Quais medicamentos são utilizados como protocolo IAM?

Perguntado por: Gaspar Ramos  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

Medicamentos necessários: AAS, clopidogrel, sinvastatina, captopril, enalapril, losartan, metoprolol, carvedilol, alteplase, tirofiban, enoxaparina, fondaparinux, heparina não fracionada, espironolactona, isossorbida, nitroglicerina, morfina.

Quais medicamentos são utilizados como protocolo IAM infarto agudo do miocárdio?

Temos basicamente 3 opções no protocolo IAM: enoxaparina, heparina não-fracionada e fondaparinux. Na prática, a principal medicação é a enoxaparina, uma vez que,na vida real, dificilmente temos acesso ao fondaparinux.

Quais as medicações utilizadas com frequência no tratamento inicial do infarto agudo do miocárdio?

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST – 2021. A primeira escolha da classe é o Ticagrelor, iniciado na dose de 180 mg (dois comprimidos de 90 mg), com dose de manutenção de 90 mg a cada 12 horas.

Qual betabloqueador no IAM?

As drogas recomendadas são metoprolol (de liberação prolongada), bisoprolol ou carvedilol. Para os outros pacientes, o uso deve ser ponderado como risco x benefício.

O que o enfermeiro faz no Protocolo de IAM?

Dentre os principais cuidados de enfermagem a seguir no protocolo de IAM temos: aferir sinais vitais, puncionar e manter acesso venoso, aferir saturação, execução de ECG, fazer anamnese e exame físico nos primeiros 10 minutos (BULÇÃO, 2011; TEIXEIRA et al, 2015).

As DROGAS mais usadas no INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

16 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do enfermeiro no atendimento do IAM?

Para o atendimento dos pacientes acometidos pelo IAM nos serviços de urgência e emergência, é essencial que o enfermeiro tenha competência técnica e conhecimento para possibilitar o rápido e eficaz atendimento e tratamento, atendendo de forma precoce, buscando, assim, reduzir as complicações decorrentes do IAM.

Quais são os medicamentos betabloqueadores?

Os exemplos de bloqueadores com ASI são: acebutalol (seletivo) e pindolol (não seletivo). Já os betabloqueadores sem ASI são: atenolol, metoprolol, esmolol (seletivos), propranolol, timolol e sotalol (não seletivos).

Qual o melhor betabloqueador para ansiedade?

Seu uso é também preconizado nos possíveis efeitos colaterais de outras medicações, como acatisia no uso de antipsicóticos e tremores no uso de lítio. Vale lembrar que os betabloqueadores mais eficazes nas suas indicações são os que tem boa penetração na barreira hemato-encefálica, como o propranolol e o pindolol.

O que faz o propranolol?

Indicação: O propranolol é um betabloqueador indicado para: Controle de hipertensão (pressão alta). Controle de angina pectoris (sensação de pressão e dor no peito). Controle das arritmias cardíacas (alterações no ritmo dos batimentos cardíacos).

Quais são os medicamentos trombolíticos?

Atualmente, os dois principais trombolíticos são:
  • Alteplase.
  • Tecneteplase.

Que medicação deve ser prescrita para todos os pacientes Anginosos para tratar um ataque agudo?

- Nitratos: Devem ser utilizados na formulação sublingual (nitroglicerina, mononitrato de isossorbida ou dinitrato de isossorbida) para reversão de eventual espasmo e/ou para alívio da dor anginosa. Também são recomendados para controle da hipertensão arterial ou alívio da congestão pulmonar, se presentes.

Quais são os fármacos de primeira escolha no tratamento da angina?

Os betabloqueadores e os bloqueadores dos canais de cálcio são os medicamentos de escolha para o tratamento de primeira linha da angina estável.

Quais os remédios para prevenir o infarto?

Os medicamentos mais usados para o tratamento e prevenção de infarto são:
  • Aradois.
  • Aspirina Prevent.
  • Atorvastatina Cálcica.
  • Brilinta.
  • Captopril.
  • Clexane.
  • Clopidogrel.
  • Cozaar.

Como age propranolol para dor de cabeça?

O propranolol é uma substância beta-bloqueadora, ou seja bloqueia a ação da adrenalina sobre esses receptores. Estes receptores estão presentes no coração, nos brônquios e nos vasos sanguíneos. Esta medicação pode ser utilizada para o tratamento da hipertensão arterial, arritmias cardíacas e na prevenção de enxaquecas.

Faz mal tomar propranolol?

Tem ação no sistema nervoso central e periférico, podendo causar alguns efeitos colaterais, que em geral são leves, a não ser que o paciente tenha outras doenças associadas. O propranolol pode produzir em 1% a 10% dos pacientes - fadiga (cansaço), "moleza" no corpo, sonolência, insônia e pesadelos.

Quais são os efeitos colaterais do propranolol?

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): fadiga (cansaço) e/ou lassitude (relaxamento) frequentemente passageira, bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos), extremidades frias, fenômeno de Raynaud (palidez, dormência e dor nos dedos), distúrbios do sono e pesadelos.

Como propranolol deve ser usado para ansiedade?

Dose inicial de 40 mg, duas ou três vezes ao dia, que pode ser aumentada em igual quantidade, em intervalos semanais, de acordo com a resposta do paciente. Uma resposta adequada para ansiedade, enxaqueca e tremor essencial é geralmente observada na faixa de 80-160 mg/dia e, para angina, na faixa de 120-240 mg/dia.

Pode tomar atenolol para ansiedade?

O Atenolol , apesar de ser um remédio para pressão alta, é usado em alguns casos de ansiedade pois pode diminuir os sintomas físicos que os ansiosos possuem como coração acelerado, diminuir suores e tremores.

O que é beta bloqueador natural?

Os bloqueadores beta ajudam o coração a bater mais devagar, reduzem a pressão arterial e protegem o coração dos efeitos nocivos da atividade prolongada da adrenalina e atividade da noradrenalina. Os bloqueadores beta são uma parte importante da gestão da insuficiência cardíaca.

Qual a função de um betabloqueador?

Os betabloqueadores agem bloqueando os receptores beta-adrenérgicos, inibindo as respostas cronotrópicas, inotrópicas e vasoconstritoras causadas pelas catecolaminas, epinefrina e norepinefrina.

Qual a diferença entre betabloqueadores seletivos e não seletivos?

Os betabloqueadores podem ser diferenciados em três categorias de acordo com a seletividade . a) Não seletivos: bloqueiam tantos os receptores adrenérgicos β1 quanto os β2. Em consequência, apresentam efeitos periféricos mais acentuados como aumento da resistência arterial periférica e broncoconstrição.

O que é betabloqueador não seletivo?

Não seletivos: São aqueles que bloqueiam tantos os receptores adrenérgicos β1 (que estão localizados principalmente no miocárdio, o músculo do coração) quanto os receptores adrenérgicos β2 (que são encontrados na musculatura lisa dos vasos sanguíneos, no pulmão e em muitos outros órgãos).

Qual o papel do enfermeiro nos cuidados do paciente portador de doenças cardíacas?

Os relatos evidenciam que o enfermeiro realiza o cuidar na execução das ações de enfermagem a pacientes com doença crônica cardíaca por meio de procedimentos técnicos, como observar sinais e sintomas a fim de evitar que o paciente apresente evolução para um quadro de complicações.

Qual o papel do enfermeiro na parada cardiorrespiratória?

Por ser o enfermeiro o profissional que está diante do paciente por período integral na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), este é o primeiro a identificar os sinais de PCR, e desenvolver os primeiros passos do suporte básico de vida (SBV) juntamente de sua equipe até a chegada dos demais profissionais.

Quais são os pontos importantes a serem estabelecidos na assistência de enfermagem durante o atendimento do paciente com suspeita clínica de IAM?

✓ A assistência de enfermagem frente ao IAM

É durante a triagem que o enfermeiro deve ser perspicaz e estar apto a detectar os sinais mais característicos do IAM, como a dor precordial, dispnéia, pele fria, pálida e úmida, taquipnéia e fraqueza.

Artigo anterior
Qual cobra mais bonita do Brasil?
Artigo seguinte
Qual oração para salvar casamento?