidades» (idem).

O que é uma circular exemplos?

A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.

O que uma circular não deve apresentar?

Texto: o conteúdo da circular deve ser claro e objetivo, de forma a evitar que o leitor fique com dúvidas; Despedida: encerre o texto se despedindo brevemente do leitor. Assinatura: no caso da circular, a assinatura não deve ter linha. Ela deve estar sobre o nome datilografado e o cargo de quem assina o documento.

Quais são os tipos de ofício?

Para utilização e elaboração deste documento, os tipos de ofício mais usados no cotidiano são:
  • Ofício de Comunicação;
  • Ofício de Solicitação;
  • Ofício para Requerimento ou Pedido;
  • Ofício de Patrocínio;
  • Ofício Jurídico.

O que é singular e exemplos?

Singular é um adjetivo referente ao que é único, exclusivo, peculiar, raro ou que se diferencia dos demais pela sua excepcionalidade. ... Do ponto de vista semântico, na gramática da língua portuguesa o singular é uma flexão verbal para se referir a um só sujeito ou coisa. Exemplo: “Ele tem um carro” ou “Comi uma torta”.

Quais são as palavras singular?

O singular e o plural indicam a flexão em número das palavras. O singular indica apenas um ser.
...
Exceção à regra: Quando os substantivos terminados em -s são paroxítonos, a formação do plural fica invariável:
  • lápis - lápis;
  • atlas - atlas;
  • pires - pires;
  • ônibus - ônibus;
  • vírus - vírus.

Que que significa plural?

Plural é referente a tudo o que é composto por mais de um elemento. Na língua portuguesa, o plural é a classe gramatical numeral que expressa as variáveis formadas por dois elementos em diante.

O que diz a circular 4001?

No dia 29/01/20 foi publicada pelo Banco Central a Carta Circular nº 4001, que divulga a relação de operações e situações que podem configurar indícios de ocorrência dos crimes de lavagem de dinheiro, passíveis de comunicação ao COAF. Ela substitui a Carta Circular 3.542/12.

Devem ser comunicadas as solicitações de provisionamento de saques em espécie de valor igual ou superior ar$ 50 mil?

49, essas instituições devem comunicar ao Coaf: As operações de depósito ou aporte em espécie ou saque em espécie de valor igual ou superior a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais); ... A solicitação de provisionamento de saques em espécie de valor igual ou superior a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) de que trata o art.

O que deve ser feito na redação comercial?

Na Redação Empresarial, a comunicação deve sempre ser significativa e cheia de propósito. Então, é sempre bom ter bem claro em mente o que se quer dizer. Depois de estabelecer exatamente o objetivo, divida o texto em três grandes blocos: começo, meio e fim.

Quais são os tipos de redação comercial?

Tipos
  • Ata.
  • Memorando.
  • Atestado.
  • Circular.
  • Carta Comercial.
  • Relatório.
  • Requerimento.
  • Declaração.

Quais os itens que devem ser observados na redação comercial?

Características e estrutura da carta comercial
  • local;data;
  • destinatário;
  • contexto ou assunto da carta;
  • fecho, conclusão ou frase de encerramento;
  • assinatura;
  • nome completo do destinatário, abaixo da assinatura;
  • cargo profissional do destinatário;
  • nome da empresa;

Quais são os três passos para redigir uma redação comercial?

Veja a seguir os três passos para fazer uma redação perfeita no vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
  1. 1 – Tenha a leitura como um hábito. ...
  2. 2 – Divida a redação em etapas. ...
  3. 3 – Anote as ideias principais que servirão como argumentos.

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