Quais os 2 tipos de representações para vetores?

Perguntado por: Filipe Nuno Castro Pinho Henriques  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

Além da representação geométrica (ou gráfica) utilizada anteriormente, podemos fazer uso de uma outra representação, conhecida como representação analítica do vetor.

Quais são os tipos de vetores?

Esses vetores podem ser classificados em dois tipos básicos: vetores biológicos e mecânicos. Os vetores biológicos são aqueles em que o agente causador da doença multiplica-se e desenvolve-se em seu interior. Já o vetor mecânico é aquele que apenas serve como veículo de transporte.

O que são é representação de vetores?

Representação de vetores

Representa-se o vetor por um segmento de reta orientado de reta com origem em A e extremidade em B. O comprimento desse segmento representa o módulo do vetor em uma escala de representação gráfica.

Quais as aplicações de vetores?

Os vetores são usados para expressar grandezas físicas vetoriais, ou seja, aquelas que só podem ser completamente definidas se conhecemos o seu valor numérico, a direção em que atuam (horizontal e vertical), bem como o seu o sentido (para cima, para baixo).

Quais as principais operações com vetores?

Operações com Vetores. Existem duas operações básicas envolvendo vetores: a adição e a multiplicação por um escalar, isto é, por um número real.

FÍSICA: ENTENDA TUDO SOBRE VETORES | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA

45 questões relacionadas encontradas

Como são feitas operações vetoriais?

A representação de grandezas vetoriais pode ser feita por um segmento de reta orientado, cujo comprimento é proporcional à intensidade da grandeza representada. A intensidade da grandeza vetorial é chamada de módulo.

Como funcionam as operações com vetores?

Operações vetoriais

Os módulos de dois vetores serão, literalmente, somados ou subtraídos somente se suas direções forem iguais. Na imagem acima, o módulo do vetor C será a soma dos módulos dos vetores A e B, pois eles possuem a mesma direção e o mesmo sentido.

O que é um vetor exemplo?

Os vetores caracterizam as grandezas vetoriais, que são as grandezas que precisam de orientação, ou seja, direção e sentido. Alguns exemplos são: força, velocidade, aceleração e deslocamento. Não basta o valor numérico, é preciso descrever para onde atuam estas grandezas.

Quais são as grandezas vetoriais?

São grandezas vetoriais: Velocidade, Aceleração, Força, Deslocamento, Empuxo, Campo elétrico, Campo magnético, Força peso, etc.

Quais os três componentes de um vetor?

Componentes de Vetores

O eixo z é perpendicular ao papel e vamos ignorá-lo por enquanto. perpendiculares ao eixo a partir da origem e da extremidade do vetor. Componente x do vetor (ax): é a projeção de um vetor em relação ao eixo x. Componente y do vetor (ay): é a projeção de um vetor em relação em relação ao eixo y.

Como fazer uma representação vetorial?

A grandeza física vetorial pode ser representada graficamente por um segmento de reta (indicando a direção da grandeza) dotado de uma seta (indicativa de seu sentido) e trazendo ainda seu valor seguido da unidade de medida (indicação de seu módulo ou intensidade). Tal representação é denominada vetor.

O que é o vetor de uma doença?

Entende-se como doença transmitida por vetor aquela que não passa diretamente de uma pessoa para outra, mas requer a participação de artrópodes, principalmente insetos, responsáveis pela veiculação biológica de parasitos e micro-organismos a outros seres vivos.

O que é uma imagem vetorizada?

Uma imagem vetorizada é um desenho geométrico com base em eixos feito por computador, que possibilitam o seu redimensionamento para impressos, design gráfico ou sites de internet, sem perder a qualidade. Diferente das imagens comuns, chamadas de bitmap ou raster, que são formadas a partir de uma rede de pixels.

Quais os tipos de vetores biológicos?

Os principais vetores conhecidos são os artrópodes, mais especificamente os mosquitos. Carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce também são vetores.

Quais são os tipos de vetores de dengue?

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos: Aedes aegypti e Aedes albopictus. do vírus da dengue. Não existe comprovação científica de que já tenha transmitido a doença. Seu ciclo evolutivo é semelhante ao Aedes aegypti.

Quais são os principais agentes etiológicos?

Os principais agentes etiológicos conhecidos estão normalmente agrupados no grupo dos vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos.

O que são grandezas vetoriais e dê exemplos?

Grandezas vetoriais: Além do módulo, necessitam da direção e do sentido para serem compreendidas. Exemplos: velocidade, aceleração, força, posição, deslocamento, etc.

Quais as grandezas?

Grandezas: aquilo que pode ser medido, contado

Alguns exemplos de grandeza: o volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, o custo e a produção. É comum ao nosso dia-a-dia situações em que relacionamos duas ou mais grandezas.

É uma grandeza vetorial?

As grandezas vetoriais representam tudo aquilo que pode ser medido (mensurável) e necessita de uma direção e sentido. As grandezas vetoriais se diferenciam das grandezas escalares por necessitares de sentido. Essa relação com o modo, o sentido e a direção é chamado de vetor.

Como se caracteriza um vetor?

As características de um vetor são as mesmas de qualquer um de seus representantes, isto é: o módulo, a direção e o sentido do vetor são o módulo, a direção e o sentido de qualquer um de seus representantes.

Quais são as características do vetor?

As características de um vetor v são as mesmas de qualquer um dos seu representantes, isto é: o módulo, a direção e o sentido. O módulo de v se indica por |v|.

Como as operações com vetores são diferentes das operações com números?

Devemos prestar muita atenção quando operamos com vetores, pois o mecanismo da operação é diferente da operação com números, uma vez que não envolve apenas valores numéricos, mas também orientações espaciais. Portanto, as regras para a álgebra de vetores são diferentes das utilizadas para a álgebra dos números.

Como se faz multiplicação de vetores?

MULTIPLICAÇÃO DE UM VETOR POR UM ESCALAR

Multiplicação de um vetor A por um escalar a: a) O módulo do novo vetor é o que resulta da multiplicação do módulo de X pelo módulo de A. b) A direção do novo vetor é a mesma do vetor A. c) O sentido é o mesmo de A se a for positivo; sentido oposto se a for negativo.

Como são realizadas as operações de adição e subtração com vetores?

Quando somamos vetores, obtemos um vetor resultante como resultado dessa soma, sendo essa operação realizada graficamente, ou utilizando o Teorema de Pitágoras ou alguma outra ferramenta trigonométrica apropriada para obter o valor do modulo do vetor resultante da soma.

Artigo anterior
Quais as principais características do estoicismo?
Artigo seguinte
O que é necessário para construção de uma UTI?