Por que Platão critica os sofistas?

Perguntado por: Mia Andrade Araújo  |  Última atualização: 23. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)

A crítica que Platão faz aos sofistas é fundamentalmente pelo fato de que só ensinam os meios para alcançar um fim sem visar os aspectos morais.

Porque Platão não gostava dos sofistas?

Os sofistas eram um grupo de homens inteligentes que se dispunham a ensinar os jovens atenienses a técnica da retórica e oratória desde que recebessem uma boa quantia financeira para isso, por essa razão e por questões filosóficas eram muito criticados por Platão, que os denominava de perigosos enganadores.

Por que Sócrates e Platão criticavam os sofistas?

A crítica de Sócrates

Vemos nos diálogos platônicos, por meio de Sócrates, que os sofistas propõem apenas verdades relativas. Na ausência de uma verdade absoluta, torna-se mais fácil praticar a erística, a saber, a tentativa de alcançar sucesso em qualquer debate.

Por que os sofistas eram considerados por Platão e Aristóteles como não filósofos?

Os sofistas foram criticados também por Platão e Aristóteles, que os consideravam mercenários, e não amantes do saber. Muitos pensadores e estudiosos se apoiam nessas ideias e também não consideram os sofistas como parte de alguma escola filosófica.

Em que consiste a crítica do filósofo sofista?

A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o ensinamento sofístico limita-se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento.

Sofistas (resumo) | FILOSOFIA

45 questões relacionadas encontradas

Qual a compreensão de Platão sobre os sofistas?

Platão, no “Sofista”, busca melhor determinar os gêneros do ser e a relação entre eles a fim de capturar o não-ser como sendo. Em nosso artigo visamos, em meio a essa busca de Platão, a sua tese sobre o ser. Com isso enfatizamos a relação de entrelaçamento do ser com o não-ser como “lugar” no qual essa tese se dá.

Quem foi e o que defendia Platão?

Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.

Qual crítica Aristóteles faz aos sofistas?

Uma estratégia de ensino comum aos sofistas era ensinar os jovens a defenderem uma posição para, em seguida, defenderem seu oposto. Essa técnica argumentativa foi chamada de antilógica e foi criticada por Platão e Aristóteles por corromper os jovens com a prática da mentira.

Quem são os sofistas nos dias de hoje?

Os sofistas atualmente são aqueles que disputam seus próprios interesses, numa oratória que privilegia somente uma parte da população. Sejam políticos, empresários, professores, líderes de organizações, facções ou mesmo religioso, qualquer um que defenda sua verdade.

Qual a diferença entre um filósofo e um sofista?

Diferentemente de filósofos como Sócrates, que buscavam a verdade absoluta e o conhecimento universal, os sofistas adotavam uma postura relativista em relação à verdade e ao conhecimento. Eles argumentavam que as crenças e opiniões sofriam influência dos contextos social, cultural e pessoal do indivíduo.

Quem acreditava na verdade absoluta?

II – Os sofistas acreditavam que uma boa argumentação era a única maneira de se chegar ao conhecimento da verdade absoluta.

Qual era a causa que o Sócrates discordava dos sofistas?

Já Sócrates fazia oposição aos sofistas, pois discordava do relativismo moral dos sofistas, assim como de ensinar uma retórica puramente persuasiva.

Qual foi o legado deixado pelos sofistas?

Os argumentos levantados permitiram concluir que os sofistas nos proporcionaram um grande legado à educação, de maneira a considerar o vasto universo político, cultural e as necessidades enfrentadas socialmente para a construção de uma pedagogia cada vez mais plural e significativa.

O que defendia o Sócrates?

Sim, Sócrates defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão, conhecido como maiêutica. Ele acreditava que a verdade deveria ser descoberta por meio do diálogo e da investigação racional, em vez de simplesmente aceitar as crenças tradicionais ou populares.

O que levou a morte de Sócrates?

Nessa versão, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses. Por isso, foi condenado à morte. A história aponta que Sócrates usou o fato como uma lição final para seus pupilos. Ao invés de fugir quando teve a oportunidade, encarou a morte calmamente.

Qual é a principal obra de plantão?

A principal obra de Platão é, sem dúvidas, “A República”. Conhecida mundialmente por ser a síntese de suas principais ideias e falar sobre política, essa obra não é a única. Ela é uma entre os outros 35 livros deixados por este grande filósofo!

Por que os sofistas foram depreciados pelos filósofos seus contemporâneos Apesar disso Qual foi o seu legado?

Resposta. Eles foram depreciados por vários motivos primeiro eles comprovam para ensinar os jovens, os filósofos da geração anterior deles não faziam isso, os sofistas não queriam chegar ao conhecimento em si. Eles usam a filosofia como meio de obterem fama e dinheiro.

Em que o Platão acreditava?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

O que Platão apoiava?

Sua mais famosa contribuição leva seu nome, platonismo (também ambiguamente chamado de realismo platônico ou idealismo platônico), a doutrina das Formas conhecidas pela razão pura para fornecer uma solução realista para o problema dos universais. Ele também é o epônimo do amor platônico e dos sólidos platônicos.

O que é que os sofistas defendiam?

Os sofistas (praticantes do sofismo ou sofisma) atuaram durante a Grécia Antiga, em um período em que os cidadãos estavam muito interessados em aspectos da vida pública e política. Por isso, seus ensinos, que envolviam a argumentação pública, retórica e oratória encontrou tantos adeptos.

O que os sofistas ensinavam?

Segundo alguns estudiosos, entre os ensinamentos dos sofistas destacavam-se aqueles que tinham como principal objetivo o desenvolvimento da habilidade da argumentação, além do domínio de doutrinas divergentes.

Quem criou o sofisma?

Aristóteles foi o primeiro a apresentar uma lista de sofismas em seu escrito Refutações sofísticas, considerado um apêndice aos Tópicos, ele indica que há duas classes de argumentos: uns verdadeiros e outros que não o são, embora pareçam.

Artigo anterior
Qual o melhor horário para se ler um livro?
Artigo seguinte
Como aliviar a dor do prolapso retal?