Quais foram os profetas do exílio Babilonico?

Perguntado por: Renata Adriana Valente Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

Este período histórico foi marcado pela atividade dos profetas do Antigo Testamento, Jeremias, Ezequiel e Daniel. A primeira deportação teve início em 609 a.C. Em 598 a.C., Jerusalém é sitiada e o jovem Joaquim rei de Judá, rende-se voluntariamente.

Quem foram os dois profetas do exílio?

Sofonias (640-600). Naum (600?), Habacuque (605-598).

Qual o profeta que fala do cativeiro babilônico?

Quando estiveram sob o domínio babilônico, os hebreus sofreram uma deportação forçada de sua terra natal para os domínios da cidade da Babilônia e lá se tornaram escravos. Um desses escravos foi o profeta Daniel, cujo livro contém detalhes imprescindíveis para a compreensão desse evento.

Quais profetas profetizaram o cativeiro de Judá?

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia. O restante do capítulo é sobre a destruição de outras nações iníquas. Esse capítulo ensina que Deus pune as pessoas iníquas, independentemente da nação em que estejam ou de onde venham.

Qual profeta veio antes de Jeremias?

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O Cativeiro da Babilônia | Evidências NT

27 questões relacionadas encontradas

Quem foi o primeiro profeta na história da Bíblia?

No relato bíblico, Samuel aparece o fundador do reino e o legítimo ofertante de sacrifícios nos altares. De fato, I Crônica 6:28 faz dele um descendente levíta. De acordo com I Samuel 9:9, os profetas que precederam Samuel foram chamados videntes, enquanto parece que ele foi o primeiro a ser conhecido como profeta.

Por que 70 anos de cativeiro?

Os 70 anos seriam anos literais de desolação da terra de Judá, e em particular, de Jerusalém, que ficaria desabitada e as suas cidades em ruínas.

Qual foi o último rei de Judá?

Zedequias (ou Sedecias ou Matanias) foi o 20° e último rei de Judá. Foi deposto e levado para o exílio em Babilônia. Era o terceiro filho de Josias e sua mãe era Hamutal. Quando foi constituído em rei vassalo, o rei babilônio Nabucodonosor II mudou-lhe o nome de Matanias para Zedequias.

Qual foi o tempo que Jeremias profetizou?

Jeremias começou seu ministério em 626 a.C., o 13º ano do reinado do rei Josias (ver Jeremias 1:1–2), e continuou a pregar até depois da queda de Jerusalém em aproximadamente 586 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Porque Deus permitiu o cativeiro babilônico?

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Onde o profeta Ezequiel profetizou?

Ezequiel, era um sacerdote que foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo exercido sua atividade entre os anos 593 a 571 AC. Diz-se que fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Quebar que corta a cidade de Babilônia.

O que o profeta Ageu profetizou?

Ageu, seu escritor, foi um profeta hebreu e contemporâneo de Esdras, Neemias e Zacarias. Sua mensagem foi de exortação e motivação a respeito da restauração de Jerusalém e seu Templo. Possui quatro principais mensagens do Senhor para os judeus que retornaram do exílio em Babilónia.

Quem foi Jesus e Zorobabel?

Zorobabel foi um líder israelita mencionado no Antigo testamento da Bíblia que teria liderado o retorno do primeiro grupo de judeus exilados que se encontravam no cativeiro babilônico, fato histórico ocorrido após 539 a.C., quando o rei Ciro II da Pérsia havia ocupado a Babilônia.

Quem foram os contemporâneos de Neemias?

Neemias é contemporâneo ao sumo sacerdote Eliasib (3,1), enquanto Esdras vive no tempo do seu neto Johanam.

Quantos Reis Judá teve?

O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.

Que foi o último rei de Israel?

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). Reinou durante 9 anos, ao fim do qual o rei Salmanaser V da Assíria conquistou o seu reino deportando uma grande parte dos seus habitantes para a Assíria e para a Média.

Quem é o rei de Judá?

O rei Asa foi rei de Judá e sua história está relatada na bíblia. Ele era neto de Absalão e neto do rei Davi.

Quantos anos o povo de Israel ficou cativo?

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

Porque Jerusalém foi destruída por Nabucodonosor?

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

O que a Bíblia diz sobre cativeiro?

Significado de Cativeiro

substantivo masculino Privação da liberdade; situação de escravo; servidão, escravidão.

Quem não era profeta na Bíblia?

Outros pregaram sem sequer serem chamados de profetas, se opondo radicalmente aos sacerdotes e "profetas" oficiais: foi o caso de Oséias, Amós, Miquéias, Jeremias e Isaias. E alguns, na verdade, estavam ao lado dos sacerdotes, contra os pregadores independentes: Ageu e Zacarias.

Quais são os 5 profetas maiores da Bíblia?

Os chamados Profetas Maiores são o conjunto dos mais extensos Livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia cristã.
...
Profetas maiores
  • Isaías.
  • Jeremias e Lamentações.
  • Ezequiel.
  • Daniel.

Quais são os nomes de todos os profetas da Bíblia?

Os quatro profetas maiores, assim chamados pela maior quantidade de textos proféticos escritos, correspondem aos evangelistas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os 12 profetas menores, correspondentes aos apóstolos, são Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Artigo anterior
Como deixar uma imagem mais transparente no Word?
Artigo seguinte
O que passar para proteger a madeira?