Quais foram os três filósofos mais conhecidos do período socrático?

Perguntado por: Diego Ramos Matias  |  Última atualização: 6. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

Os três maiores representantes da filosofia grega clássica são Sócrates, Platão e Aristóteles. Os dois primeiros nascidos cidadãos de Atenas, já, o último, este lá se radicou, estudou e depois praticou o magistério.

Quais são os principais filósofos do período socrático?

Sem tirar a importância dos demais, destacamos três principais filósofos do período socrático e dedicaremos um capítulo para cada um deles. São eles: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Quais são os 3 principais filósofos?

Foi esse período histórico que deu origem ao pensamento dos três maiores filósofos da Antiguidade: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Quais foram os principais filósofos pré-socráticos?

Os cinco filósofos pré-socráticos com maior influência foram: Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito, Parmênides e Empédocles.

O que é o período socrático?

Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes.

Filósofos Pré-socráticos (resumo)

15 questões relacionadas encontradas

O que defendia o Sócrates?

Sim, Sócrates defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão, conhecido como maiêutica. Ele acreditava que a verdade deveria ser descoberta por meio do diálogo e da investigação racional, em vez de simplesmente aceitar as crenças tradicionais ou populares.

Qual a ideia central do período socrático?

1. Período socrático – final do século V e todo século IV a. C., em Atenas. Nesse período, a Filosofia passa a investigar as questões humanas, deixando de se preocupar apenas com as questões da natureza e suas transformações.

Quem foi o primeiro filósofo Pré-socrático?

Os primeiros traços da Filosofia grega pré-socrática surgem com Tales de Mileto, um comerciante e estudioso habitante da região da Jônia, conjunto de ilhas gregas situadas no atual território turco.

Quem foram os Socraticos?

Na ordem: Sócrates, Platão e Aristóteles, sequencialmente foram filósofos da Grécia antiga e que grande influência trouxe para o pensamento ocidental. Em resumo Sócrates foi quem inaugurou o pensamento filosófico desatrelado da religião.

Quem é considerado o primeiro filósofo da história?

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas.

Quem foi os 3 primeiros filósofos?

Os primeiros filósofos gregos foram chamados de pré-socráticos e buscaram a descoberta de um princípio originário de todo o Universo. À esquerda, Heráclito, e à direita, Demócrito, ambos pintados pelo pintor holandês Hendrik ter Brugghen. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente.

Como são chamados os filósofos pré-socráticos?

É por essa razão que os pensadores pré-socráticos também podem ser chamados de “filósofos da physis” ou ainda “filósofos da natureza”. Neste artigo, vamos conhecer alguns desses pensadores e os elementos que unificavam o pensamento desse período da história da filosofia.

Qual a diferença entre os filósofos pré-socráticos e pós socráticos?

A filosofia Pós-Socrática é aquela que surgiu após os desenvolvimentos da Filosofia Pré-Socrática, mais focada na explicação do universo e da matéria, e após Sócrates oferecer um caminho mais voltado a ética e a politica, desenvolvendo também seu método dialético, incluindo diversas correntes, motivo pelo qual alguns ...

É dividida em três períodos pré-socrático socrático e pós socrático?

A Filosofia Clássica é o período em que se iniciou o pensamento filosófico, e manteve-se ativa entre os séculos VII a.C e VI d.C. Podemos ainda, dividir este período entre os períodos Pré-Socrático, Clássico e Pós-Socrático, exatamente pelo trabalho do maior filósofo desta época: Sócrates.

Qual o motivo que Sócrates foi condenado à morte?

Nessa versão, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses. Por isso, foi condenado à morte. A história aponta que Sócrates usou o fato como uma lição final para seus pupilos. Ao invés de fugir quando teve a oportunidade, encarou a morte calmamente.

Que é considerado o pai da filosofia?

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água.

Qual foi a causa da morte de Sócrates filósofo?

Nesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta.

Quem são os 7 filósofos?

A filosofia surgiu há milhares de anos ligada a questões sobre a existência humana
  • Tales de Mileto. ...
  • Sócrates. ...
  • Platão. ...
  • Aristóteles. ...
  • Nicolau Maquiavel.

Quais são os nomes dos principais filósofos?

Conheça alguns deles.
  • Platão (427–347 a.C.)
  • René Descartes (1596–1650)
  • Thomas Hobbes (1588–1679)
  • Arthur Schopenhauer (1788–1860)
  • Friedrich Nietzsche (1844–1900)

Qual era a linha de pensamento de Sócrates?

Opondo-se ao relativismo de muitos sofistas, para os quais a verdade e a prática da virtude dependiam de circunstâncias, Sócrates valorizava acima de tudo a verdade e as virtudes - fossem elas individuais, como a coragem e a temperança, ou sociais, como a cooperação e a amizade.

Qual o modelo de homem era comum no período socrático?

Sócrates era um homem público e simples. É assim que acontecem as narrativas de Platão, nos diálogos cotidianos de seu mestre com interlocutores diversos. Como Sócrates não cobrava por seu ofício, conversava com pessoas de qualquer classe sócio-econômica.

Quais são as 4 etapas do método socrático?

4) O método socrático é composto pela EXORTAÇÃO, INDAGAÇÃO, IRONIA e MAIÊUTICA.

Como Sócrates pautou a sua vida?

Sócrates pautou sua vida por uma ética post mortem, ou seja, na crença de que a conduta virtuosa e verdadeira durante a sua vida, lhe daria a paz necessária e a credibilidade moral para ser recepcionado pelos deuses.

Artigo anterior
O que diz o artigo 169?
Artigo seguinte
Quantos anos o genos tem?