Como calcular a taxa de desmatamento?

Perguntado por: Lara Diana Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (57 avaliações)

O cálculo da taxa de desmatamento anual é estimado como: TAnual = (Td2 * nd1) + (Td2 * nd2r) + (Td1 * nd1r) , onde: ▪ Td2 - taxa de desmatamento diária entre a imagem do ano analisado e a imagem do ano anterior. Td1 - taxa de desmatamento diária entre a imagem do ano anterior e a imagem do ano precedente.

O que é taxa de desmatamento?

Esta taxa é calculada anualmente baseada nos dados gerados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite(PRODES). O mapeamento, para registrar e quantificar as áreas desmatadas maiores que 6,25 hectares, baseou-se em imagens da série de satélites Landsat ou similares.

Como medir desmatamento?

Para fazer a observação, são usados três tipos de sistemas:
  1. o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes);
  2. o Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter);
  3. e o TerraClass, que mapeia o uso da terra após o desmatamento, em parceria com a Embrapa.

Qual a taxa de desmatamento anual do Brasil?

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do governo federal, anunciou nesta quinta-feira (18/11) que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira teve um aumento de 21,97% em um ano. O valor de corte raso foi estimado em 13.235 km² no período entre 1° de agosto de 2020 e 31 de julho de 2021.

O que é incremento do desmatamento?

É o chamado incremento do desmatamento, igualmente baseado em dados do Prodes, mas abrangendo o corte de vegetação em áreas de qualquer tamanho, inclusive menores que 6,25 hectares. Essa abordagem indica que a área total desmatada em 2019 na Amazônia foi de 10.896 km2.

A TAXA ANUAL DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA É CALCULADA COM DADOS DE SATÉLITE (...)|PORCENTAGEM E JUROS

37 questões relacionadas encontradas

O que pode provocar o desmatamento?

A retirada da cobertura vegetal pode desencadear diversos problemas, como perda da biodiversidade, degradação de habitat e alterações climáticas. O desmatamento é ocasionado principalmente pelas ações humanas, como as expansões agropecuária e urbana.

O que pode ser feito para evitar o desmatamento?

Como conter o desmatamento
  1. Políticas de fiscalização e controle devem ser efetivas;
  2. Cobrança do imposto rural, a fim de evitar a especulação fundiária;
  3. Expansão da moratória da soja para o Cerrado. ...
  4. Fechamento do mercado para carne de procedência ilegal, ou seja, provinda de áreas devastadas;

Qual foi o ano que teve mais desmatamento no Brasil?

Esse foi o sexto mês de 2021 em que a Amazônia teve a maior área destruída na década: março, abril, maio, julho e agosto também registraram o pior desmatamento desde 2012. Com isso, o acumulado de janeiro a setembro deste ano chegou a 8.939 km², 39% a mais do que no mesmo período em 2020 e o pior índice em 10 anos.

Qual foi o ano de menor taxa de desmatamento?

Entre 2004 (quando o país tinha uma taxa estrondosa de 27 mil km² de desmate por ano) e 2012 (a mais baixa da história, com 4,5 mil km²), houve um plano de governo criado objetivamente para o combate à perda de floresta: o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Qual foi o ano de maior desmatamento?

Segundo o SAD, o desmatamento em 2021 representou uma alta de 29% do registrado em 2020. Naquele ano, a destruição foi a maior registrada desde 2012.

Como o INPE mede o desmatamento?

DETER - Detecção de Desmatamento em Tempo Real. É um levantamento rápido feito mensalmente pelo INPE desde maio de 2004, com dados dos satélites Terra e Aqua, americanos, e CBERS, sinobrasileiro. Tem como função enviar alertas de focos de desmatamento, para dar suporte aos órgãos de fiscalização e controle.

Como é monitorado o desmatamento no Brasil?

Desde 1988 o Inpe trabalha com dois sistemas que dão a taxa anual de desmatamento, analisam cada pedaço da floresta e comparam com a medida do ano anterior. De agosto de 2019 a julho de 2020 foram 11 mil quilômetros quadrados de desmatamento por corte raso.

Quais os métodos utilizados pelo Ibama para identificar os desmatamentos?

Os mapas de desmatamento gerados por imagens Landsat, Modis e CBERS têm sido usados pelo Ibama e órgãos estaduais de meio ambiente (Oemas) no combate ao desmatamento ilegal em Unidades de Conservação (UCs) e em propriedades rurais (21).

Qual foi a taxa de desmatamento em 2021?

As unidades de conservação federais também viram o desmatamento avançar por seus territórios, de acordo com os dados divulgados: Em 2021, foram devastados 507 km² de mata nativa dentro dessas áreas protegidas, 10% a mais do que no ano anterior.

O que é a taxa Prodes?

O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas.

O que é o desmatamento da Amazônia?

A agropecuária promove o avanço do desmatamento à medida que a cobertura vegetal das áreas é retirada, a fim de que se torne pasto ou área agricultável. Além disso, a extração de madeira ilegal, além de crime, é um dos grandes responsáveis pelo aumento do desmatamento na Amazônia.

O que ocorreu com a taxa de desmatamento no ano de 2012?

Em 2012, foi registrada a taxa de desmatamento mais baixa dos últimos 20 anos na Amazônia, com 4.571 km². No entanto, após essa data, o cenário de desmatamento apresentou sucessivos aumentos e pequenos recuos. Os dados analisados pelo Ipam são do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes).

Qual Estado brasileiro que apresenta a menor porcentagem de desmatamento?

O percentual de desmatamento por estado é o seguinte: Pará (35%), Mato Grosso (25%), Amazonas (12%), Rondônia (11%), Roraima (8%), Maranhão (6%), Acre (2%) e Tocantins (1%).

Em que ano foi registrada a menor área desmatada na Amazônia?

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desde o início da utilização do PRODES (sistema de satélite para monitorar o desmatamento na Amazônia), em 1988, essa foi a menor taxa de desmatamento registrada na Amazônia Legal. Foram destruídos 7.008 quilômetros quadrados nesse período de 2008 – 2009.

O que aconteceu com o desmatamento na Amazônia entre 2009 e 2019?

Área devastada neste ano é 70% maior do que a média registrada entre 2009 a 2018. O desmatamento na Amazônia este ano atingiu 11.088 km2, maior área registrada nos últimos 12 anos. Houve crescimento de 9,5% em relação a 2019.

Como prevenir o desmatamento de forma sustentável?

Para evitar o desmatamento ilegal, é preciso fazer a extração de madeira de forma certificada, que permita que a floresta se recupere, segundo Aline Tristão Bernardes, diretora executiva da ONG Conselho de Manejo Florestal, conhecida como FSC, na sua sigla em inglês (Forest Stewardship Council).

Quais as causas e consequências do desmatamento?

A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.

Quais são as consequências do desmatamento?

Perda de serviços ambientais; Desertificação; Aquecimento global; Contribuição para intensificação do efeito estufa, pois o desmatamento libera quantidades significativas de gases de efeito estufa.

Quais são os principais problemas que o desmatamento provoca na natureza?

Veja 5 consequências do desmatamento de florestas
  • Alteração no microclima da região. ...
  • Perda de biodiversidade. ...
  • Genocídio e etnocídio dos povos indígenas. ...
  • Erosão do solo. ...
  • Desertificação e arenização.

Qual o sistema de Detecção de desmatamento em Tempo Real na Amazônia?

O DETER foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e demais órgãos ligados a esta temática.

Artigo anterior
Qual a região mais rica da França?
Artigo seguinte
Como diluir Primer Acrilex?