Quais foram os profetas Pós-exílio?

Perguntado por: Mafalda Matilde Maia Coelho Figueiredo  |  Última atualização: 15. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

Os setenta anos passados no exílio e a volta para Jerusalém são chamados de pós-exílio. Nesse tempo, estão ativos os profetas Daniel, Ageu, Zacarias e Malaquias. Além dele, o sacerdote Esdras. Na parte política, os governadores Zorobabel e Neemias.

Qual foi o primeiro profeta a profetizar após o exílio?

Ezequiel, filho de Buzi e sacerdote de Jerusalém, foi levado para o exílio na Babilônia, em 597 a.C. Exerceu sua atividade profética junto aos exilados por volta de 593 a 571 a.C. Profetizou antes e depois da destruição de Jerusalém (586 a.C.).

Quais foram os profetas do cativeiro?

Este período histórico foi marcado pela atividade dos profetas do Antigo Testamento, Jeremias, Ezequiel e Daniel.

Quais são os profetas pré exílio?

  • Profetas pré-exílicos. Profetas pré-exílicos.
  • ISAÍAS. (739)
  • MIQUÉIAS (733) EXÍLIO (722) - Assíria.
  • HABACUQUE (621) EXÍLIO BABILÔNICO.
  • 1ª FASE 605 (Daniel) – durante o exílio. 2ª FASE 597 (Ezequiel) – durante o exílio.
  • 3ª FASE 586 (Jeremias) – antes e durante o exílio. Profetas pós-exílicos.

Quem foi o maior dos profetas nos dias da restauração do exílio da Babilônia?

O Dêutero-Isaías, a quem se atribui Is 40-55, assumiu a tarefa de consolar os israelitas deportados na Babilônia. Sua profecia é introduzida com o imperativo: “Consolai, consolai meu povo, diz vosso Deus” (Is 40,1).

Cronologia dos Profetas Clássicos, do Exílio e Pós Exílio (Anexo Aula 3)

31 questões relacionadas encontradas

Quem libertou o povo do cativeiro babilônico?

O chamado Cativeiro da Babilônia durou quase meio século e só chegou ao fim quando o rei persa Ciro I libertou os judeus. A partir daí, realizaram uma nova peregrinação com direção à cidade de Jerusalém.

O que aconteceu com Israel depois do exílio babilônico?

Após o exílio os judeus foram reintegrados a Palestina pelos Persas. Em 539 a.C. o Império Babilônico encontra seu fim perante esse povo. A questão primordial e central de Israel no pós-exílio se tornou existencial.

Qual foi o papel dos profetas no tempo de exílio?

Portanto, a simbologia usada pelos exilados e as palavras dos profetas eram meios que davam vida e esperança à comunidade. No que tange às palavras dos profetas é no período exílico que elas foram preservadas tanto oralmente, como por escrito, chegando até a serem atualizadas.

Quem era Daniel antes do exílio?

Daniel foi selecionado como um dos jovens judeus escolhidos para serem treinados e servirem na corte do rei Nabucodonosor. Deus abençoou Daniel com o dom de interpretar sonhos e ele alçou posições de liderança nos governos babilônico e persa.

Quantos anos antes do cativeiro Isaías profetizou?

Nesta lição as crianças ficarão sabendo de alguns acontecimentos importantes que o profeta Isaías predisse cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo.

Quantas vezes o povo de Israel foi levado cativo para Babilônia?

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

Qual profeta viu o cativeiro e libertação de Judá?

Governados pelo rei Nabucodonosor, os babilônios atacaram Jerusalém e levaram muitas famílias ricas, poderosas e cultas de Jerusalém para o cativeiro. O capítulo 24 de II Reis marca o “início do fim” de Judá. Durante esse período, o profeta Leí advertiu o povo sobre a total destruição de Jerusalém pela Babilônia.

Quem foi primeiro para o cativeiro Daniel ou Ezequiel?

Ezequiel é um dos livros proféticos do Antigo testamento da Bíblia, vem depois do Livro das Lamentações e antes do Livro de Daniel.

O que significa a palavra Pós-exílio?

1 Posterior a um exílio. 2 Relativo ao período que marca o fim do cativeiro do povo de Israel na Babilônia, no século VI a.C. e se estende até o início da era cristã, em 70 d.C., quando ocorre o segundo exílio. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : pré-exílio . INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : pós-exílios .

Quem foi o primeiro profeta escolhido por Deus?

Ouça este artigo: O nome Samuel significa “Do Senhor o pedi”. Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel e sua história está contada na bíblia. Ele era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC.

Qual o nome do profeta que surgiu depois de Malaquias?

Depois de Malaquias, tal como o profeta Amós tinha profetizado, o Senhor enviou "fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor" (Amós 8:11).

Quem profetizou os 70 anos de cativeiro?

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia. O restante do capítulo é sobre a destruição de outras nações iníquas.

Porque o povo passou 70 anos no cativeiro?

Instabilidade política, ameaças externas pela expansão babilônica e a rebelião judaica contra o domínio babilônico foram causas fundamentais do Cativeiro da Babilônia, minando a estabilidade do Reino de Judá.

Quantos anos Daniel serviu a Nabucodonosor?

Mais tarde, Daniel interpretou o sonho de Nabucodonosor a respeito da imensa árvore que foi cortada e que depois se permitiu que brotasse novamente, como representando o próprio grande monarca babilônico. Nabucodonosor ficaria demente por sete anos e depois recuperaria a sua sanidade e seu reino.

Quem era o rei de Israel quando Nabucodonosor invadiu?

Em 601, Nabucodonosor querendo atacar diretamente o Egito sofreu uma derrota que fez com que o rei de Judá Joaquim, contrariando o profeta Jeremias, rompesse abertamente como rei da Babilônia. Isso fez com que, em 598, Nabucodonosor assediasse Jerusalém e a cidade caísse em seu poder no dia 16 de março de 597.

Quantos exílios Israel sofreu?

No período veterotestamentário, Israel viveu fundamentalmente dois exílios. Um, sob o domínio assírio, em 722 a.C., e outro, sob o domínio babilônico, em 597 e 587 a.C. O exílio babilônico foi um dos acontecimentos mais marcantes da história de Israel, a ponto de ser considerado um marco divisor de águas.

Quando foi que levaram Ezequiel para o exílio babilônico?

Quando falamos do profeta Ezequiel não há outros registros além dos encontrados no livro bíblico do profeta. Ezequiel for deportado para Babilônia com cerca de 26 anos em torno de 597 a.C., ele era um sacerdote e via de regra os sacerdotes começavam a servir no templo aos 30 anos.

Quem chegou primeiro judeus ou palestinos?

A Palestina foi conquistada pelos hebreus ou israelitas (mais tarde também conhecidos como judeus) por volta de 1200 a.C., depois que aquele povo se retirou do Egito, onde vivera por alguns séculos.

Quais os principais grupos religiosos que se formam no período Pós-exílio em Israel?

Nesse sentido, saduceus, fariseus, essênios, zelotes e herodianos formavam os principais partidos políticos e seitas religiosas daquela época.

Onde fica a antiga Babilônia nos dias de hoje?

O território onde hoje está o Iraque já abrigou uma das civilizações mais importantes da história. Na Antiguidade, ficava ali o Império Babilônico, famoso pela criação do Código de Hamurabi.

Artigo anterior
Como remover a lista de leitura?
Artigo seguinte
Quais os sintomas de câncer na unha?