Quais documentos psicológicos são resultados de uma avaliação psicológica?

Perguntado por: Hugo Batista de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

Nos processos de avaliação psicológica compulsória, o documento a ser emitido pela(o) psicóloga(o) deverá ser o atestado psicológico. Contudo, quando solicitado, a(o) psicóloga(o), além do atestado psicológico pode emitir também um laudo psicológico.

Quais são os documentos decorrentes da avaliação psicológica?

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS PSICOLÓGICOS? São modalidades de documentos psicológicos: declaração, atestado, relatório, laudo e parecer psicológicos, bem como o relatório multiprofissional.

Não são documentos decorrentes da avaliação psicológica?

* A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma.

O que são documentos psicológicos?

4º - O documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, grupo ou instituição.

Quais são os documentos psicológicos aprovados pelo CFP e que podem ser utilizados pelo psicólogo?

a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou; b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou; c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

Documentos Psicológicos - Resolução CFP n 6 2019 PARTE GERAL 01

31 questões relacionadas encontradas

O que é exigido do CFP para realização de uma avaliação psicológica?

I - Fontes fundamentais: a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou; b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou; c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

O que são testes psicológicos CFP?

O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), que completa 15 anos em 2018, é a plataforma informatizada de avaliação de instrumentos desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para avaliar a qualidade técnico-científico de testes psicológicos.

Como se faz documentos psicológicos?

§ 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

Para que serve o atestado psicológico?

Art. 10 - Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

Como se faz um atestado psicológico?

As informações obrigatórias de um atestado psicológico são: Título “Atestado Psicológico”; nome da pessoa ou instituição atendida; nome do solicitante do documento; finalidade do documento; descrição das condições psicológicas; identificação do local e data de emissão e do autor(a) do documento, com o número do ...

O que deve constar no carimbo de psicóloga?

Em todos os documentos, carimbos, cartões de visita devem constar o nome completo, a palavra "psicólogo" e o número de inscrição no CRP (Art. 20, "a" Código de Ética, Art. 51º Resolução CFP 018/00, Item III do Manual anexo à Resolução CFP 007/2003).

É válido atestado de psicólogo?

De acordo com a resolução do CFP nº 015 de 1996 e o 1º artigo 13º da Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962, o psicólogo pode emitir um atestado psicológico por no máximo 15 dias. Porém, caso a pausa se prolongue, a empresa pode enviar o seu funcionário à perícia da Previdência Social.

Quando emitir um atestado psicológico?

Outra situação na qual é possível emitir um Atestado Psicológico é diante da necessidade de justificar se a pessoa avaliada está apta ou não para atividades específicas:
  1. manusear arma de fogo (porte de armas)
  2. dirigir veículo motorizado no trânsito (emissão de CNH)
  3. assumir cargo público ou privado (processos seletivos)

Quantas sessões para fazer um laudo psicológico?

✔️Quantas sessões são necessárias? Para este tipo de avaliação, é necessário levar em consideração o comprometimento do paciente com o processo, por isso, a avaliação pode durar em média 05 a 10 sessões, dependendo do caso do paciente.

Como se faz documentos psicológicos livro?

Documentos Psicológicos" é um guia prático, que entrega para você:
  1. Teoria resumida, com linguagem simples. ...
  2. Desafios "mão na massa", para você colocar tudo o que aprendeu durante o livro em prática!
  3. Estrutura de documentos técnicos;
  4. QR Code com arquivos exclusivos para facilitar a sua criação de documentos psicológicos.

Como elaborar documentos?

Criar um documento
  1. Abra o Word. Ou, se o Word já estiver aberto, selecione Arquivo > Novo.
  2. Na caixa Pesquisar modelos online, digite uma palavra de pesquisa como carta, currículo ou fatura. ...
  3. Clique em um modelo para ver uma prévia. ...
  4. Selecione Criar.

Qual o valor de um laudo psicológico?

Diante disso, vamos considerar a referência de valor estabelecido para avaliação psicológica, que tem um valor médio de R$216,38.

Qual a diferença de Avaliação Psicológica e teste psicológico?

A resposta é muito simples, a Avaliação Psicológica vai ter uma finalidade específica, um processo maior e bem mais estruturado. Já o teste psicológico é um instrumento que está dentro da Avaliação Psicológica.

Qual a finalidade do sistema de avaliação de testes psicológicos Satepsi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia CFP )?

O SATEPSI foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional, a partir da verificação objetiva de um conjunto de requisitos técnicos e divulgar informações sobre os testes psicológicos à comunidade e às( ...

Que critérios devem ser contemplados na escolha de testes e técnicas para a realização de avaliação psicológica?

Quais critérios devem nortear a escolha do teste? RESPOSTA: Uma avaliação psicológica não deve se basear somente no resultado de um teste psicológico, mas também considerar outros meios de coleta de informação, sendo que a escolha desses meios dependerá do objetivo da avaliação psicológica.

Quais são os princípios éticos básicos que regem o uso da avaliação psicológica?

O Código de Ética Profissional do Psicólogo, indica em seu I Princípio Fundamental, que a prática deste profissional deve estar embasada na Declaração Universal dos Direitos Humanos visando à “promoção da liberdade, da igualdade e da integridade do ser humano” (CFP, 2005.

Quais as condições técnicas para que um teste psicológico tenha parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia?

Quais as condições técnicas para que um teste psi- cológico tenha parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia? Para receber parecer favorável do CFP, o teste deve preencher os requisitos mínimos de que trata o Anexo 1 da resolução nº 002/2003.

Quem emite laudo psicológico?

Resolve: Art. 1º É atribuição do psicólogo a emissão de atestado psicológico circunscrito às suas atribuições profissionais e com fundamento no diagnóstico psicológico produzido.

O que o psicólogo pode diagnosticar?

- “Psicólogos não podem realizar diagnósticos. Só médicos podem”. - “Avaliar transtornos mentais é de responsabilidade apenas da área médica”.

Qual CID O psicólogo pode usar?

Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornos do desenvolvimento psicológico (CID F80, F81, F83, F88, F89); Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornos do humor (CID F30 a F39);

Artigo anterior
Qual o satélite Claro?
Artigo seguinte
Quais são as características da poesia na segunda fase do Modernismo?