Quais materiais pertencem os incêndios de classe C?

Perguntado por: Yasmin Lima  |  Última atualização: 18. April 2024
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc. Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

Quais são os materiais que queimam na classe C?

Classe C Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como quadros de força, fiação elétrica, transformadores, eletrodomésticos, etc. Classe D Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.

Quais são os combustíveis da classe C?

Classe C – Os incêndios de classe C são àqueles que queimam materiais elétricos eletrônicos energizados. Não basta ser elétrico eletrônico, tem que estar ligado à rede elétrica para ser considerado incêndio de classe C.

Qual a composição do extintor classe C?

GÁS CARBÔNICO (CO2): O extintor composto por dióxido de carbono é indicado para incêndios de classe C, pois não conduz eletricidade. Além disso, pode ser utilizado também em incêndios de classe B.

Qual das alternativas caracteriza um fogo de classe C?

Classe C: Caracteriza–se por fogo em materiais/equipamentos energizados, geralmente, ocorre em equipamentos elétricos, sendo exemplo deste tipo de incêndio: Equipamentos elétricos, motores, transformadores e etc.

Quais são as classes de incendio e que tipo de extintor usar? | Prevenção e Combate a Incêndio

27 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais precauções ao combater incêndios da classe C?

Essas classes de extintores de incêndio, B e C, atuam por meio do abafamento das chamas, interrompendo a combustão. Importante, a utilização de gás carbônico, classe C, deve ser evitado em ambientes pequenos, sendo substituído pelo pó químico, classe B, para se evitar uma situação asfixiante.

Qual extintor C?

Extintor Classe C: equipamentos elétricos energizados

Para combater esse tipo de incêndio, os extintores de pó químico seco à base de potássio ou bicarbonato de sódio (BC) , o fosfato monoamônico (ABC) e os extintores de gás carbônico (CO2) são as alternativas corretas.

O que é o incêndio classe C?

Classe C: Incêndios de Classe C envolvem equipamentos elétricos energizados, como painéis elétricos, fios e aparelhos. Esses incêndios são caracterizados por sua origem elétrica.

O que tem dentro do extintor C?

Pó Químico A/B/C

Aqui temos, com certeza, o agente extintor mais eficiente e seguro em relação ao já mencionado, visto que ele é eficaz no combate de três classes de incêndio (A, B e C), além de ser feito de composto químico (monofosfato de amônia) que não é prejudicial à saúde humana nem ao meio ambiente.

Qual classe de incêndio pertence equipamentos eletrônicos?

Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc. Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

Quais são os 4 tipos de extintores?

Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis. Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos. Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.

Quais são os extintores para cada classe de incêndio?

Classificação dos extintores de incêndio
  • Classe A (Materiais Combustíveis e Sólidos) ...
  • Classe B (Líquidos, Combustíveis e/ou Gases Inflamáveis) ...
  • Classe C (Líquidos, Combustíveis e/ou Gases Inflamáveis) ...
  • Classe D (Metais Combustíveis) ...
  • Agente Saponificante.

Quais são os 4 tipos de incêndio?

Confira abaixo as classes de incêndio.
  • Classe A. Acontecem em materiais sólidos como tecido, papel, algodão, borracha e madeira. ...
  • Classe B. São os incêndios em líquidos, como gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. ...
  • Classe C. ...
  • Classe D. ...
  • Classe K. ...
  • Cuidados gerais.

Como apagar um fogo de classe C?

Gás carbônico

É o mais indicado para eliminar incêndios de classe C. Age por abafamento e não conduz eletricidade. Como o gás carbônico é mais denso que o ar, ele diminui a concentração do oxigênio que alimenta o fogo, pondo fim a ele.

Quais são os 4 tipos de extintores e para que serve?

Classe B: São incêndios que envolvem líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo e álcool. Classe C: São incêndios que envolvem equipamentos elétricos energizados. Classe D: São incêndios que envolvem metais combustíveis, como sódio, magnésio e titânio.

Onde usar o extintor de CO2?

O extintor de CO2 é indicado para extinguir chamas decorrentes da queima de líquidos e gases inflamáveis, tais como gasolina e outros combustíveis (classe B). Os incêndios de classe C, provenientes de equipamentos elétricos energizados, também são combatidos com esse tipo de extintor.

Qual é a classe do extintor de espuma?

Indicado para princípios de incêndio CLASSE AB, com extrema eficiência em líquidos inflamáveis..

Quais são os 3 tipos de extintores mais comuns?

Afinal, quais são os 3 principais tipos de extintores? Existem outros tipos de extintores além desses que vamos falar. Porém, escolhemos esses 3 por serem os mais comuns de se encontrar em empresas e prédios. São eles: extintor de água, extintor de CO2 e extintor de pó químico, também conhecido como extintor BC.

Quais são os tipos de classe de incêndio?

Existem cinco classes de incêndio: A, B, C, D e K. O objetivo dessa classificação é proporcionar o combate seguro às chamas de forma eficiente, já que, de acordo com o material que está sendo queimado, é preciso saber qual tipo de extintor usar.

Como usar extintor classe C?

O extintor classe C, assim como todos os demais tipos deste equipamento, precisa ser instalado em locais onde o acesso a ele não corra riscos de ser bloqueado pelo fogo e, além do mais, precisam estar devidamente sinalizados de forma a facilitar sua identificação pelo usuário.

Qual extintor não deixa resíduo?

Extintor de Dióxido de Carbono (CO2)

O dióxido de carbono é um agente extintor não condutor de eletricidade, o que o torna adequado para lidar com incêndios em equipamentos elétricos energizados. Uma grande vantagem do extintor de CO2 é que ele não deixa resíduos após a aplicação.

Qual é o incêndio de classe B?

Um incêndio de Classe B é uma categoria específica de incêndio que ocorre devido à ignição de materiais inflamáveis líquidos ou gasosos. Esses materiais incluem substâncias como gasolina, óleo, graxa, solventes, tintas, propano e uma variedade de produtos químicos inflamáveis.

Qual extintor para gás de cozinha?

Extintor de Gás Carbônico (CO2) – Classes B e C

Extintor carregado com dióxido de carbono ideal para incêndios em materiais dos tipos: óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha (GLP) e equipamentos elétricos energizados (ligados).

Qual o extintor para água?

O extintor de incêndio a base de água é fabricado com água pressurizada com a finalidade de resfriar e abafar o fogo sem que ele se espalhe.

Qual tipo de extintor para GLP?

11.2 As áreas de armazenamento de recipientes transportáveis de GLP devem dispor de extintores de carga de pó com capacidade extintora mínima do tipo BC, de acordo com a Tabela D.

Artigo anterior
O que pode acontecer com quem tem bradicardia?
Artigo seguinte
Qual o esporte mais salgado?