Quais fungos podem produzir micotoxinas?

Perguntado por: Benjamim Mateus Lima Assunção  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

Entre os principais gêneros de fungos de maior interesse em relação a micotoxinas estão o Aspergillus, o Penicillium e o Fusarium. Os Aspergillus spp.

Quais os fungos produtores de metabolitos tóxicos?

Por outro lado as micotoxinas podem permanecer no alimento mesmo após a destruição dos fungos que as produziram. Os gêneros dos fungos comumente associados a toxinas são Aspergillus, Penicillium e Fusarium.

Qual fungo produz a fumonisina?

As fumonisinas são produzidas por Fusarium verticillioides, F. proliferatum e várias outras espécies de Fusarium menos comuns. As fumonisinas têm sido encontradas como um contaminante comum de alimentos e rações à base de milho nos EUA, China, Europa, África do Sul e América do Sul (Miller, 1995).

Quais são as condições que induzem a produção de micotoxinas por parte dos fungos?

A capacidade do fungo de infestar a planta e as circunstâncias que o induzem a produzir a micotoxina em quantidades elevadas são determinadas pelas condições ambientais (picos de temperatura muito elevados, ambiente quente e úmido durante a maturação) e por todas as causas comuns de stress ou de desequilíbrio que ...

Qual o risco para a saúde humana da exposição a essas micotoxinas?

Você já ouviu falar de micotoxina? Elas são substâncias produzidas por fungos e causam efeitos tóxicos em animais e humanos. ... Para o consumidor, quando ingeridas, essas micotoxinas podem acarretar graves problemas à saúde, principalmente nos rins e no fígado”.

FUNGOS - Parte 6/6 - MICOTOXINAS

25 questões relacionadas encontradas

O que as micotoxinas causam?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que algumas categorias de alimentos, como laticínios, biscoitos e massas, tenham limite para a presença de micotoxinas. Isso porque a sua contaminação é capaz de gerar náuseas e vômitos e causar problemas nos rins, fígado e cérebro, por exemplo.

O que são micotoxinas o que elas podem causar?

As micotoxinas são substâncias produzidas pelos fungos e que provocam efeitos tóxicos em animais e seres humanos. A presença de fungos em alimentos e sua consequente toxicidade são conhecidas há muito tempo, mas a questão tem recebido mais atenção nas últimas décadas.

Quando onde e como são produzidas as micotoxinas?

As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos filamentosos. Os fungos crescem e se proliferam bem em grãos quando em condições ideais de temperatura, umidade e presença de oxigênio.

Como as micotoxinas produzidas pelos fungos podem gerar problemas nos seres humanos?

Estudos mostram que as micotoxinas, já no passado, vinham levantando questões quanto a seu efeito tóxico em humanos e animais, e nos dias atuais já se sabe que o efeito crônico de algumas delas é carcinogênico, podendo também interferir na replicação do DNA: as aflatoxinas B1, B2, G1, G2, patulina, ocratoxina A, ...

O que causa a aflatoxina?

As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus. Em condições favoráveis de temperatura e umidade, estes fungos crescem em certas rações e alimentos, resultando na produção das aflatoxinas.

Quando pode se iniciar a contaminação fúngica nos grãos?

Uma vez que os fungos encontram-se dispersos no ambiente, a contaminação dos grãos pode iniciar-se ainda no campo, durante o desenvolvimento das sementes ou no período de colheita, principalmente, se houver excesso de chuvas.

Qual o gênero de fungos que produzem a aflatoxina?

As aflatoxinas são metabólitos secundários, produzidos por algumas cepas de fungos do gênero Aspergillus, principalmente das espécies A. flavus e A. parasiticus, os quais desenvolvem-se naturalmente em produtos alimentícios, como amendoim, milho, feijão, arroz e trigo, entre outros31.

Onde são encontradas as aflatoxinas?

Comumente encontrados no solo, no feno e na vegetação em processo de decomposição, os principais fungos que produzem aflatoxinas são Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. Existem diferentes metabólitos de aflatoxina, incluindo B1, B2, G1, G2, M1 e M2.

Quais são as doenças causadas por fungos?

Hipolabor alerta: 5 doenças graves causadas por fungos
  1. Meningite fúngica. Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. ...
  2. Peniciliose. É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. ...
  3. Histoplasmose. ...
  4. Candidíase. ...
  5. Onicomicose.

Como as micoses podem ser classificadas?

Superficiais: afetam apenas a camada mais superficial da pele, a qual é formada por células mortas, ricas em queratina (extrato córneo). Como exemplo desse tipo de micose, podemos citar a pitiríase versicolor, uma infecção, muitas vezes, assintomática, mas que pode causar manchas na pele e leve coceira.

O que causa fungos nos alimentos?

Alimentos com alto teor de umidade podem ser contaminados abaixo da superfície. Alimentos mofados também podem ter bactérias crescendo junto com o mofo. Queijos fatiados e ralados podem ser contaminados pelo instrumento de corte. O fungo pode ter produzido micotoxinas que não poderão ser removidas.

Como podem ocorrer as intoxicações por micotoxinas em humanos?

Relata ainda que os episódios de intoxicação dependem da suscetibilidade do hospedeiro, da capacidade do fungo para produzir toxinas c fatores de desenvolvimento do fungo, como temperatura e umidade, e da ingestão de quantidade suficiente de micotoxinas.

Qual o problema das toxinas produzidas pelos fungos?

Cientistas da Espanha alertam para a presença de micotoxinas em frutas, cereais e produtos derivados. Em excesso, essas substâncias podem causar intoxicação e até câncer. ... Produzidas por fungos durante a ação de decomposição do alimento, as micotoxinas são altamente tóxicas e cancerígenas.

Quando o alimento se esgota o que o fungo faz?

Micotoxinas são substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos. Na sua ação de decomposição dos alimentos, os fungos são capazes de produzir metabólitos secundários, não essenciais para sua manutenção primária, mas capazes de atingir outras espécies. ... Antibióticos: tóxicos para bactérias.

Como identificar micotoxinas?

Micotoxinas são comumente detectadas e quantificadas em alimentos e rações usando testes imunoenzimáticos e técnicas cromatográficas.

Como controlar micotoxinas?

São eles:
  1. Redução da Umidade. Para crescerem, os fungos necessitam de umidade. ...
  2. Temperatura uniforme. A temperatura uniforme vai reduzir a chance de condensação em casos de alterações drásticas de temperatura. ...
  3. Insetos. ...
  4. Separe os grãos danificados. ...
  5. Boas práticas de armazenamento e controle.

Qual fungo é prejudicial à saúde humana?

Os fungos mais temidos do mundo

Candida auris: ataca pessoas internadas ou com o sistema imune comprometido. É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses. Aspergillus fumigatus: a aspergilose pode devastar os pulmões.

São aflatoxinas?

Aflatoxinas são um tipo de micotoxinas produzidas pelos fungos pertencentes às espécies Aspergillus flavus, A. parasiticus e A. nomius. Esses fungos podem ser encontrados em uma diversidade de cultivos de alimentos, como amendoim, trigo, nozes, milho e algodão.

O que é Desoxinivalenol?

A vomitoxina, também conhecida como Desoxinivalenol ou DON, é uma das micotoxinas mais comuns e pode contaminar uma grande variedade de grãos, incluindo milho, trigo, aveia, cevada e arroz.

Como evitar a aflatoxina?

A melhor maneira de evitar as aflatoxinas é não consumir itens como o milho, o leite e o amendoim – mas você não precisa abdicar dessas opções no cardápio para garantir mais segurança em sua alimentação!

Artigo anterior
Qual é o Dia Mundial do Meio Ambiente instituído pela ONU?
Artigo seguinte
Qual a origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos?