Quando ocorre a extinção do contrato administrativo?

Perguntado por: Mafalda Monteiro  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

Extinção. A extinção do contrato administrativo se dá quando cessa o vínculo obrigacional entre as partes pelo integral cumprimento de suas cláusulas ou pelo rompimento, através da rescisão ou da anulação.

Quando um contrato pode ser extinto?

A extinção do contrato é provocada em decorrência do descumprimento ou inadimplemento das obrigações estipuladas no contrato. Ela pode ocorrer de 4 (quatro) maneiras diferentes, são elas: inexecução voluntário; inexecução involuntária; onerosidade excessiva; clausula resolutiva tácita.

Quais as hipóteses de extinção natural dos contratos administrativos?

As hipóteses de extinção da concessão são: advento do termo contratual, encampação, caducidade, rescisão, anulação e a falência ou extinção da empresa concessionária e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual.

Quais são as formas de extinção do contrato?

São formas de extinção dos contratos: A) resolução; B) resilição; C) rescisão.

Quais as causas legais de alteração é de extinção dos contratos administrativos?

Além de poder alterar unilateralmente o contrato administrativo, a Administração tem também o poder de extinguir a relação contratual, tanto por razões de interesse público como por descumprimento de cláusula contratual por parte da contratada.

Aula 48 - Direito Administrativo - Extinção dos Contratos Administrativos - DADM

21 questões relacionadas encontradas

Quando um contrato administrativo pode ser alterado?

As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado. Portanto, a possibilidade de alteração unilateral do contrato pela Administração somente abrange as cláusulas que dispõem sobre o objeto do contrato e sua execução.

Quais são as formas de extinção do contrato administrativo Segundo a Lei 14133 21?

Os contratos administrativos regidos pela Lei n. 14.133/2021, de acordo com art. 138, poderão ser extintos: unilateralmente pela Administração; consensualmente, por acordo entre as partes; ou por decisão arbitral/judicial.

Quais os tipos de causas de extinção da relação contratual?

Das causas de extinção do contrato e noções gerais do contrato de Compra e Venda
  • Causas supervenientes à formação do contrato.
  • Resolução.
  • Resolução por inexecução voluntária.
  • Resolução por inexecução involuntária.
  • Resolução por onerosidade excessiva.
  • Resilição.
  • Distrato ou quitação.

Quais as formas de extinção do contrato de prestação de serviços?

O contrato de prestação de serviço acaba com a morte de qualquer das partes. Termina, ainda, pelo escoamento do prazo, pela conclusão da obra, pela rescisão do contrato mediante aviso prévio, por inadimplemento de qualquer das partes ou pela impossibilidade da continuação do contrato, motivada por força maior.”

Quais as hipóteses de extinção da concessão e permissão de serviço público?

A concessão de serviço público pode ser extinta por ato da Administração Pública concedente, pelos seguintes motivos: (i) o interesse público; (ii) a desafetação do serviço; (iii) o inadimplemento do concessionário; (iv) a ilegalidade da concessão.

Quais as causas justificadoras da inexecução dos contratos?

CAUSAS JUSTIFICADORAS DA INEXECUÇÃO DO CONTRATO

As causas que justificam este fato que podem levar a extinção ou revisão das cláusulas do contrato são: Teoria da Imprevisão, Fato do Príncipe, Fato da Administração, Caso Fortuito, Força Maior.

São casos de extinção do contrato de concessão em que poderá a administração ser obrigada a indenizar o concessionário na forma dos arts 36 e 37 da Lei nº 8987 95?

Encampação é uma forma de extinção dos contratos de concessão pelo Poder Público, através de ato unilateral, durante sua vigência, sob o fundamento de razões de interesse público. Nesse caso, o Estado tem o dever de indenizar o concessionário. O artigo 37 , da Lei n.º 8987 /95, define encampação da seguinte forma: Art.

Quando o contrato se encerra?

O contrato exige obrigações durante um certo tempo, mas, finalizado este tempo, encerra-se o contrato. Por exemplo, quando o prédio que você mora contrata uma empresa para prestar um serviço de limpeza pelo período de um ano. Finalizado este período, o contrato está executado.

Quando o contrato de prestação de serviço pode terminar?

"Artigo 598 — A prestação de serviço não se poderá convencionar por mais de quatro anos, embora o contrato tenha por causa o pagamento de dívida de quem o presta, ou se destine à execução de certa e determinada obra. Neste caso, decorridos quatro anos, dar-se-á por findo o contrato, ainda que não concluída a obra".

Como fazer um distrato de contrato de prestação de serviços?

O(A) contratado(a), por força do instrumento ora distratado, executou seus serviços até ……/……./……… CLÁUSULA QUARTA. O(A) contratante obriga-se a pagar ao(à) contratado(a) a quantia de R$ …….. (…………………………) a título de serviços prestados até a data da vigência do contrato ora rescindido.

O que é rescisão de contrato de prestação de serviços?

A rescisão de contrato de prestação de serviços se impõe quando há flagrante e comprovado descumprimento do prazo contratual pactuado. Apresenta-se modelo de documento comunicando a rescisão contratual. A Consulente informa que “a empresa X, contratou uma empresa para desenvolver um sistema de Software.

Como fica a dispensa de licitação na nova Lei?

Porém, a lei 8666/93, em seu artigo 24, elenca uma série de exceções que justificam a dispensa de licitação – entre elas existe a dispensa em virtude do baixo valor. Neste sentido, a Nova Lei de Licitação não inova, pois mantém a hipótese de contratação direta em razão do valor.

O que mudou com a Lei 14133?

A proposta da Lei 14.133, mais do que substituir leis anteriores é oferecer processos licitatórios que, ao menos em sua teoria, sejam mais condizentes à atualidade. Vigente por quase três décadas, a Lei 8666/93 já apresentava defasagem em relação à sociedade brasileira de 2021.

Quais as principais hipóteses a serem realizadas as dispensas de licitação baseada no Art 24 da Lei nº 8666 93?

Lei n.º 8.666/93

Art. 24. É dispensável a licitação: VII - quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes, casos em que, observado o parágrafo único do art.

Quando é como um contrato administrativo poderá ser revisto?

A Lei 8.666/93 dispõe sobre as causas as quais permitem ao administrador alterar os valores pactuados em contrato, mediante aplicação do instituto da revisão ou reajuste, quais sejam: fato do príncipe, fato da administração, interferências imprevistas, caso fortuito e força maior.

Quais as espécies admitidas de alteração dos contratos administrativos?

No artigo 65 são elencadas as diferentes hipóteses de alterações nos contratos administrativos, sejam elas unilaterais (inciso I) ou consensuais (inciso II).

É possível a alteração unilateral do contrato administrativo pela Administração quando?

O contrato administrativo poderá ser alterado unilateralmente, desde que com justificativas plausíveis da Administração para adequar este ao interesse público, tal prerrogativa está prevista no inciso I do art. 58 da Lei nº 8.666/93.

Qual a diferença entre rescisão e extinção contratual?

Quando há descumprimento do contrato, ele deve ser tecnicamente resolvido. Rescisão é uma palavra com plurissignificados, podendo inclusive ter o significado de resolução em caso de inadimplemento. Há também o sentido de ser a extinção do contrato em caso de nulidade (lesão ou estado de perigo).

Quando ocorre encampação?

A encampação, também chamada de resgate, é instituto estudado pelo Direito Administrativo. Trata-se da retomada coercitiva do serviço pelo poder concedente. Ocorre durante o prazo da concessão e por motivo de interesse público.

O que é encampação ou resgate?

Assim é denominada a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante autorização legislativa específica e após prévio pagamento de indenização. A encampação também é denominada de resgate.

Artigo anterior
Quanto pesa 6 claras de ovo?
Artigo seguinte
Como descobrir a descendência da minha família?