Quais foram os resultados da Revolta dos Malês?

Perguntado por: Nuno Domingues  |  Última atualização: 10. Dezember 2024
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

O resultado deste conflito foi que 70 negros foram mortos. Outros escravizados tentaram fugir nadando pelo mar, porém, sem sucesso. Alguns negros foram açoitados, outros foram deportados para outro lugares do Brasil e da África, outros permaneceram presos.

Qual foi o resultado da Revolta dos Malês?

As punições contra os envolvidos foram severas e alcançaram até os libertos que não se envolveram com a dita revolta. Os punidos sofreram com a prisão, o açoite, a deportação e a execução. Ao todo, quatro dos envolvidos foram condenados à morte, sendo eles: Jorge da Cruz Barbosa (Ajahi), Pedro, Gonçalo e Joaquim.

Quais foram os principais efeitos da Revolta dos Malês?

O acontecimento da Revolta dos Malês aumentou consideravelmente a repressão sobre os escravos africanos na Bahia nos anos seguintes. Essa repressão afetou tanto escravos como libertos e existem estudos que afirmam que dos 5 mil libertos que habitavam em Salvador cerca de 20% foi forçada a retornar para a África|5|.

Qual é a importância da Revolta dos Malês?

A Revolta dos Malês notabilizou-se pela luta por direitos iguais de acesso ao trabalho e à educação e pela liberdade. Na ocasião, o cenário de Salvador, BA, era marcado por uma crise econômica, elevado custo de vida e privilégios às camadas mais abastadas da população.

Quem comandou a Revolta dos Malês?

Em janeiro de 1835 um grupo de cerca de 1500 negros, liderados pelos muçulmanos Manuel Calafate, Aprígio, Pai Inácio, dentre outros, armou uma conspiração com o objetivo de libertar seus companheiros islâmicos e matar brancos e mulatos considerados traidores, marcada para estourar no dia 25 daquele mesmo mês.

A REVOLTA DOS MALÊS - EDUARDO BUENO

36 questões relacionadas encontradas

Qual foi o desfecho do movimento da Revolta dos Malês?

A revolta do Malês foi repreendida de maneira bastante violenta. O resultado deste conflito foi que 70 negros foram mortos. Outros escravizados tentaram fugir nadando pelo mar, porém, sem sucesso.

Qual foi o resultado da Revolta da Balaiada?

A vitória sobre a balaiada levou o coronel Luís Alves de Lima e Silva a ser condecorado pelo imperador com um título de nobreza: Barão de Caxias.

Onde ocorreu a Revolta dos Malês?

A Revolta do Malês aconteceu em Salvador no dia 25 de janeiro de 1835. Naquela época, essa capital era uma das principais cidades escravistas do Brasil.

Quem são os Malês?

Os malês era um grupo de origem nagô praticantes da religião muçulmana e falantes da língua árabe. Muitos deles se destacavam por suas habilidades para a prática do comércio e a administração de pequenos negócios. Dessa maneira, esse grupo de escravos urbanos possuía uma relativa liberdade.

O que queriam os revoltosos?

Os revoltosos propunham o fim do catolicismo, o assassinato e o confisco de bens de todos os brancos e mestiços, a implantação de uma monarquia islâmica no Brasil, bem como defendiam também a escravização ou assassinato dos não islâmicos.

Qual a importância da Revolta dos Malês na luta contra a escravidão no Brasil?

Apesar de massacrada, a Revolta dos Malês serviu para demonstrar às autoridades e às elites o potencial de contestação e rebelião que envolvia a manutenção do regime escravocrata, ameaça que esteve sempre presente durante todo o Período Regencial e se estendeu pelo governo pessoal de D. Pedro II.

Por que o nome Revolta dos Malês?

Malês (do hauçá málami, "professor", "senhor", no iorubá imale, "muçulmano") era o termo usado no Brasil, nos século XIX, para designar os negros muçulmanos. Eram muitas vezes mais instruídos que seus senhores, e, apesar da condição de escravos, não eram submissos, mas muito altivos.

Como era a Revolta dos Malês?

Ocorrida entre os dias 24 e 25 de janeiro de 1835, a Revolta dos Malês foi um levante dos escravos de Salvador, Bahia, que se destacou por ter uma forte motivação religiosa e ser encabeçada por líderes letrados. Reunindo cerca de 600 pessoas, foi das lutas mais importantes contra a escravidão no Brasil.

Quem foram os Maleses?

A Revolta dos Malês foi uma revolta de africanos escravizados que aconteceu em Salvador, em 1835. Ela mobilizou 600 escravizados, dos quais a maioria era de nagôs e haussás, ambos muçulmanos. O termo malês faz referência à religião desses povos, pois imalê significa “muçulmano” em iorubá.

Quais são as 5 revoltas regenciais?

O que foram as Revoltas Regenciais?
  • Malês (1835)
  • Sabinada (de 1837 a 1838)
  • Cabanagem (de 1835 a 1840)
  • Balaiada (de 1838 a 1841)
  • Farroupilha (de 1835 a 1845)
  • Fim do Período Regencial.

Quem são os revoltosos?

O grupo de escravos que formavam o grupo de revoltosos, eram os conhecidos como “negros de ganho”, ou seja, vendiam produtos pelas redondezas e traziam metade do que recebiam para seus donos. Como esses escravos ficavam de certa maneira “livres” para andar pela capital, facilitava a organização de tal movimento.

O que foi a Revolta dos Malês Brainly?

Resposta: Revolta dos Malês foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835. Foi o levante de maior relevância da então província da Bahia. Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante.

Qual é o nome do escravo que escreveu o plano de ataque?

Plano de ataque - Ivan Sant'Anna - Grupo Companhia das Letras.

O quê Floriano Peixoto defendia?

O Governo Floriano tinha como objetivo consolidar a república no Brasil. Desde 1889 que os grupos republicanos colocavam-se em campos opostos por conta das decisões do governo e da elaboração da primeira Constituição republicana, a de 1891. Entre as Forças Armadas, os ânimos estavam acirrados.

Quais os motivos que levaram o fim do governo de Floriano Peixoto?

A Revolta da Armada e a Revolução Federalista foram os dois grandes movimentos que o governo de Floriano Peixoto teve de enfrentar. A primeira foi motivada pela insatisfação da Marinha com o florianismo; e a segunda, por brigas políticas pelo controle do Estado do Rio Grande do Sul.

O que marcou o governo de Deodoro da Fonseca?

O governo de Deodoro da Fonseca ficou marcado por ter sido a primeira administração do Brasil no período republicano e dividiu-se em duas fases: provisória e constitucional. Ouça o texto abaixo!

Qual foi a causa da morte de Floriano Peixoto?

Floriano Peixoto entregou o poder em 15 de novembro de 1894 a Prudente de Morais, e morreu em 29 de junho do ano seguinte, em sua fazenda em Ribeirão da Divisa, atual Floriano, distrito de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, vítima de uma cirrose hepática.

O que foi a guerra das vassouras?

Na província do Rio de Janeiro existiu o Quilombo de Vassouras. No ano de 1838, aproximadamente 300 escravos que viviam sendo explorados e açoitados nas lavouras de café da região se revoltaram e articularam uma grande rebelião contra seus senhores.

Artigo anterior
Como era a internet no ano 2000?
Artigo seguinte
Como saber se uma substância é solúvel ou insolúvel?