Quais organelas a seguir possuem material genético e metabolismo próprio de acordo com a Teoria da Endossimbiose?

Perguntado por: Laura Érica Mota Martins Fonseca  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (31 avaliações)

→ Evidências da endossimbiose:
  • Mitocôndrias e cloroplastos possuem maquinaria celular e material genético próprios, sendo o DNA circular, como o das bactérias;
  • Apresentam ribossomos mais semelhantes aos de células procarióticas do que eucarióticas;

Qual das organelas a seguir pode ter sua origem explicada de acordo com a Teoria da Endossimbiose?

Cloroplastos e mitocôndrias podem ter sua origem explicada de acordo com a teoria endossimbiótica.

Qual organela responsável pela respiração surgiu por endossimbiose?

As mitocôndrias são as organelas da célula eucarionte que realizam a respiração celular e apresentam características que sugerem a origem endossimbiótica. As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes.

Quais são as organelas que contêm DNA?

Os cloroplastos são organelas que apresentam DNA próprio, o qual apresenta grande semelhança com o DNA de procariontes. Além de DNA, os cloroplastos também possuem RNA e ribossomos.

O que enfraquece a teoria da Endossimbiose?

Uma possível falha na da teoria? Experimentos realizados em laboratório revelam que tanto as mitocôndrias quanto os cloroplastos não são capazes de sobreviver fora da célula em ambientes ricos em oxigênio.

Teoria da Endossimbiose - Mitocôndria e Cloroplasto | Biologia com Samuel Cunha

35 questões relacionadas encontradas

Quais as evidências que suportam a Teoria da Endossimbiose?

Diversas evidências morfofisiológicas suportam a Teoria da Endossimbiose. Entre elas a constatação de que plastídios e mitocôndrias: possuem DNA circular, assim como bactérias; e só se formam por fissão binária, o que indica uma origem independente do restante da célula.

O que afirma a teoria Endossimbionte?

Segundo a teoria endossimbiótica, podemos considerar que os ancestrais das mitocôndrias e cloroplastos eram organismos endossimbiontes, ou seja, organismos que vivem dentro de outro organismo. Possivelmente, a célula hospedeira era uma espécie de fagócito heterotrófico capaz de englobar partículas.

Onde é encontrado o DNA?

É por isso que dizemos que o DNA contém todas as informações de um organismo, porque é nele que encontramos o código necessário para a produção de cada proteína do nosso corpo. O DNA é encontrado nos cromossomos de nossas células e nas nossas mitocôndrias.

Qual organela possui DNA circular?

As mitocôndrias são organelas celulares encontradas na maioria das células eucarióticas. As mitocôndrias são responsáveis pelo processo de respiração celular. As mitocôndrias apresentam membrana dupla e um DNA circular próprio.

Qual organela controla a transmissão hereditária e que contêm DNA?

O núcleo é uma estrutura presente em células eucarióticas e contém a maioria do material genético da célula (genes). O núcleo coordena/comanda todas as funções celulares. O núcleo é constituído de carioteca, nucleoplasma, cromatina (cromossomos) e nucléolo (Figura 1).

Como surgiu a endossimbiose?

A teoria endossimbiótica, popularizada por Lynn Margulis em 1981, postula que mitocôndrias e plastídios, como o cloroplasto, originaram-se a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.

Que organelas eucariontes tem origem Endossimbiótica?

A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.

Como ocorre o processo de endossimbiose?

Endossimbiose é uma relação ecológica que ocorre quando um organismo vive no interior de outro. A palavra endossimbiose é derivada do grego, endo "dentro" e simbiose “viver junto”, ou seja, significa um organismo viver dentro do outro.

Quais são as organelas celulares?

Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.

Quais são as organelas e qual a função de cada uma delas?

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Qual a organela é responsável pela produção de energia na célula?

A mitocôndria é a organela responsável pela produção de energia para todo o organismo. Essa produção acontece pela respiração celular aeróbica, que ocorre em três etapas diferentes.

Quem tem DNA circular?

Em geral, ele é formado por uma única molécula de DNA circular. Os organismos procariontes, tais como bactérias e cianobactérias, são seres que não possuem um núcleo definido e apresentam o material genético disperso no citoplasma sem nenhum envoltório nuclear. Nesses organismos, ocorre a presença do chamado nucleoide.

Qual organela celular está relacionada com o processo de digestão intracelular?

Os lisossomos são organelas que apresentam em seu interior grande quantidade de enzimas digestivas.

O que acontece no Reticulo Endoplasmatico rugoso?

Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas. As células acinosas do pâncreas e os plasmócitos são exemplos de células ricas nesse tipo de organelas.

Onde está o DNA encontrado dentro de uma célula?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em mitocôndrias e em cloroplastos. Todas as nossas células possuem DNA, que é uma mistura do DNA da sua mãe com o do seu pai.

O que podemos encontrar no DNA?

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

Onde pode ser encontrado o RNA?

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula.

O que é a teoria Autogenica?

O modelo autogénico defende que as células eucarióticas surgiram a partir de células procarióticas que desenvolveram sistemas endomembranares a partir de invaginações existentes na membrana plasmática. Trata-se de uma hipótese com pouca aceitação na comunidade científica.

O que é endossimbiose primária e secundária?

Um evento de endossimbiose secundária é aquele onde uma célula eucariótica hospedeira engloba outra célula eucariótica que já realizou endossimbiose primária e adquiriu um cloroplasto. Eventos de endossimbiose secundários geraram cloroplastos complexos com mais de duas membranas (três ou quatro).

Quais são as teorias da evolução das espécies?

A origem da vida, as teorias de Lamarck e Darwin, o Neodarwinismo e mais. ORIGEM DA VIDA – Segundo a teoria heterotrófica, os primeiros seres viviam em mares ricos em nutrientes e numa atmosfera sem oxigênio nem gás carbônico.

Artigo anterior
Para que serve a gramatura?
Artigo seguinte
Como pode ser calculada a energia?